Como são classificados os protótipos em relação à fidelidade?

Perguntado por: Francisca Cardoso Guerreiro  |  Última atualização: 13. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

Os protótipos podem variar de acordo com o nível de fidelidade com relação ao produto final. Esse nível de fidelidade é medido com base em três parâmetros: visual (cores, ícones, componentes, botões, mensagens de texto etc), interatividade (comunicação/interação entre produto e utilizador) e conteúdo.

O que é um protótipo de média fidelidade?

Protótipo de média fidelidade

Também conhecido como wireframe, é utilizado quando o foco é validar a arquitetura da informação e a interatividade com os elementos da interface. Características de um protótipo de média fidelidade: Prioriza a hierarquia das informações e o fluxo de navegação.

Quais são os 3 tipos de protótipos?

Os 3 tipos de protótipos de produto
  • Protótipos de viabilidade. Esse tipo de protótipo é geralmente utilizado para testes de novas tecnologias e algoritmos; nem sempre é descartado, uma vez que pode ser guardado para aprimoramento. ...
  • Protótipos de baixa fidelidade. ...
  • Protótipo de alta fidelidade.

Quais são as características da prototipagem de alta fidelidade?

Um protótipo de alta fidelidade (às vezes chamado de high-fi ou hi-fi) é uma representação interativa do produto, baseada no computador ou em dispositivos móveis. Esse protótipo já apresenta maior semelhança com o design final em termos de detalhes e funcionalidade.

Qual é a diferença dos protótipos de alta fidelidade e baixa fidelidade?

Protótipos de alta, média e baixa fidelidade: qual a diferença? Diferentemente da prototipagem de alta fidelidade, os protótipos de baixa fidelidade têm como objetivo propor apenas um desenho básico da solução. Para isso, contam com um baixo nível de detalhamento através de wireframes, seja em papel ou digital.

Protótipos de Média Fidelidade

44 questões relacionadas encontradas

Em qual etapa desenvolvemos os protótipos de baixa fidelidade?

Protótipos de baixa fidelidade são uma ferramenta poderosa nas fases iniciais de um projeto. Permitem testar ideias de forma barata e rápida antes de construir a solução final. Utilize protótipos de baixa fidelidade nas fases iniciais do projeto para testar ideias de forma rápida e econômica.

Como é chamado um protótipo de baixa fidelidade digital?

Um protótipo de baixa fidelidade, também chamado de wireframe, pode ser feito tanto à mão quanto de forma digital. Ele tem a função de “botar os pingos nos is”, tornando possível visualizar de forma simplificada e mais imediata todas as funcionalidades de uma determinada aplicação.

Quais são as características de um protótipo de baixa fidelidade?

Os protótipos de baixa fidelidade funcionam como visualizações iniciais práticas do seu produto ou serviço. Estes protótipos simples compartilham apenas alguns recursos com o produto final. São ideais para testar conceitos amplos e validar ideias.

Quais os principais tipos de prototipagem?

Tipos de prototipação
  • Baixa fidelidade X Alta fidelidade: de acordo com o nível de fidelidade do protótipo com o produto final.
  • Horizontal X Vertical: de acordo com o escopo de funcionalidades e a profundidade dos protótipos.
  • Descartável X Evolutivo: se o protótipo será reutilizado ou não no desenvolvimento final.

É correto afirmar sobre protótipos de baixa fidelidade?

A alternativa correta é a letra A. Considerando os protótipos de baixa fidelidade, podemos concluir que eles demonstram de modo simples a interação do usuário. Mostram a ideia básica do projeto.

O que é um protótipo exemplo?

Um protótipo é uma amostra de trabalho rudimentar, modelo, mock-up ou apenas uma simulação do produto real com base no qual as outras formas (MVP, produto final e variações) são desenvolvidas. O principal motivo por trás da prototipagem é validar o design do produto real.

O que é prototipação exemplos?

