Como se escreve a palavra e-mail?

Perguntado por: Margarida Mariana Moreira Macedo Paiva  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (37 avaliações)

e-mail |iméile|
Mensagem enviada ou recebida por correio electrónico . Plural: e-mails. Plural: e-mails. Nota: Também se escreve sem hífen: email.

Porque E-mail tem hífen?

Segundo o VOLP ( Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras nesta palavra existe a presença do hífen, sem exceção. e-mail é um *anglicismo advindo do uso da internet, sendo correio eletrônico a tradução literal pouco usada no português.

Como se escreve E-mail na nova ortografia?

A forma preferencial de escrita da palavra é e-mail, com hífen. A palavra email, sem hífen, embora seja frequentemente utilizada e se encontre dicionarizada nos dicionários de língua inglesa, não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

O que é um mail?

Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet.

Como fazer um mail?

Como criar um e-mail? (Gmail, Outlook, Yahoo! ou personalizado)
  1. Acesse a página do Gmail. O primeiro passo para criar uma conta no Gmail é acessar a página oficial de criação. ...
  2. Aceite os termos de uso e instale o app. Na sequência, leia e aceite os termos de uso para concluir a criação do seu e-mail. ...
  3. Faça login.

E-MAIL: TÉCNICAS CORRETAS E CARACTERÍSTICAS - Aula 10 - Profa. Pamba - Texto

35 questões relacionadas encontradas

O que é e qual a finalidade do e-mail?

Sua finalidade restringe-se à comunicação entre as pessoas, uma vez que esta se dá de forma rápida e eficiente, permitindo que haja a troca de mensagens feitas em meio eletrônico, interagindo as relações pessoais e profissionais.

Como escrever um E-mail exemplo?

Para enviar um e-mail formal, siga os passos abaixo:
  1. Destinatários — inclua apenas quem deve ler a mensagem;
  2. Assunto — deixe claro sobre o que se trata o e-mail;
  3. Anexos — tome cuidado com arquivos confidenciais;
  4. Saudação — comece o e-mail com “Prezado…”;
  5. Introdução — apresente-se caso não conheça o leitor;

Pode escrever a palavra E-mail com letra maiúscula?

Também é necessário acentuar as palavras e, agora, de acordo com as novas regras ortográficas. Denota falta de educação. Caso faça parte da formatação dos tópicos explicados no e-mail, tudo bem. Mas jamais responda um e-mail escrevendo com letra maiúscula.

O que devemos evitar ao escrever um E-mail?

“Vamos fazer o departamento disparar”, “ENTÃO, COMO EU FALEI COM VOCÊ HOJE DE MANHÃ…”, e “Notícias de hoje – Atualização das estatísticas” são todos excelentes exemplos de uma péssima linha de assunto. Não jogue um monte de emojis, não grite com o destinatário e não escreva nada que fique muito chato.

O que deve ser escrito com letra maiúscula?

As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.

Quando se escreve com letra maiúscula?

Veja 13 situações em que você deve escrever com letra maiúscula e que pode te ajudar na redação do Enem!
  1. No início de um período. Você deve utilizar a letra maiúscula em todos os inícios de frase. ...
  2. Nomes próprios. ...
  3. No começo de uma citação. ...
  4. Datas Oficiais. ...
  5. Nomes de épocas. ...
  6. Títulos. ...
  7. Nomes de disciplinas. ...
  8. Nome de logradouros.

Como escrever um E-mail formal exemplo?

(nome), Venho por meio, solicitar esclarecimentos relativamente à proposta enviada por si na data de XXXX, relativamente ao assunto supra citado no nome deste mail. Agradeço desde já a sua disponibilidade, Sem qualquer outro assunto me despeço.

Como começar a escrever um E-mail formal?

Expressões que você pode usar
  1. Atenciosamente.
  2. Com melhores cumprimentos.
  3. Saudações.
  4. Obrigado.
  5. Cordialmente.
  6. Muito obrigado.
  7. Respeitosamente.
  8. Agradeço a atenção.

