Como se chama a repetição de palavras em um texto?

Perguntado por: Érica Pinho de Nascimento  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (25 avaliações)

Trata-se de pleonasmo (ou redundância): um vício de linguagem. O pleonasmo (do grego, pleonasmos = superabundância) é a repetição desnecessária de um termo dentro de um texto.

Que nome se dá a repetição de palavras?

Pertence a classe das figuras de linguagem

A anáfora é a repetição da mesma palavra, que pode ter a mesma ideia ou não, no início de cada frase. Muitos confundem sua definição com o pleonasmo, porém essa figura de linguagem é a repetição da mesma ideia por meio de palavras diferentes em uma mesma frase.

O que significa repetição de um nome em um texto?

A repetição de palavras funciona para enfatizar uma ideia e dar luz a uma ideia que se queira reforçar.

O que é anáfora na literatura?

Anáfora é o nome utilizado para a repetição de uma mesma palavra como recurso expressivo — figura de linguagem — e, também, para nomear a ferramenta linguística de retomar um referente anterior no texto.

O que é a figura de linguagem repetição?

Anáfora: repetição de uma ou mais palavras no início dos versos ou orações. Pleonasmo: uso de termo dispensável para enfatizar determinada ideia. Anacoluto: falta de conexão sintática entre o início de uma frase e a sequência de ideias.

Como evitar a repetição de palavras em textos?

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as figuras de repetição?

Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

O que são repetições?

Significado de Repetição

substantivo feminino Ação ou efeito de repetir ou de se repetir. Grafismo. Erro caracterizado pela duplicação de palavra(s) ou frase(s). [Música] Ação que, sinalizada por um sinal na partitura, repete uma parte da música.

O que é uma anáfora exemplo?

Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas. No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.

O que é anáfora e exemplos?

Além de ser uma figura de linguagem, anáfora é também o nome dado a um processo sintático através do qual um termo faz referência a uma informação previamente mencionada. Esse termo pode ser chamado de termo anafórico ou elemento anafórico. Exemplo: Paulo não foi à festa. Ele estava fazendo serão no trabalho.

O que é uma antítese exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

Qual é a intenção do uso da repetição?

A repetição de vocábulos constrói no texto, na maioria das vezes textos versificados, uma expressividade rica e um ritmo agradável. Na oralidade, a repetição se faz útil ao falante que pode retomar a ideia que desejar reforçar várias vezes.

Quando uma coisa é repetida?

Significado de Repetido

adjetivo Que se repetiu; que sucedeu ou se sucede de novo. Dito, feito ou acontecido novamente.

Como evitar repetição de palavras em um texto?

9 estratégias para evitar a repetição de palavras no texto
  1. Leia bastante.
  2. Substitua as palavras.
  3. Faça o uso de hiperonímia e hiponímia:
  4. Sintetize os termos em uma única palavra.
  5. Empregue a técnica do epíteto.
  6. Faça o uso de metonímia.
  7. Omita termos por elipse.
  8. Transforme palavras por nominalização.

O que é um pleonasmo exemplos?

Exemplos: subir para cima: o verbo “subir” já indica ir para cima, elevar-se. descer para baixo: o verbo “descer” já denota mover de cima para baixo, declinar. entrar para dentro: o verbo “entrar” já indica passar para dentro.

Como identificar anáfora?

Identificamos a Anáfora nos termos repetidos no começo dos versos. Se revelam através da repetição dos termos “ora” e “caranguejo”. Vale observar que esta figura de construção e sintaxe é caracterizada pela presença de repetição sempre no início dos versos. Anáfora é uma maneira de dar ênfase ao texto.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Quais são os tipos de anáfora?

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição. Este último grupo será subdividido em pronominais e nominais.

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que é anáfora e catáfora exemplos?

Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).

Qual a diferença entre Polissíndeto e anáfora?

Polissíndeto e Anáfora

A anáfora é uma figura de sintaxe que também está relacionada com a repetição. O que a difere do polissíndeto é que essa repetição pode ser de palavras ou expressões, e não somente de elementos conectivos. Geralmente, a anáfora aparece no início das frases.

O que é repetição no treinamento?

O que é uma repetição e o que é uma série

Primeiramente, a repetição tem a ver com o movimento em si. Ela se refere à execução completa de um exercício e, de maneira geral, possui duas etapas: o levantamento da carga e o retorno à posição inicial.

Quantas séries e quantas repetições?

Em geral, são realizadas 2 ou 3 séries por exercício e entre 10 a 12 repetições. No entanto, para saber qual número de séries é mais adequado para seu corpo, é necessário definir um objetivo e uma frequência semanal de exercícios.

Quantas séries e repetições para definição?

Tanto para quem quer reduzir a gordura corporal e definir os músculos quanto para quem deseja aumentar o fôlego, os especialistas recomendam trabalhar com cargas moderadas, realizando três a quatro séries de 15 a 20 repetições.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são as Figuras de Linguagem e exemplos?

Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Exemplos: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.

Artigo anterior
Como trocar a cor em uma imagem no Photoshop?
Artigo seguinte
Quantos anos tinha Fred Mercury quando morreu?