Como se calcula o Simples Nacional 2021?

Perguntado por: Érica Torres  |  Última atualização: 27. Juni 2025
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Como calcular o Simples Nacional
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  2. [(RBA12 x ALIQ) – PD] / RBA12.
  3. [(R$ 320.000,00 x 7,30%) – 5.940,00] / R$ 320.000,00 = 5,444%
  4. R$ 50.000,00 X 5,444% = R$ 2.722,00.
  5. Fator R = Folha de pagamento (últimos 12 meses)/Receita bruta (últimos 12 meses)
  6. Fator R < 28% = Anexo V.

Como é feito o cálculo do Simples Nacional 2021?

Como calcular Simples Nacional de uma empresa nova?
  1. empresas no 1º mês de atividade: multiplicar a receita do mês por 12;
  2. empresas com menos de 12 meses de atividade: considerar a média de faturamento de cada mês e multiplicar por 12, assim: (Receitas Acumuladas / Número de Meses Corridos) x 12 = Receita Total.

Como é calculado o imposto do Simples Nacional?

Assim sendo, o empresário deve multiplicar a receita bruta total da empresa nos últimos 12 meses pela alíquota e depois subtrair a parcela a deduzir. Esse resultado dividir pela receita bruta acumulada. Nesse tipo de empresa, a alíquota efetiva é 5,65%.

Como é calculada a alíquota do Simples Nacional?

Como funcionam as alíquotas? A alíquota Simples Nacional tem como base o chamado princípio de progressividade. Isso quer dizer que o valor da alíquota vai ser proporcional e variar de acordo com o rendimento da empresa. Ou seja, quanto mais a empresa faturar maior será o valor da sua alíquota.

Como é feito o cálculo do DAS?

A fórmula do cálculo é: [(RBT12 x ALIQ) – PD] / RBT12, sendo: RBT 12 – receita bruta dos últimos doze meses; ALIQ – alíquota informada na tabela; PD – parcela a deduzir.

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38 questões relacionadas encontradas

Como fazer o cálculo da alíquota?

Para calcular a alíquota efetiva manualmente — com exceção da primeira faixa de receita — e descobrir qual será a taxa percentual sobre a receita bruta de um negócio, basta aplicar a seguinte fórmula: Alíquota Efetiva = (RBT12 . ALÍQ – PD) / RBT12.

Quais os impostos que estão incluídos no Simples Nacional?

abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP);

Como fazer a declaração mensal do Simples Nacional?

Acesse o site do Simples Nacional e procure a opção “PGDAS-D e Defis”; É necessário possuir um certificado digital com código de acesso ou procuração eletrônica; Clique em “Defis” e depois em “declarar”.

Como fazer a contabilidade de uma empresa do Simples?

Principais rotinas da contabilidade de uma empresa do Simples Nacional
  1. Emitir notas fiscais. ...
  2. Elaborar a escrituração contábil e fiscal. ...
  3. Emitir e pagar o DAS. ...
  4. Fazer uso do e-Social para o envio de informações. ...
  5. Conclusão.

Qual a alíquota do Simples Nacional para prestação de serviços?

ANEXO 4 – Tabela Simples Nacional 2024 (Serviços)

O Anexo 4 do Simples Nacional concentra o segundo grupo de atividades do setor de serviços. As alíquotas totais começam em 4,5% e vão até 33%.

Como calcular o simples no primeiro mês de faturamento?

empresas com 1 mês de atividade devem multiplicar seu faturamento por 12; empresas com mais de 1 mês de atividade e menos de 12 meses devem calcular a sua média de faturamento de cada mês e multiplicar por 12.

Como funciona o Simples Nacional?

O que é o Simples Nacional

Nesse regime, os tributos pagos pela empresa serão no total de 8 (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e INSS) e são pagos através da DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional, sendo um valor fixo, dependendo da atividade exercida.

Como saber em qual tabela do Simples a empresa se enquadra?

Para saber qual alíquota usar, é preciso identificar em qual anexo seu CNAE ou negócio se encaixa. Sabendo isso, basta conferir na tabela qual faixa de alíquota Simples Nacional 2024 você corresponde, conforme seu faturamento, e verificar qual alíquota deve ser utilizada para o cálculo.

