Como se dá a proteção ao nome empresarial no Brasil?

Perguntado por: Frederico Henriques  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

Qual o âmbito de proteção do nome empresarial no direito brasileiro? - Selma de Moura Galdino Vianna. ... A proteção ao nome empresarial se dá mediante a inscrição da empresa na Junta Comercial, ou seja, a proteção decorre automaticamente do registro do empresário ou da sociedade empresária na Junta Comercial.

Quais são os dispositivos legais que regulam a proteção do nome empresarial?

O nome empresarial é protegido por alguns dispositivos legais conforme consta no Código Civil, Constituição e Convenção de Paris, porém faz-se nesse trabalho uma abordagem dos princípios norteadores que são o da novidade e da veracidade, este último envolve a autenticidade, pois vem etimologicamente de verdade, ...

Qual é o âmbito geográfico de proteção do nome empresarial?

O âmbito geográfico da proteção ao nome empresarial é estadual, de acordo com o Art. 1.166, caput, do CC. Não há necessidade de registro próprio, como ocorre com as marcas, porque a proteção ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de sociedades, em conformidade com o Art.

Quais são as principais características do nome empresarial e de sua proteção?

Principais características de um nome empresarial

O nome empresarial possui como uma das suas características a inalienabilidade e imprescritibilidade. ... Imprescritibilidade: significa que mesmo que o nome não seja utilizado, isso não fará com que ocorra uma perda.

É possível a penhora do nome empresarial?

Assim como a alienação, a penhora também é vedada em nosso ordenamento jurídico. Para Maria Helena Diniz, o nome empresarial: “É direito personalíssimo e como tal é absoluto, extrapatrimonial, intransmissível, indisponível, irrenunciável, impenhorável e imprescritível.

Proteção ao nome empresarial

42 questões relacionadas encontradas

É possível a alienação do nome empresarial?

Art. 1.164. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação. ... O adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu próprio, com a qualificação de sucessor.

Qual a proteção jurídica conferida ao nome empresarial?

O nome empresarial somente recebe proteção após o arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedades, ou de suas alterações, realizado por meio da Junta Comercial de cada estado, sendo restrita ao âmbito da unidade federativa.

Quais são as características de nome empresarial?

O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade." O Código Civil, em seu Art. 1.155, determina duas espécies de Nome Empresarial. São a firma e a denominação, sendo que será vedada a adoção de elementos específicos de ambos cumulativamente.

O que é a proteção do nome empresarial?

A proteção do nome empresarial decorre, automaticamente, do arquivamento de ato constitutivo ou de alteração que implique em mudança do nome e circunscreve-se à unidade da federação em que se localiza a sede da empresa.

Por que o nome da empresa deve ser protegido?

O principal objetivo de proteger o nome empresarial é evitar que terceiros realizem negócios em seu nome, prejudicando a imagem a e boa reputação da empresa. Sem falar nos prejuízos financeiros que tal pratica pode causar.

Como proteger nome da empresa?

Para registrar o nome da sua empresa você deve fazer o cadastro no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), pagar a taxa e entrar com o pedido de registro de um nome que ainda não esteja em uso.

Qual o instrumento que garante proteção internacional as marcas e ao nome empresarial?

O registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) garante, consequentemente, a proteção do nome empresarial, independentemente do registro deste nas juntas comerciais.

Qual a abrangência do nome empresarial e da marca?

Enquanto o nome empresarial é protegido independentemente do ramo da empresa, a marca somente confere proteção e exclusividade no seu uso no âmbito da classe (ramo de atividade) em que é registrada junto ao INPI (salvo no caso de marca de alto renome, quando será desconsiderada a classe onde a marca é registrada, ...

Quais são os princípios que regem o nome empresarial?

O nome empresarial atenderá aos princípios da veracidade e da novidade e identificará, quando a lei assim o exigir, o tipo jurídico da empresa, mormente o modelo societário. São os princípios da VERACIDADE e da NOVIDADE.

Quais os artigos da Lei n 8.934 94 tratam da proteção ao nome empresarial?

Art. 33. A proteção ao nome empresarial decorre automaticamente do arquivamento dos atos constitutivos de firma individual e de sociedades, ou de suas alterações.

São princípios aplicáveis ao nome empresarial?

O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade.” O Código Civil, em seu Art. 1.155, determina duas espécies de Nome Empresarial. São a firma e a denominação, sendo que será vedada a adoção de elementos específicos de ambos cumulativamente.

Qual é a função do nome empresarial?

Como sinal distintivo que identifica o empresário no exercício de sua atividade, o nome empresarial possui duas funções relevantes, uma de ordem subjetiva – de individualizar e identificar o sujeito de direitos exercente da atividade empresarial – e outra de ordem objetiva – de lhe garantir fama, renome, reputação etc.

Qual a importância de se proteger o título do estabelecimento empresarial?

Isso porque, de acordo com ele, o uso do mesmo sinal como marca, nome empresarial e título de estabelecimento acarreta a identificação da empresa no mercado no qual atua e também a aproxima da clientela, que se traduz no principal interesse do empresário.

Qual a grande importância do nome empresarial?

Enquanto uma marca identifica, em linhas gerais, produtos e serviços, o nome empresarial identifica a própria empresa perante o mercado. Além disso, o registro do nome empresarial, em sua grande maioria, é realizado perante a junta comercial do Estado onde fica a sede da empresa, já a marca é diretamente no INPI.

Quais são as espécies de nome empresarial?

Existem no Direito, conforme o disposto no artigo 1.155 do Código Civil duas espécies de nome empresarial são elas: a firma e a denominação. A firma pode ser diferenciada da denominação sob dois aspectos, quanto a estrutura e quanto a função.

Quais são os aspectos objetivo e subjetivo do nome empresarial?

Já no aspecto objetivo, o nome empresarial cuida-se de um direito exclusivo de seu titular, podendo ser formado não somente pelo nome empresarial subjetivo (firma ou denominação), mas também por outros nomes ou sinais pelo qual o público em geral identifique o empresário, independentemente de registro, conforme o art.

O que é nome empresarial quais suas espécies diferencie as?

O nome empresarial e a marca se reportam a diferentes “objetos semânticos”. O primeiro identifica o sujeito de direito (o empresário, pessoa física ou jurídica), enquanto a marca identifica, direta ou indiretamente, produtos ou serviços. ... As espécies de nome empresarial são a firma e a denominação.

Onde é prevista a proteção jurídica do estabelecimento empresarial?

160) cita: “O ponto empresarial é o local onde se encontra o estabelecimento empresarial. Assim, se o empresário está estabelecido em imóvel de sua propriedade, a proteção jurídica do ponto empresarial dar-se-á pelas normas de direito civil que tutelam a propriedade.

Quais os efeitos do nome empresarial?

O nome empresarial precisa de proteção da concorrência desleal num âmbito geográfico ilimitado, inclusive internacionalmente, como é previsto na Convenção da União de Paris. O nome empresarial é o elemento de identificação da empresa e é através dele que atuam o empresário individual e a sociedade empresária.

Pode escolher entre firma social ou coletiva ou denominação?

Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. A firma será composta com o nome de um ou mais sócios, desde que pessoas físicas, de modo indicativo da relação social. ... A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.

Artigo anterior
O que são fertilizantes e para que serve?
Artigo seguinte
O que é indústria de bens de capital?