Como se caracterizou o período homérico?
Perguntado por: Leonardo Morais de Macedo | Última atualização: 1. Februar 2022Pontuação: 4.4/5 (35 avaliações)
Durante o período homérico, os povos gregos se organizavam predominantemente em genos, grandes famílias lideradas por um chefe, o páter, o que caracterizou as comunidades gentílicas como patriarcais.
Quais os principais acontecimentos do período homérico?
A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.
Como surgiu e acabou o período homérico?
Período Homérico (1100-800 a.C.): caracterizado por grandes lacunas no conhecimento histórico. Os historiadores sabem que se tratou de um momento de recuo civilizacional devido à destruição dos micênicos pelos dórios. Período Arcaico (800-500 a.C.): fase na qual surgiu a pólis, o modelo de cidade-estado dos gregos.
O que marcou o período pré-homérico?
O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. ... Os aqueus representavam uma civilização muito belicosa que, aos poucos, foi conquistando diversos locais.
Em que data se deu o período pré-homérico *?
O estabelecimento do Período Pré-Homérico é uma convenção definida pelos historiadores, que organizaram a história da Grécia Antiga da seguinte forma: Período Pré-Homérico (2000 a.C.-1200 a.C.) Período Homérico (1200 a.C.-800 a.C.) Período Arcaico (800 a.C.-500 a.C.)
Grécia Antiga: Período Homérico - Aula de História
Quais os povos que fizeram parte da formação do povo grego no período pré-homérico?
Jônios, cretenses, micênicos e dórios, em diferentes momentos, adentraram a região que correspondia à Grécia Antiga e, de alguma forma, contribuíram para a formação do povo grego.
Quais são os 5 períodos da história da Grécia antiga?
A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
O que aconteceu no período arcaico?
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
Quais as principais características do período arcaico?
Principais características do período arcaico:
- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
O que motivou a primeira diáspora?
A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.
Qual a verdadeira história de Tróia?
O estopim do conflito armado foi o sequestro de Helena, esposa do rei espartano Menelau, por Páris, príncipe de Troia. Diz a lenda que ela era tão bonita, que o irmão de Menelau, Agamemnon, rei de Micenas, juntou suas tropas para invadir as muralhas de Troia e tentar resgatá-la.
Como surgiram os demos?
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. ... Ao mesmo tempo, os demos foram criados na própria cidade de Atenas, onde não existiam anteriormente. No total, ao fim das reformas de Clístenes, a Ática estava dividida em 100 demos.
Por que os primeiros tempos da história da Grécia são conhecidos como Período Homérico?
O período Homérico recebeu esse nome em decorrência de as obras Ilíada e Odisseia, as principais fontes de estudo do período, serem atribuídas ao poeta Homero.
O que marcou o período Homerico?
O Período Homérico ficou assim conhecido, principalmente, por causa de Homero, que deixou registros por escrito datados desse período. No mundo grego predominava a tradição oral. Tudo que se conhecia do passado era transmitido oralmente.
Quais são as principais características dos períodos homérico é arcaico?
O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Qual o principal acontecimento que o mundo grego passa no período homérico?
Com a destruição dos micênicos, as cidades gregas sofreram um processo de esvaziamento, acompanhado de uma ruralização que foi a grande característica da Grécia do Período Homérico.
Quais as principais características do período clássico?
O período Clássico corresponde aos séculos V e IV a.C., e foi marcado pelo apogeu da democracia em Atenas, o desenvolvimento da filosofia e das artes, mas também por diversas guerras que contribuíram para a decadência grega.
Quais são as principais características do período clássico?
O período clássico grego é marcado pela ascensão das cidades-Estado e o desenvolvimento de grandes conflitos. ... Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália.
Quais são as características do período geométrico?
Constitui-se como uma fase da arte grega e é caracterizado pela existência de motivos geométricos na cerâmica, que floresceram no final da Idade das Trevas. O seu centro era Atenas. A arte geométrica foi difundida entre as cidades comerciais das Ilhas Egeias.
Como acabou o Período Arcaico?
Período Arcaico grego (c. 650 – 480 a.C.)
O Período de Arcaico Grego surge a partir do século VIII a.C. Por volta do ano 700, os reinos começaram a ser substituídos por oligarquias e cidades-estados.
O que aconteceu no período helenístico?
O período helenístico refere-se à época da história da Grécia Antiga, entre os séculos III e II a.C., em que Alexandre Magno expande o império e conquista parte da África e Egito. Esse período é marcado por conquistas territoriais e também pelo desenvolvimento cultural e artístico.
O que é o Período Arcaico em artes?
Arcaico, termo usado para as obras artísticas criadas entre -700 e -480 , reflete um julgamento estético. Os eruditos que estudaram a Arte Grega no fim do século passado acharam o estilo desse período mais “antiquado” do que o estilo naturalista dos séculos -V e -IV , visto como padrão de beleza.
Quais são as principais fases da história grega?
- 1 - Pré-Homérico - entre 2000 a.C. e 1.100 a.C.
- 2 - Período Homérico - entre 1.100 a.C. e 800 a.C.
- 3 - Período Arcaico - entre 800 a.C. e 500 a.C.
- 4 - Período Clássico - entre 500 a.C. e 338 a.C.
- 5 - Perído Helenístico - entre 338 a.C. e 146 a.C.
Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia Antiga?
O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C.
Quais são as três regiões que formavam a Grécia Antiga?
História Geral. Grécia Antiga ou civilização grega é como conhecemos a civilização formada pelos gregos no sul da Península Balcânica e que se estendeu por outras partes do Mediterrâneo, além das Cíclades, pela Ásia Menor e por regiões costeiras no Mar Negro.
Quais os efeitos colaterais dos diuréticos Tiazídicos?
Quais são os principais desafios do empreendedor?