O que é E-mail e exemplos?

O E-mail ou Mensagem Eletrônica é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na atualidade. Do inglês, o termo “e-mail” corresponde a abreviação de “eletronic mail”.

Como escrever um e-mail formal para o professor?

Comece com "Prezado Dr. Rosa", seguido de uma vírgula, por exemplo. É de bom tom usar o último nome do professor. Se não tem certeza do título do professor, você pode se referir a ele como "Professor Rosa" mesmo, por exemplo.

Como se apresentar por escrito?

5 dicas para se apresentar de um jeito instigante
  1. Conte uma história. Saber se expressar bem é requisito básico para qualquer processo de seleção - independente da área de atuação. ...
  2. Acerte na gramática. ...
  3. Fuja do marketing pessoal vazio. ...
  4. Vá direto ao ponto. ...
  5. Pense fora da caixa.

Como escrever um e-mail profissional para uma empresa?

Dicas ao escrever um e-mail profissional
  1. 1 – Cuidado com ortografia e erros de digitação. ...
  2. 2 – Não use abreviaturas da internet e caixa alta. ...
  3. 3 – Seja cordial. ...
  4. 4 – Use uma linguagem apropriada. ...
  5. 5 – Escreva e-mails objetivos. ...
  6. 6 – Faça o leitor se sentir importante. ...
  7. 7 – Certifique-se de que transmitiu a mensagem correta.

Como escrever um e-mail comunicando algo?

E-mail: aprenda a escrever corretamente em 6 passos
  1. Escreva e-mails curtos.
  2. Limite o e-mail a apenas um assunto.
  3. Escreva e-mails claros.
  4. Informe exatamente o que você quer.
  5. Escreva o assunto só depois de terminar o e-mail.
  6. Escreva o(s) destinatário(s) por último.

Como escrever um texto formalmente?

Linguagem formal: 9 dicas práticas para melhorar a sua!
  1. Considere para quem está escrevendo. ...
  2. Revise, revise e revise. ...
  3. Não exagere. ...
  4. Evite siglas e abreviações. ...
  5. Dê preferência a frases curtas. ...
  6. Sinônimos são amigos da linguagem formal. ...
  7. Evite clichês. ...
  8. Dê suporte visual ao destinatário.

Quando usar letra maiúscula depois de dois-pontos?

Depois de dois-pontos [ : ] se privilegia o uso da letra minúscula. Dois-pontos é um sinal de pontuação interna. Não termina a frase, apenas introduz uma nova informação.

O que significa letra maiúscula?

Significado de Maiúscula

substantivo feminino Letra maior, entre os caracteres da escrita, e de aspecto em geral diferente. (Contr.: minúscula.).

Quais são as palavras maiúsculas?

A letra maiúscula é sempre utilizada no início dos períodos, frases, citações diretas,…
...
As letras maiúsculas e o Novo Acordo Ortográfico
  • Flávia;
  • Ricardo;
  • Felipe;
  • Tiago;
  • Luana;
  • Clarinha;
  • Paulinho;
  • Mari;

Por que nome de pessoa se escreve com letra maiúscula?

Por volta do século 15, na altura em que chega o humanismo, o uso da letra maiúscula foi imposto para criar a diferença entre um nome próprio de um substantivo comum semelhante, por exemplo, para diferenciar o nome próprio Rosa do substantivo comum rosa (planta).

O que significa escrever com letras maiúsculas na internet?

Se na Internet, e a escrever um comentário, email ou em “chat” não escreva em letras maiúsculas. Escrever um texto em letras maiúsculas significa que está a “gritar, berrar ou chateado”.

Por que as cartas foram iniciadas com parte do texto em letra maiúscula?

Quando citados no corpo do texto, use iniciais maiúsculas em todas as palavras, a fim de facilitar a identificação de seus limites em relação ao restante do texto.

Artigo anterior
Quais são os principais problemas ambientais das cidades?
Artigo seguinte
O que pode ser veias aparentes?