Como são classificados os rejeitos ou resíduos radioativos?

Perguntado por: Matheus Duarte Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

Geração e Tratamento de Resíduos Radioativos
Por norma da CNEN, os rejeitos são classificados em categorias segundo o estado físico, radiação, concentração e taxa de exposição na superfície do rejeito e determinam, ainda, se são de baixo, médio ou alto nível de radioatividade.

Como se classificam os rejeitos radioativos?

Os rejeitos são classificados segundo seus níveis e natureza da radiação, bem como suas meias-vidas. As classes, que estão definidas na Norma CNEN-NE-6.05, estão relacionadas ao nível de dispensa, ao armazenamento e ao tipo de deposição que deverão atender.

Quais os tipos de resíduos radioativos?

São considerados resíduos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 - “Licenciamento de Instalações Radiativas, e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista, sendo ...

Quais são os resíduos radioativos hospitalares?

O resíduo radioativo hospitalar é qualquer material provenientes de locais como hospitais, clínicas radiológicas, que contenha radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na CNEN NE-6.02.

O que é lixo radioativo exemplos?

Chamamos de lixo nuclear aos rejeitos radioativos provenientes de hospitais, usinas nucleares, centros de pesquisas, entre outros. O material descartado é resultado da atividade com elementos radioativos tais como Urânio, por exemplo, que oferecem riscos à saúde do homem e também à natureza.

Aula Complementar - Radioproteção - Rejeitos Radioativos

35 questões relacionadas encontradas

Como são gerados os rejeitos radioativos?

Os rejeitos radioativos sólidos são gerados por consequência da produção dessas sementes de Iodo-125, e abrangem desde materiais descartados durante a produção como frascos, luvas, seringas, béqueres, papéis para forração e para descontaminação, até as próprias fontes não aprovadas após controle de qualidade.

Como é produzido o lixo radioativo?

Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.

Qual é o órgão responsável pelos rejeitos radioativos?

A CNEN também assume o papel de possuir orientações específicas voltadas para a destinação final de rejeitos radioativos provenientes de empresas, usinas nucleares, laboratórios de pesquisas, análises clínicas e de medicina nuclear.

Como deve ser feito o tratamento dos rejeitos radioativos?

O tratamento inclui etapas de transformação química, remoção de materiais inertes, inclusão dos rejeitos em materiais sólidos de grande durabilidade e acondicionamento em embalagens de alto desempenho.

O que precisa ser feito para diminuir a quantidade de lixo radioativo?

A primeira ação para diminuir os efeitos da radiação no meio ambiente é isolar o lixo em recipientes totalmente resistentes e capazes de manter sua integridade por um longo tempo, independentemente do local onde esteja armazenado.

Como é feito a separação e eliminação dos rejeitos radioativos no setor de medicina nuclear?

Em medicina nuclear os rejeitos radioativos que não puderem ser jogados no sistema de lixo urbano, conforme a norma da CNEN-NN-6.05, devem ser segregados e acondicionados para serem armazenados em caráter temporário até que possam ser eliminados ou transferidos para um local adequado.

Qual é a função do CNEN?

A CNEN atua nas áreas de radioproteção e segurança nas aplicações da energia nuclear para fins pacíficos. Realiza também atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nucleares e correlatas.

Qual o papel do CNEN?

1 - O que é a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN)? É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 1956. É responsável por regular e fiscalizar o uso da energia nuclear no Brasil.

Quais os locais de disposição desses resíduos radioativos?

Os rejeitos radioativos ficam em depósitos, dentro da área da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Itaorna, até que a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) escolha um local para armazená-los definitivamente (assim como outros materiais radioativos usados pela indústria ou pela Medicina).

Como deve ser armazenado o lixo radioativo?

O lixo radioativo deve ser colocado em embalagens específicas e lançados em locais revestidos de concreto. Feito isso, devem permanecer intactos por um período que pode variar entre cinquenta e trezentos anos.

Qual a cor da lixeira para lixo radioativo?

PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

Quais são os danos que o lixo radioativo pode causar?

Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.

O que é um elemento radioativo?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa.

Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais são os tipos de resíduos perigosos?

Quais são os resíduos perigosos?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

Quais são os tipos de resíduos comuns?

São exemplos destes resíduos: copos descartáveis, embalagens de papel, papelão, de material estéril, tetrapack, pet, garrafas de vidro, latas de alumínio e de aço, bolsa de soro, equipo sem ponteira, seringa de diluição, entre outros.

Artigo anterior
O que significa Impavido colosso no hino nacional?
Artigo seguinte
Qual o símbolo infectante?