Qual a alíquota máxima do Simples Nacional?

As alíquotas totais começam em 4% e vão até 19%.

Como calcular o RBT12 para empresas iniciantes?

A empresa foi criada em 01/2022; Em seu primeiro mês de atividade ela teve uma receita bruta de R$ 100.000,00; Em seu segundo mês de atividade ela teve uma receita bruta de R$ 200.000,00; Então o RBT12 será de R$ 100.000,00 * 12 = R$ 1.200.000,00.

Sou contador posso fazer a contabilidade da minha empresa?

Não pode. Só um contador habilitado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) pode assinar a documentação contábil da empresa.

Precisa de contador para abrir Simples Nacional?

Neste conteúdo você viu que as empresas optantes pelo Simples Nacional precisam, sim, de contador – como quaisquer outras empresas no Brasil, exceto os microempreendedores individuais, MEI. Um bom contador poderá ser de muito auxílio no seu negócio.

O que é escrituração Fiscal Simples Nacional?

A escrituração fiscal é um processo de prestação de contas das movimentações financeiras e tributárias que a maioria das empresas precisa ter com o Fisco. Isso inclui o faturamento, os impostos e outras informações referentes ao negócio. Ela é obrigatória para todas as empresas com inscrição fiscal.

Como fazer o Simples Nacional passo a passo?

O passo a passo básico para abertura de uma empresa no Simples Nacional é o seguinte:
  1. Contratar um escritório de contabilidade.
  2. Escolher o tipo de empresa.
  3. Escolher a natureza jurídica.
  4. Definir o CNAE (Atividade)
  5. Levar a documentação nos órgãos competentes.
  6. Fazer a opção pelo Simples Nacional.

Como ver o faturamento de uma empresa pelo Simples Nacional?

Para tirar o Extrato, basta seguir os seguintes passos:
  1. Acesse o site do simples nacional clicando aqui.
  2. Clique em “Simples Serviços”, no canto superior do site.
  3. Clique na chave do “Código de Acesso” na linha “PGDAS-D e Defis 2019”.
  4. Insira as informações pedidas. ...
  5. Clique em “Declaração Mensal”.

Quais declarações O Simples Nacional tem que entregar mensalmente?

  • 1 – Declaração Única. ...
  • 2 – Emissão de Nota Fiscal e Arquivamento. ...
  • 3 – Livros fiscais e contábeis. ...
  • 4 – Apuração mensal. ...
  • 5 – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social – GFIP. ...
  • 6 – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF. ...
  • 7 – Relação Anual de Informações Sociais – RAIS.

Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS?

Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS? Sim, todos os empreendedores optantes pelo Simples Nacional pagam INSS, dentro da Guia única – DAS. Neste contexto estão enquadrados os MEI (Microempreendedores Individuais), ME (Microempresa) e EPP (Empresas de Pequeno Porte).

Quais os direitos de quem paga o Simples Nacional?

Sim, os sócios de empresas do Simples Nacional, de qualquer porte empresarial, recebem o auxílio doença e também outros benefícios previdenciários, se estiver com a contribuição previdência em dia. A contribuição previdenciária é mantida através do recolhimento mensal de INSS da pessoa física.

Como calcular o Simples Nacional 2024?

O cálculo fica assim:
  1. (receita bruta 12 meses x alíquota – valor a deduzir) ÷ receita bruta 12 meses.
  2. (200.000 x 4% – 5.940) ÷ 200.000 = 0,0103 ou 1,03% 🠔 alíquota efetiva.
  3. receita bruta 12 meses x alíquota efetiva = imposto devido no DAS.
  4. 200.000 x 1,03% = R$ 2.060.
  5. 0 x 1,03% = R$ 2.060.

Como calcular o imposto mensal de uma microempresa?

Considerando o faturamento de R$ 200 mil ao ano, ela pagaria uma alíquota de 7,3% e teria uma parcela a deduzir de R$ 5.940. O cálculo do imposto, considerando o exemplo acima, seria: R$ 200 mil * 7,3% = R$ 14.600. R$ 14.600 - R$ 5.940 = R$ 8.660.

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