Como se escreve a palavra às vezes?
Perguntado por: Júlia Lara Macedo de Oliveira | Última atualização: 25. Januar 2022Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)
A expressão “as vezes” é sinônima de “as ocasiões”. A expressão “às vezes” significa “de vez em quando”.
Como escrever a palavra às vezes?
“Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.
Como se escreve às vezes tem crase?
→ Às vezes (com acento grave)
Trata-se de uma locução adverbial de tempo, ou seja, significa que essa expressão gera efeito de sentido sinônimo a “de vez em quando”, “por vezes”, “ocasionalmente”. Haverá crase sempre que a expressão sugerir sentido de tempo.
É que às vezes?
Para indicar que algo acontece apenas de vez em quando, o correto é às vezes, com acento indicativo de crase. A expressão as vezes, sem acento, também existe na língua portuguesa, mas tem um significado diferente de às vezes. Às vezes é sinônimo de: de vez em quando. Não sou vegetariana, mas só como carne às vezes.
Qual a classificação de às vezes?
Enquanto classe gramatical, "às vezes" se enquadra como uma locução adverbial de tempo. Em inglês, a expressão às vezes pode ser traduzida para sometimes ou occasionally. Em uma escala de periodicidade, "às vezes" seria mais do que "nunca" e menos do que "sempre".
Vamos escrever e falar corretamente?
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Quando usar crase exemplos?
A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
O que substitui as vezes?
7 sinônimos de às vezes para 1 sentido da expressão às vezes: Em certas ocasiões: 1 raramente, poucas vezes, de quando em quando, de vez em quando, ocasionalmente, por vez, por vezes.
Como se escreve vezes com s ou com z?
Vezes é o plural de vez. A forma correta de escrever é vezes, com z. A forma veses não existe e não deve ser usada.
Como é a palavra existe?
Existe vem do verbo existir. O mesmo que: subsiste, vive, está, permanece.
Como se escreve existe ou existem?
- Existem lugares maravilhosos! Existe uma lenda sobre este lugar.
- As duas formas estão corretas. O verbo existir aceita flexão em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ...
- No singular:
- No plural:
- Verbo existir – Presente do indicativo: ...
- Exemplos com o verbo haver:
- Exemplos com o verbo existir:
Que não tem nada a ver?
Entre outros significados, essa expressão é sinônima de: não corresponder, não dizer respeito a, não ter relação com, não ser do interesse de. Frases com a expressão nada a ver: O governo afirma que não tem nada a ver com a crise.
Qual o jeito certo de escrever de repente?
Aprenda como a expressão deve ser escrita
Por isso, preste bastante atenção: o certo é “De repente”. De acordo com o dicionário Aulete, “de repente” significa subitamente, inesperadamente. A expressão, formada pela preposição “de” com o substantivo “repente”, é uma locução adverbial.
Qual é o sinônimo de esporadicamente?
13 sinônimos de esporadicamente para 1 sentido da palavra esporadicamente: De modo esporádico: 1 ocasionalmente, pontualmente, raramente, raro, isoladamente, circunstancialmente, eventualmente, casualmente, fortuitamente, espaçadamente, espalhadamente, dispersamente, esparsamente.
O que é sinônimo de pessoas?
1 indivíduos, seres humanos, humanos, homens, mulheres, cidadãos, cidadãs, sujeitos, criaturas, seres, entes, senhores, senhoras, tipos, caras, elementos, fulanos, beltranos, sicranos.
Quando não usar crase exemplos?
1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo. Aos sábados, costumo andar a cavalo na fazenda. 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Como saber se a crase ou não?
Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.
Quando vai a com crase?
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Por que junto ou separado?
já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Porque no sentido de pergunta?
Porque (junto e sem acento)
Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.
Qual a diferença de de repente junto e de repente separado?
A forma de escrita correta é de repente. A palavra derrepente está errada. Nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas, formando uma locução adverbial de modo ou tempo.
Como se escreve a palavra agente ou a gente?
Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja... sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto...
Como se escreve o nome de repente 30?
“De repente, 30” (filme).
O que tenho haver ou a ver?
Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.
Quais são as principais características da Declaração Universal dos direitos humanos?
O que aconteceu depois do governo geral?