Como se caracteriza a segunda teoria do aparelho psíquico Segundo a teoria psicanalítica apresentada por Freud?

Perguntado por: Ivo Wilson Tavares Sá Batista  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

Na segunda tópica, Freud estabeleceu a sua clássica concepção do aparelho psíquico, conhecido como "modelo estrutural" ou "dinâmico", tendo em vista que a palavra "estrutura" significa um conjunto de elementos que têm funções específicas, porém que interagem permanentemente e se influenciam reciprocamente.

Como se dá a segunda tópica do aparelhe psíquico descrito por Freud?

Segunda tópica do aparelho psíquico na Psicanálise de Freud

Uma porção do ego e do superego foram, portanto, ditas inconscientes, enquanto que os componentes da ID não podem tornar-se conscientes sem serem transformados em representações, ficando as suas formas originais inconscientes.

O que foi a segunda tópica de Freud?

Superego – é a segunda tópica freudiana. inconsciente. parte consciente e pré-consciente (subconsciente) são sistemas mais próximos, que atuam em conjunto entre si e também com a percepção. O inconsciente é concebido como um sistema mais distante, reservado aos fenômenos psíquicos mais ligados às pulsões.

Como devemos entender a doença psíquica segundo Freud?

Nessa perspectiva, uma definição de doença mental é predominantemente valorativa e, portanto, arbitrária; podendo ser infinitamente outra que não essa considerada como verdadeira no interior de determinado sistema.

Qual a teoria que explica o comportamento humano segundo Sigmund Freud?

A teoria psicanalítica dos transtornos mentais.

Aparelho Psíquico , entenda os conceitos básicos

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais teorias de Sigmund Freud?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Como a psicanálise explica o comportamento humano?

O inconsciente é a chave da psicanálise

Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. Estes podem ser desagradáveis ou inaceitáveis socialmente, pois podem causar sofrimento e brigas.

O que é um sintoma psíquico para a psicanálise?

Na prática da psicoterapia psicanalítica, os sintomas podem ser entendidos como atos, muitas vezes indesejados, que causam desprazer e sofrimento, gerando todo um dispêndio de energia e alguma (ou muita) paralisação do indivíduo na sua vida em geral.

O que é a psicologia para Freud?

Criada por Sigmund Freud (por isso também conhecida como freudiana), a psicanálise tem como proposta trazer à tona pensamentos, sentimentos e lembranças inconscientes. Seu objetivo é, por meio do autoconhecimento, resolver os problemas com raízes no passado.

O que é Freud explica?

A expressão Freud explica: significado está ligado ao fato de que Freud tinha sempre interpretações para muitos fatos da mente, do comportamento humano, da cultura e da vida social. Fenômenos muitas vezes “óbvios” (do cotidiano) ou mesmo fenômenos complexos (como nos sonhos) tinham uma resposta de Freud.

O que é a segunda tópica?

A Segunda Tópica de Freud: teoria estrutural. Compreendendo que seu modelo antigo possuia limitações que impediam um entendimento mais expressivo dos achados psicanalíticos, Freud propôs uma novo modelo para o aparelho psíquico.

Como surgiu a segunda tópica?

A primeira tópica foi inspirada pela análise do sonho e da histeria, será sucedida, após 1920, por uma segunda tópica, elaborada em resposta aos problemas da psicose, que abrange o id, o ego, e o superego. Da primeira, Freud dizia que tinha um valor descritivo, ao passo que na segunda reconhecemos um valor sistemático.

O que são as Topicas de Freud?

Freud organizou o aparelho psíquico em divisão, em que cada instância psíquica, com funções específicas estão interligadas entre si e ocupam um local na mente, daí surge o nome “tópica”, relacionado a lugar.

Qual a diferença da psicanálise para a psicologia?

O ponto de partida desse método terapêutico é o inconsciente. Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise.

Quais as 3 estruturas do desenvolvimento psicológico a partir da psicanálise?

A relação entre os três conceitos de estruturas psíquicas

Portanto, estes três componentes (id, ego e superego) compõem o modelo de estruturas psíquicas. Se o tema abordado for de estruturas clínicas, então a Psicanálise afirma a existência de três delas: a neurose, a psicose e a perversão.

O que é a psicologia junguiana?

A psicologia junguiana, também conhecida como psicologia analítica, é a abordagem psicológica baseada na filosofia e nas ideias do psiquiatra e teórico Carl Gustav Jung. Essa vertenteda psicologia busca compreender a mente humana em suas complexidades e experiências pessoais por meio de uma análise geral do indivíduo.

Qual a origem dos sintomas segundo a psicanálise?

Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.

Qual a importância do conceito de sintoma para a construção da psicanálise?

O conceito de sintoma é fundamental na psicanálise, orienta a sua práxis, demarca seus limites terapêuticos e se tornou objeto de interesse a outros campos, como a educação.

Qual o conceito de sintomas?

Sintoma é um termo originado do grego sympitien e significa “acontecer”. Essa manifestação se difere dos sinais, pois é percebida pelo paciente e relatada por ele.

Como funciona a análise do comportamento?

A análise comportamental é uma avaliação dos comportamentos dos indivíduos. Ela estuda as características presentes em cada um de nós e a forma como reagimos a estímulos e agimos diante das mais variadas situações. A maioria dos testes comportamentais se baseia em perfis.

Como a partir da psicanálise poderia ser explicado o sofrimento humano?

Para a psicanálise, portanto, o sofrimento é inexorável e o objetivo do tratamento seria dar melhores destinos às várias pulsões com vistas a manter um nível de sofrimento suportável e levar o paciente a viver, como disse Freud, uma infelicidade comum.

Quais são para Freud os três sentidos do termo psicanálise?

A afirmativa "Freud explica" pode ser entendida em ao menos três sentidos diferentes: o de senso comum, o ideológico e o científico. Cada um deles implica em diferentes concepções no que se refere ao estatuto do conhecimento psicanalítico.

Quem foi Freud e quais as suas principais ideias?

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico e pesquisador austríaco que criou a Psicanálise, método utilizado para o tratamento de doenças mentais. Suas teorias modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um grande ícone do século XX.

Quais são os quatro conceitos fundamentais da psicanálise?

O artigo versa sobre os quatros conceitos considerados por Lacan como fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Qual a principal obra de Freud?

Confira as obras mais famosas de Sigmund Freud: Estudos sobre a histeria (1895) A interpretação dos sonhos (1900) A psicopatologia da vida cotidiana (1901)

Artigo anterior
Como colocar o número como expoente?
Artigo seguinte
Em que tempo da dança clássica surgiu o ballet?