Como se classificam os agregados na construção?

Perguntado por: Rebeca Clara Silva de Andrade  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedrapomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).

Como podem ser classificados os agregados?

Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.

Como são classificados os agregados utilizados na construção civil?

Os agregados são classificados em basicamente dois tipos: agregados miúdos; agregados graúdos.

O que são agregados na construção?

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes ...

Quais as 4 classificações de agregados e quais deles são os mais empregados na construção civil?

Existem dois tipos de agregados para concreto: o miúdo (areia) e o graúdo (brita), cada qual com funções e propriedades específicas.
  • Agregado miúdo. ...
  • Agregado graúdo. ...
  • Agregados artificiais ou naturais. ...
  • Agregados leves, normais e pesados.

AULA 02 - AGREGADOS PARA CONCRETO (INTRODUÇÃO) # Materiais de Construção

33 questões relacionadas encontradas

Como são classificados os agregados quanto ao peso específico?

○ Quanto à massa específica:

○ Leves: agregados com massa específica menor que 2000 kg/m3. britadas, pedregulho, etc; ○ Pesados: agregados com massa unitária acima de 3000 kg/m3. Ex: barita, magnetita, hematita, etc.

O que é massa específica de um agregado?

o volume ocupado pelas partículas do agregado, • os poros existentes dentro das partículas, • massa específica e a massa unitária do agregado. A massa específica é definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas (vazios). 2700 kg/m3.

Como escolher agregados?

Os agregados são classificados de acordo com o tamanho dos grãos: podem ser agregados miúdos (grãos pequenos), como as areias, e os graúdos, que são as pedras ou britas, com grãos maiores. Dentro desses dois tipos há ainda uma classificação mais detalhada de acordo com o tamanho, conforme será visto a seguir.

Quais são a principais funções dos agregados e onde são utilizados?

Os agregados são responsáveis por fornecerem distribuição granulométrica, absorção de água, porosidade e resistência à compressão aos concretos, portanto são primordiais na sua formulação.

O que são agregados exemplos?

Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.

Quais são as principais funções dos agregados em concretos e argamassas?

Os agregados possuem as seguintes finalidades no concreto: Transmitir as tensões aplicadas ao concreto através de seus grãos. Geralmente, a resistência à compressão dos agregados é superior que a do concreto. Reduzir o efeito das variações volumétricas ocasionadas pela retração.

O que é agregado e aglomerante?

Um aglomerante, aglutinante ou ligante é um material geralmente pulverulento que tem a finalidade de aglutinação de outros materiais (agregados), influenciando, desta forma, a resistência do material resultante.

O que é um material Pulverulento?

Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.

O que são aglomerados na construção civil?

Os aglomerantes são materiais com propriedades ligantes, em geral são pulverulentos (em forma de pó), e que misturados com a água formam uma pasta que endurece por processos devido às reações químicas ou por simples secagem. São utilizados, também, para ligar agregados, formando um corpo sólido e coeso.

Quais são os três principais aglomerantes utilizados na construção civil?

Os principais aglomerantes são:
  • Cimento;
  • Cal Aérea;
  • Cal Hidráulica; e.
  • Gesso.

O que são agregados miúdos e graúdos?

Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo, todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o que consegue passar por esta peneira.

O que são agregados na família?

É considerado como agregado familiar um grupo de pessoas que têm ligações jurídicas familiares e que vivem na mesma casa e fazem parte da mesma economia familiar.

Quais são os ensaios de agregados?

Ensaios em agregados
  • Reatividade Álcali Agregado.
  • Inchamento de Agregado Miúdo.
  • Teor de Argila em Torrões e Materiais Friáveis.
  • Índice de Forma do Agregado Graúdo.
  • Massa Específica, Massa Específica Aparente e Absorção em Agregado Graúdo.
  • Resistência ao Esmagamento de Agregados Graúdos.
  • Composição Granulométrica de Agregados.

Quais os tipos de agregados graúdos?

Agregados graúdos

O agregado do tipo graúdo é definido como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis. Seus grãos passam na pereira de 152 mm da ABNT e ficam retidos na de 4,8 mm. Para fazer o concreto usado na construção civil, não importa se serão utilizados britas ou pedregulhos.

Como os agregados podem ser usados numa estrutura de pavimentação?

O agregado escolhido para uma determinada utilização deve apresentar propriedades de modo a suportar tensões impostas na superfície do pavimento e também em seu interior. O desempenho das partículas de agregado é dependente da maneira como são produzidas, mantidas unidas e das condições sob as quais vão atuar.

Qual a principal característica entre o agregado graúdo e miúdo?

O agregado miúdo é o segundo material mais utilizado na confecção dos concretos, ficando atrás apenas dos agregados graúdos, e de importante contribuição para as características do concreto como: resistência à compressão, durabilidade, trabalhabilidade, retração entre outras.

Como os agregados influenciam na resistência do concreto?

Agregados

A forma dos grãos e a conformação superficial influenciam muitas a trabalhabilidade e as propriedades de aderência do concreto: agregados redondos e lisos facilitam a mistura e o adensamento do concreto; agregados com superfícies ásperas aumentam a resistência à tração.

Quais os critérios básicos que os agregados devem satisfazer?

a) Atividade – o agregado pela própria definição deve ser um elemento inerte, ou seja: - não deve conter constituintes que reajam com o cimento “fresco” ou endurecido. - não deve sofrer variações de volume com a umidade. - não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.

Como escolher o concreto?

Entre os cuidados que precisam ser tomados, o principal, de acordo com Pissetti é realizar a medição do slump e do corpo de prova a cada caminhão que chegar à obra. Durante o lançamento do concreto é necessário realizar o mapeamento do concreto para saber quais pilares e quais vigas receberam esse concreto.

Porque colocar brita no concreto?

Além da função estrutural, as pedras britadas, como também são conhecidas no mercado, contribuem para o aumento da resistência à compressão e ao desgaste (abrasão), reduzem a retração e barateiam o custo de produção do concreto.

Artigo anterior
O que fazer em Piatá Chapada?
Artigo seguinte
Quem tem direito a abdominoplastia pelo convênio?