Como são produzidos os fertilizantes?

Perguntado por: Rodrigo Santos Guerreiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (26 avaliações)

A partir da obtenção das matérias primas, a indústrias de produtos químicos inorgânicos produzem as matérias primas intermediárias, que são o ácido sulfúrico, ácido fosfórico e amônia anidra. Tais produtos serão utilizados na produção de fertilizantes simples, que possuem apenas um ou dois nutrientes.

Qual a matéria prima dos fertilizantes?

Quais são as matérias-primas utilizadas para produção de fertilizantes? Conhecidos também como Macronutrientes, o Nitrogênio, fósforo e potássio são os principais elementos, vistos como matéria-prima. O Nitrogênio é extremamente importante para as reações químicas que acontecem dentro da planta.

Qual a origem dos fertilizantes?

O uso de fertilizantes na agricultura foi iniciado provavelmente pelo homem neolítico. Cinzas e estercos eram as fontes de nutrientes para a produção das plantas. ... A maioria dos fertilizantes utilizados atualmente na agricultura começaram a ser produzidos entre o século XIX e início do século XX.

Quando foi criado o fertilizantes?

Em meados de 1600, o químico alemão Johann Glauber, ao estudar as plantas, como cuidá-las e aprimorá-las, desenvolveu os primeiros fertilizantes à base de matérias orgânicas. Glauber já utilizava salitre, limão, ácido fosfórico, nitrogênio e potássio em suas composições.

Quem criou os fertilizantes?

Justus von Liebig

Foi este químico que no século XIX descobriu que as plantas precisavam de certos elementos minerais para atingirem o melhor potencial de crescimento. Seu trabalho levou cerca de meio século para ficar pronto e hoje ele é conhecido como o “Pai da Indústria de Fertilizantes”.

Produção de fertilizantes na mais moderna fábrica de fertilizantes da Yara Brasil | Sumaré

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as matérias-primas alternativas utilizadas para produção de fertilizantes nitrogenados?

O gás natural, as rochas fosfáticas e as rochas potássicas são as principais matérias-primas para a produção dos nutrientes vegetais: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), respectivamente.

Como é produzido NPK?

Outros compostos de NPK são produzidos por meio de processos de aglomeração, em que as matérias-primas principais são inseridas na forma de sólidos secos e depois interligadas e cimentadas pelo uso de vapor, salmouras, lamas de fosfato amônico e/ou soluções de nitrato de amônio. ...

O que mudou antes e depois de utilizar a amônia nessa área de fertilizantes?

Atribui-se à síntese da amônia um aumento de 30 a 50% da produção agrícola. Com isso, os fertilizantes nitrogenados garantiram a sobrevivência de mais de um quarto da população mundial durante o século 20. A importância desses fertilizantes nitrogenados tem se ampliado nos últimos anos.

Como ocorreu a evolução do processo industrial de obtenção da amônia?

A eletrólise usa eletricidade para decompor os compostos. Nesse caso, a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio. Isso foi feito em conjunto com a produção de eletricidade de usinas hidrelétricas. Já em 1911, a eletrólise da água tem sido usada para fornecer hidrogênio para a síntese de amônia.

Para que serve a amônia nas plantas?

Considerado como um bom fertilizante nitrogenado para a nutrição das plantas, o nitrato de amônio é usado em diversas culturas do Espírito Santo. Devido ao seu baixo risco, é vendido livremente em lojas do setor agropecuário, principalmente como fertilizante simples ou em formulações, que apresentam ainda menor risco.

Porque a produção de amônia passou a ser importante?

A síntese de amônia não foi importante apenas como matéria-prima para a produção de fertilizantes, foi também fundamental para a produção de ácido nítrico, composto necessário para a fabricação de armas químicas, explosivos e outras munições.

Onde encontrar NPK na natureza?

Onde encontrar: Ureia, Sulfato de Amônio, Salitre do Chile e adubos compostos com grande percentual de N, como NPK 20.05.20 (químicos) e esterco bovino e de aves, húmus de minhoca e farinha de peixe (orgânicos).

Onde é produzido o adubo químico?

O adubo químico é também conhecido como fertilizante químico, é produzido através da extração de minerais, consistindo em uma mistura de sais dos principais nutrientes necessários às plantas.

Quais os tipos de adubos nitrogenados?

Processos históricos
  • Arco voltaico.
  • Carbureto.
  • Amônia.
  • Ureia.
  • Ácido nítrico.
  • Nitrato de amônio.
  • Sulfato de amônio.

Qual a matéria-prima da ureia?

A principal matéria-prima para obter este composto é o gás, que por meio de um processo químico é primeiro convertido em amônia e depois desidratado para formar a ureia.

Quais são as matérias primas comumente usadas para produzir a amônia na indústria?

Diversas fontes de matérias-primas e combustíveis são usadas para a produção de amônia, havendo, como opções, o gás natural, o gás de refinaria, a nafta, o óleo pesado e o coque ou carvão, dependendo da dispo- nibilidade e do custo na região onde será instalada a planta.

Como é feita a adubação química?

Podem ser aplicados através das folhas mediante pulverização manual ou mecanizada, chamada de adubação foliar, via irrigação ou através do solo.

O que são fertilizantes químicos?

São compostos químicos utilizados na agricultura convencional para aumentar a quantidade de nutrientes do solo e, consequentemente, conseguir um ganho de produtividade.

O que pode substituir o NPK?

Assim é possível substituir o adubo químico para conseguir nutrientes, como nitrogênio e potássio. “Uma das formas é a adubação verde, que vai gerar uma massa acima do solo, um leito de raiz abaixo, e vai conseguir desagregar da rocha matriz alguns desses elementos e trazer para a superfície.

Porque a amônia ganhou grande importância no sistema produtivo industrial?

Graças a ela se pôde aumentar a produtividade da agricultura, produzir desinfetantes, tinturas de cabelo, materiais plásticos e até explosivos, produtos que fazem da amônia um dos compostos mais produzidos no mundo.

Por que produzir amônia e tão importante na indústria Química?

A amônia pode ser usada diretamente como fertilizante ou ainda constituir matéria prima principal para a produção de fertilizantes nitrogenados. ... O cientista notou que quando a amônia é oxidada produz ácido nítrico, componente essencial para a obtenção de pólvora.

Foram os responsáveis pelo desenvolvimento do processo de obtenção de amônia?

Foi então que dois cientistas alemães: Fritz Haber (1868 – 1934) e William Carl Bosch (1874 – 1940), deram início aos seus estudos sobre a amônia e propuseram uma síntese. ... E o melhor é que a síntese da amônia pelo processo de Haber-Bosch é economicamente viável e por isso é utilizada até hoje.

Artigo anterior
O que é 10 10 Shopee?
Artigo seguinte
Quantos cavalos tem a Spin 2014?