Como são classificados os agregados quanto ao peso específico?

Perguntado por: Fabiana Liliana Simões de Gomes  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

2.3 Quanto à massa específica pode-se classificar os agregados em leves, médios e pesados.

Como são classificados os agregados em função do seu peso específico?

Agregados leves, normais e pesados

Agregados leves: são os agregados com massa unitária inferior a 1120 kg/m3. A aplicação principal é na produção de concretos leves. Essa menor massa é devido à microestrutura celular altamente porosa. Agregados normais: são os agregados com massa unitária entre 1500 e 1800 kg/m3.

Como podem ser classificados os agregados?

Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.

Quais as densidades de agregados classificam os agregados em leves e pesados?

○ Quanto à massa específica:

○ Leves: agregados com massa específica menor que 2000 kg/m3. britadas, pedregulho, etc; ○ Pesados: agregados com massa unitária acima de 3000 kg/m3. Ex: barita, magnetita, hematita, etc.

Como escolher agregados?

Os agregados são classificados de acordo com o tamanho dos grãos: podem ser agregados miúdos (grãos pequenos), como as areias, e os graúdos, que são as pedras ou britas, com grãos maiores. Dentro desses dois tipos há ainda uma classificação mais detalhada de acordo com o tamanho, conforme será visto a seguir.

SmartCast Ep.04 | Os maiores mitos dos leilões de imóveis

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os agregados graúdos?

Agregados graúdos

O agregado do tipo graúdo é definido como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis. Seus grãos passam na pereira de 152 mm da ABNT e ficam retidos na de 4,8 mm. Para fazer o concreto usado na construção civil, não importa se serão utilizados britas ou pedregulhos.

Qual o melhor formato de agregados para produção de concretos?

No concreto, utilizamos dois tipos de agregados: o graúdo (brita) e o miúdo (areia), cada qual com funções e propriedades específicas. Agregado miúdo (areia) - Não deve conter grãos de um único tamanho, ou seja, deve-se procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica.

Quais os tipos de depósitos de agregados naturais?

Naturais: já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos. Artificiais: são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada.

Quanto ao formato do grão de agregado qual a classificação?

O agregado graúdo britado deve ser classificado na seguinte ordem: cúbico, alongada, lamelar e alongada-lamelar, sendo aconselhado o uso em concreto a forma cúbica, conhecida como forma equidimencional.

O que é e quais são os agregados graúdos e miúdos?

“Os agregados miúdos (areias) são utilizados para a fabricação de argamassas para reboco, contrapiso, na fabricação de argamassas colantes e também nos concretos. Já os agregados graúdos, brita 0 e brita 1 são utilizados para a fabricação dos concretos”.

O que são agregados exemplos?

Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo. A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.

O que é um agregado na química?

Em química, um agregado atômico ou agregado atómico frequentemente designado pelo termo inglês cluster é um grupo de átomos ligados, de tamanho intermediário entre uma molécula e um sólido de grande tamanho, massa ou volume.

O que são agregados para a construção civil?

Agregados para Construção Civil são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias naturais ou obtidas por moagem de rocha, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes ...

O que é massa específica de um agregado?

o volume ocupado pelas partículas do agregado, • os poros existentes dentro das partículas, • massa específica e a massa unitária do agregado. A massa específica é definida como a massa do material por unidade de volume, excluindo os poros internos das partículas (vazios). 2700 kg/m3.

Quais são os agregados industrializados?

Industrializados: os que têm sua composição particulada obtida por processos industriais. A matéria prima pode ser rocha, escória de alto forno e argila.

O que é agregado é qual o procedimento de sua classificação quanto a granulometria?

Agregados para construção civil são materiais minerais, sólidos inertes que, de acordo com granulometrias adequadas, são utilizados para fabricação de produtos artificiais resistentes mediante a mistura com materiais aglomerantes de ativação hidráulica ou com ligantes betuminosos.

O que é o Índice de forma?

Definições: Índice de forma do agregado: Média da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado, ponderada pela quantidade de grãos de cada fração granulométrica que o compõe. Comprimento de um grão: Maior dimensão possível de ser medida em qualquer direção do grão.

O que é um material Pulverulento?

Segundo a NBR 7219, material pulverulento são partículas com dimensão inferior a 0,075mm, inclusive os materiais solúveis em água, presentes nos agregados. Observa-se que as porcentagens de material pulverulento das areias artificiais ficaram acima de 5% da massa total, como valor limite especificado na norma.

Quais os tipos de jazidas de onde são extraídos os agregados naturais?

Quanto à sua origem, as jazidas podem ser classificadas como: Jazidas magmáticas. ... Jazidas aluvionares. Jazidas petrolíferas.

Quais são os tipos de aglomerantes?

Os principais aglomerantes são:

Cimento; Cal Aérea; Cal Hidráulica; e. Gesso.

Para que serve o pedrisco?

A brita 0 (ou pedrisco), por suas dimensões reduzidas, é bastante empregada na fabricação de vigas e vigotas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto intertravado, jateamento em túneis e acabamentos em geral.

Quais as formas de realizar a mistura do concreto?

Mistura manual do concreto
  1. Primeiro coloca-se a areia, numa camada de aproximadamente 15 em;
  2. Em seguida adiciona-se o cimento e mistura-se bem, usando enxadas e pás;
  3. A mistura de cimento e areia deve ser feita até apresentar cor homogênea;
  4. Juntam-se as britas e prossegue-se com a mistura até ficar bem homogênea;

Qual a influência dos agregados na qualidade dos concretos?

Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois, alterando a distribuição granulométrica e introduzindo material de alta absorção de água, melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto.

Qual é o tamanho de agregado nominal adequado a ser usado nos concretos asfálticos?

Em misturas asfálticas, empregam-se preferencialmente as lateritas lavadas, resul- tantes do processo de separação dos agregados graúdos desse material, maiores que 4,8mm.

Quais os tipos de cimento existentes no mercado?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Artigo anterior
Como é feito o isolamento absoluto em Endodontia?
Artigo seguinte
Precisa de VR pra jogar Help Wanted?