Como se escreve fazerem?

Perguntado por: Adriana Iara Henriques de Nunes  |  Última atualização: 9. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

Fazerem indica a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado.

O que é fazerem?

Significado de Fazerem

substantivo deverbal Ação de fazer, de realizar, de participar de uma ação: os funcionários pediram autorização para fazerem obras na empresa. Etimologia (origem da palavra fazerem).

Como se escreve a palavra fazer?

Fazendo vem do verbo fazer. O mesmo que: realizando, construindo, elaborando, criando, equivalendo, percorrendo, constituindo, preparando, gerando.

Vão e vai?

A forma correta de escrita da palavra é vão. A palavra vam está errada. Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.

Faz dois anos ou fazem?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Vamos escrever e falar corretamente?

45 questões relacionadas encontradas

Faz dois dias ou fazem?

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

Faz ou fazem dois meses que trabalho aqui?

“Faz” / “Fazem”

Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.

Vai fazer ou vão fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". ... A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo FAZER for o principal: "Já DEVE FAZER duas horas que ela saiu"; "VAI FAZER dois meses que ele viajou".

Vão vir está correto?

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Vai vir cedo?

Vai ter muitas ou vão ter muitas?

A dúvida diz respeito à seguinte frase: Compareça! Vão ter inúmeras atrações. ... É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

Como se escreve fazendo com z ou s?

A forma correta de escrita é fazer de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”.

O que substitui fazendo com que?

Fazendo com que aconteça, tendo existência real: 1 acontecendo, ocorrendo, sucedendo, dando-se, cumprindo-se, verificando-se.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Tem que fazer ou tem que fazerem?

A concordância correta é “Eles já têm idade para fazer o que QUISEREM”. Alguns autores consideram a concordância facultativa quando o sujeito do infinitivo está oculto e é o mesmo da oração principal: “Eles já têm idade para FAZER ou FAZEREM o que quiserem”.

Como usar o serem?

Ser e serem são formas do verbo ser no infinitivo pessoal, admitindo flexão em número.
...
Serem e ser: concordância em número
  1. a ser feito / a serem feitos;
  2. a ser executado / a serem executados;
  3. a ser mencionado / a serem mencionados;
  4. a ser remodelado / a serem remodelados;
  5. a ser banido / a serem banidos.

Quando fizerem ou quando fazerem?

Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer". Portanto, nada de sair por aí falando "quando eu fazer", "quando eles fazerem", "quando nós fazermos", etc...

Vão vim ou vão vir?

Vim e vir diferença

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

Vão vir ou virão?

O verbo vir tem o sentido de trazer algo ou alguém de um determinado lugar para o lugar em que estamos, chegar, permanecer. E, quando conjugado no futuro do presente do indicativo, na 3ª pessoa do plural, é virão.

Como saber se a frase está correta?

Um dos pilares da gramática é a ortografia

Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.

Vai ou vão fazer 10 anos?

Faz anos ou fazem anos que não a vejo? Vai ou vão para cinco anos que não o encontro? O verbo fazer expressando tempo decorrido ou condições meteorológicas é impessoal, por isso fica sempre no singular.

Vão fazer ou vai fazer 10 anos?

Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: Faz dez anos que não viajo. O verbo fazer pode ser substituído pelo verbo haver na sua forma impessoal: Há dez anos que não vou a Paris.

Vão ser ou vai ser?

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura. Serão é a forma verbal na terceira pessoa do plural do futuro do indicativo do verbo ser.

Fazem dois meses que eu o visitei?

Alternativa c: Fazem dois meses que o visitei. O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3. ª pessoa do singular: Faz dois meses que o visitei.

Foi dois meses ou foram dois meses?

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.

É correto falar houveram?

Isso significa que não há flexão de número (do plural) do verbo haver. Portanto, houveram é uma conjugação que não está de acordo com a norma culta. Veja os exemplos: - Houve diversas inscrições para o vestibular deste ano.

Artigo anterior
Como Orochimaru é derrotado?
Artigo seguinte
Quanto à necessidade tem crase?