Em linhas gerais, prototipação se refere a criação da primeira unidade de um produto, para servir de modelo ou molde para as futuras produções em larga escala. O objetivo principal é tornar tangível e visual um projeto, da forma mais rápida e econômica possível.

Qual a melhor definição de protótipo?

Um protótipo nada mais é do que uma amostra ou um modelo de um produto feito para testar e simular um conceito. O objetivo do protótipo é determinar como um determinado produto será feito, qual seu design e a experiência do usuário.

Quais são as desvantagens em construir um protótipo de alta fidelidade?

A criação de um protótipo de alta fidelidade tem ainda a desvantagem de seu desenvolvimento ser muito demorado, ao contrário de seus equivalentes de baixa fidelidade. Na eventualidade de se tornar necessário fazer alterações no protótipo, o processo poderá ser longo e complexo.

Qual a melhor ferramenta para desenvolver um protótipo de média fidelidade?

Figma: melhor para protótipos de fidelidade média. Wireframe.CC: melhor para wireframes básicos, de menor fidelidade. Cacoo: melhor para wireframes colaborativos. Balsamiq: melhor para wireframes básicos.

O que é Wireframe de baixa fidelidade?

Basicamente, wireframes de baixa fidelidade são esboços ou resumos simples das suas ideias. Baixa fidelidade significa que você não incluirá detalhes ou funcionalidades adicionais no design (como cores, conteúdo ou navegação).

Como um protótipo pode ser chamado?

Como um protótipo pode ser chamado? Este tipo de protótipo também é conhecido como rascunho, wireframe e sketche. Geralmente são desenhos feitos à mão, em folha de papel ou com ajuda de post-it, representando como serão as características da interface e o seu funcionamento.

O que é a prototipagem rápida?

O termo prototipagem rápida designa um conjunto de tecnologias usadas para se fabricar objetos físicos diretamente a partir de fontes de dados gerados por sistemas de projeto auxiliado por computador (C.A.D).

Quais são as etapas da prototipagem?

Prototipagem: tire a ideia do papel
  • Protótipo em papel;
  • Modelo de volume;
  • Encenação;
  • Storyboard;
  • Protótipo de serviços.

Quais são as características de um protótipo?

Quais são as características de um protótipo? Um protótipo é um esboço de produto ou serviço que busca visualizar uma ideia, entender comportamentos ou testar soluções. Ele é resultado de descobertas feitas em fases anteriores, sendo sustentado por hipóteses a serem testadas antes da construção do produto final.

Quais elementos deve conter um esboço de baixa fidelidade?

São características dele: – Validar premissas básicas e iniciais do produto; – Apresentar amplamente a ideia; – Conter as principais funcionalidades e fluxos de uso; – Possuir baixo grau de detalhamento estético; – Não possuir recursos de interação – normalmente não é navegável.

Como funciona o protótipo?

Um protótipo é um modelo preliminar de algum projeto para prova de conceito ou até mesmo como MVP (Produto Viável Mínimo). Durante a fase de testes e/ou planejamento de um produto, os protótipos são usados para aumentar a chance de sucesso do projeto.

Por que os protótipos de baixa fidelidade são importantes durante a fase de descoberta?

Protótipos de baixa fidelidade

Geralmente são utilizados no início do projeto para descartar as maiores incertezas, testar conceitos e descobrir valor para o produto. Podem ser usados também como base para construir protótipos de maior fidelidade.

Quais elementos chave um protótipo deve conter?

Os protótipos podem variar de acordo com o nível de fidelidade com relação ao produto final. Esse nível de fidelidade é medido com base em três parâmetros: visual (cores, ícones, componentes, botões, mensagens de texto etc), interatividade (comunicação/interação entre produto e utilizador) e conteúdo.

O que é um protótipo digital?

Um protótipo de produtos digitais é uma simulação ou demonstração que permite testes e observações para analisar antes de realmente construir. Existem várias formas de fazer um protótipo, como um modelo ou uma simulação.

Artigo anterior
Precisa de teste PCR para entrar no Brasil?
Artigo seguinte
Tem como engravidar com o próprio dedo?