Como são classificadas as doenças endêmicas?

Perguntado por: Rebeca Isabel Gaspar de Lourenço  |  Última atualização: 15. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)

Na epidemiologia, uma doença é classificada como endêmica quando ocorre com frequência em uma região, não se espalhando por outras comunidades. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta de forma restrita apenas numa determinada área, de causa local.

O que é uma doença endêmica?

E uma endemia ocorre quando a doença é recorrente na região, mas não há um aumento significativo no número de casos e a população convive com ela. A dengue tem caráter endêmico no Brasil, porque ocorre durante o verão em certas regiões.

Como são classificadas as doenças endêmicas Brainly?

Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Como são classificadas as doenças em?

No Código Internacional de Doenças (CID), as doenças são classificadas em: Infecciosas e parasitárias; Neoplasias (tumores);

São doenças endêmicas presentes no Brasil?

Doenças endêmicas do Brasil

Dentre as principais endemias que desafiam a saúde pública brasileira hoje são: Sarampo, a malária; Leishmaniose; Esquistossomose; Febre Amarela; dengue, Tracoma; Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose; Cólera e Gripe A e Paracoccidioidomicose.

Aula Doenças Endêmicas

15 questões relacionadas encontradas

O que causa as doenças endêmicas?

Endemia pode ser definida como a frequência de uma determinada doença, estando normalmente relacionada com uma região devido a fatores climáticos, sociais, higiênicos e biológicos. Dessa forma, uma doença pode ser considerada endêmica quando os casos acontecem com uma certa frequência em determinado local.

O que são endemias rurais?

INTRODUÇÃO Convencionou-se no Brasil designar determinadas doenças, a maioria delas parasitárias ou transmitidas por vetor, como "endemias", "grandes endemias" ou "endemias rurais".

Quais são as doenças epidêmicas?

De acordo com o evoluir da história da humanidade, várias epidemias foram registradas. Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas.

Como se classifica uma pandemia?

Pandemias são quando uma determinada doença atinge todos os continentes do mundo. O SARS-CoV-2 é o primeiro coronavírus a ser classificado como pandemia. Diante dessa situação, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon, ressaltou que todos os países devem ativar e ampliar os mecanismos de resposta a emergências em saúde.

Quais são as principais epidemias?

As 3 principais epidemias que atingiram o Brasil
  • Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ...
  • Gripe espanhola (1918) Causador: vírus influenza H1N1, transmitido entre pessoas. ...
  • Varíola (início do século 20)

Qual a relação da epidemiologia com as doenças endêmicas?

Na epidemiologia, uma doença é classificada como endêmica quando ocorre com frequência em uma região, não se espalhando por outras comunidades. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta de forma restrita apenas numa determinada área, de causa local.

Qual a diferença entre endemia e epidemia?

A nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende por diversas regiões, continentes e países do planeta.

O que é a prevalencia de uma doença?

A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. O surgimento da doença. Mede a proporção da população que já tem a doença. A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco.

Como se escreve epidemia ou pandemia?

A definição de epidemia para a OMS corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, em uma região específica. Por sua vez, a pandemia diz respeito a uma doença que se alastrou em escala mundial, em mais de dois continentes.

Quando começo a pandemia?

25 de abril de 2009: pandemia de H1N1. 5 de maio de 2014: disseminação internacional de poliovírus. 8 agosto de 2014: surto de Ebola na África Ocidental. 1 de fevereiro de 2016: vírus zika e aumento de casos de microcefalia e outras malformações congênitas.

Quando a Covid-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia?

11 de março de 2020 – O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta quarta-feira (11), em Genebra, na Suíça, que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, é agora caracterizada como uma pandemia.

O que é uma espécie epidêmica?

Uma espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica. O endemismo é causado por quaisquer barreiras físicas, climáticas e biológicas que delimitem com eficácia a distribuição de uma espécie ou provoquem a sua separação do grupo original.

Qual foi a pior epidemia?

Quando se fala em quantidade de pessoas que morreram em um curto espaço de tempo, a pior epidemia foi a da peste negra, que assolou a Europa e a Ásia no século 14. Também conhecida como peste bubônica, a doença apareceu em 1348 e, em dois anos, matou um terço da população européia (estimada em 75 milhões de pessoas).

Qual foi a doença que mais matou?

A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca. O número de mortes por doenças cardíacas aumentou em mais de 2 milhões desde o ano 2000 para quase 9 milhões em 2019.

Como é feito o controle de endemias no Brasil?

Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas.

O que é epidemia artigo?

Epidemia: denominação utilizada em situações em que a doença envolve grande número de pessoas e atinge uma larga área geográfica. Evento: manifestação de doença ou uma ocorrência que apresente potencial para causar doença.

Quais os principais vetores de proliferação das endemias?

As formas de transmissão desses agentes infecciosos variam, podendo ocorrer por meio do contato respiratório, de forma direta, por fômites (objetos ou partículas contami- nadas), por transmissão vetorial (mosquitos e carrapatos) ou por meio de fezes contaminadas.

Como prevenir uma endemia?

Algumas das estratégias que podem ser adotadas para conter uma epidemia é evitar viajar e frequentar ambientes fechados e com maior concentração de pessoas, como shoppings, cinema e restaurantes.

O que é a infestação?

Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.

O que é faixa endêmica?

O termo doença endêmica ou endemia é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado denominado de “faixa endêmica”, seja esse um estado ou um país.

Artigo anterior
Quanto ganha um professor titular aposentado da USP?
Artigo seguinte
Como foi a colonização portuguesa?