Como são classificados os artigos hospitalares e como são definidas cada uma dessas classificações?
Perguntado por: Catarina Lara Pereira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)
Os artigos hospitalares são definidos de acordo com o grau de risco de infecções em três categorias: críticos, semicríticos e não críticos. Esta classificação ira nortear a escolha do processo de desinfecção ou esterilização a ser utilizado.
Como se classificam os artigos hospitalares?
Os artigos hospitalares são classificados quando ao risco de provocar infecção em pacientes, em três categorias: Artigos críticos; Artigos semicríticos; Artigos não críticos.
Como podem ser classificados os artigos hospitalares Cite um exemplo para cada categoria?
Os artigos hospitalares são classificados em:
Requerem desinfecção de alto nível ou esterilização. Artigos não críticos – são artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente. Ex.: comadres (aparadores), cubas, aparelhos de pressão, entre outros. Requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível.
O que são artigos críticos Semicriticos e não críticos?
Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra.
O que são artigos hospitalares?
Denominam-se artigos hospitalares os materiais empregados com o objetivo de prevenir danos à saúde das pessoas ou de restabelecê-la, necessários aos cuidados dispensados. Eles têm grande variedade e as mais diversas finalidades, podendo ser descartáveis ou permanentes, e esterilizáveis ou não.
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM - Tema 2: Classificação de artigos hospitalares.
Quais são os artigos?
Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.
Como se dá o processamento de artigos hospitalares?
- Limpeza: É o processo de remoção de sujidade e/ou matéria orgânica presente nos artigos e superfícies. ...
- Secagem: Parte importante do processamento de artigos hospitalares. ...
- Estocagem: ...
- Descontaminação: ...
- Desinfecção:
O que é um artigo semi crítico?
Artigo semi-crítico: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso.
O que são artigos Semicríticos?
Artigos semicríticos
São aqueles que entram em contato com a pele não-íntegra, porém, restrito às camadas da pele ou mucosas íntegras. Requerem a desinfecção de alto nível, ou a esterilização, para terem garantia do múltiplo uso.
O que é um artigo não critico?
Os artigos destinados ao contato com a pele íntegra do paciente são chamados de ARTIGOS NAO-CRITICOS e requerem limpeza ou desinfecção de baixo ou médio nível, dependendo do uso a que se destinam ou do último uso realizado.
São exemplos de artigos críticos?
Os artigos críticos são aqueles destinados a penetração, através de pele e mucosas, que entram em contato com tecidos estéreis do corpo humano, isentos de colonização. Exemplo: agulhas, materiais cirúrgicos, cateteres cardíacos e outros.
Como os artigos são classificados de acordo com o risco e potencial de contaminação?
Tendo como base a literatura estudada, observou-se que a classificação dos artigos segundo o risco e potencial de contaminação divide-se em artigos críticos, artigos semi críticos e artigos não críticos.
Qual o significado de descontaminação?
Descontaminação é um processo que consiste na remoção física dos contaminantesou na alteração de sua natureza química para substâncias inócuas.
Quais são as áreas semi críticas?
A área semicrítica é aquela que possui um menor risco de transmissão de agentes infecciosos, mas que mesmo assim precisam de todo o cuidado para que não haja contaminação. Podemos considerar como áreas semicríticas: enfermaria, ambulatório, farmácia de medicamentos e banheiros.
Quais as etapas do processamento de artigos?
- Os artigos são classificados como:
- Desinfecção: Elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos e superfícies, com exceção de esporos bacterianos. ...
- Limpeza do Artigo: ...
- Limpeza Manual: ...
- Limpeza Mecânica: ...
- Inspeção Visual: ...
- Embalagem: ...
- Esterilização:
Quais são as fases do processamento de materiais?
- Recepção dos materiais.
- Limpeza.
- Preparo do material e embalagem.
- Esterilização.
- Distribuição.
Qual a sequência correta do fluxo de processamento dos artigos odontológicos?
A seqüência de passos no reprocessamento deve ser a descontaminação (opcional), limpeza (opcional), enxágüe (após a limpeza e/ou descontaminação), secagem (para evitar a umidade), armazenagem (de acordo com a natureza do produto), esterilização) (artigos críticos) ou desinfecção (artigos semi-críticos) e armazenagem ( ...
Como identificar um artigo?
O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual a finalidade da descontaminação?
A descontaminação, nada mais é do que a continuação da limpeza, visa tornar mais seguro o manuseio dos objetos, diminuindo o risco de contaminação. É um processo conhecido como uma ação preventiva de biossegurança.
O que é descontaminação em biossegurança?
A descontaminação (um termo da Biossegurança) é a continuação da limpeza e se aplica mais ao que fazemos com objetos e embalagens. A desinfeção é a completa desintegração de microrganismos, que pode ser feita de maneira química (uso de desinfetantes) ou física (radiação ultravioleta).
Quais são as etapas de descontaminação?
- Produtos de limpeza.
- Fase 1 – Limpeza.
- Fase 2 – Descontaminação.
- Fase 3 – Desinfecção.
O que é um artigo acadêmico científico?
Os artigos científicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica. Em geral, são publicados em revistas científicas, que são veículos que exigem um formato mais direto e conciso. O conteúdo costuma ser mais crítico em relação às ideias discutidas.
São exemplos de artigos críticos exceto?
São exemplos de artigos críticos, EXCETO: a) cânula endotraqueal. b) agulhas. c) cateteres intravenosos.
O que quer dizer século e milênio?
Quantos gigas de RAM tem o Moto G100?