Como são classificadas as bases?

Perguntado por: Rita Freitas Pereira  |  Última atualização: 10. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

As bases podem ser classificadas de acordo com o número de hidroxilas (OH-) que contem na molécula: Monobases: 1 hidroxila (OH-) Dibases: 2 hidroxilas (OH-) Tribases: 3 hidroxilas (OH-)

Quais as classificações da base?

Classificação das Bases
  • Monobases: bases que apresentam um grupo OH-. ...
  • Dibases: bases que se caracterizam pela presença de dois grupos OH-. ...
  • Tribase: a presença de três grupos OH- caracteriza esta base. ...
  • Tetrabase: esta base conta com quatro grupos OH- em sua composição. ...
  • Base fraca: NH4OH (hidróxido de amônio)

Como podemos identificar as bases?

Existem três aspectos que identificam uma base:
  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal;
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

Como se classificam as bases quanto a solubilidade?

Solubilidade em água

Exemplos: - base solúvel: LiOH - hidróxido de lítio. - base pouco solúvel: Ca (OH)2 - hidróxido de cálcio. - base insolúvel: Fe (OH)3 - hidróxido de ferro.

Como classificar uma base como forte ou fraca?

Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base. Se o Y da base for um metal alcalino ou metal alcalinoterroso (com exceção dos elementos berílio e magnésio), ela será forte.

Classificação das bases - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a classificação das bases de acordo com o grau de dissociação?

Classificação das Bases

A força das bases está diretamente relacionada com a sua solubilidade: quanto maior a solubilidade de uma base, maior será o seu grau de dissociação, e ela será considerada uma base forte. Se for pouco solúvel, a base terá baixo grau de dissociação e será considerada uma base fraca.

São exemplos de bases?

Exemplos de bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH) é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza.

O que são bases e suas características?

As bases são compostos iônicos e formam soluções eletrolíticas. Sua característica marcante é o sabor adstringente. Algumas bases são altamente corrosivas, sendo agressivas aos olhos, pele e mucosas. Em contato com ácidos, as bases reagem por reação de neutralização, formando sal e água como produtos.

Quais são as bases mais fortes?

Exemplos de bases fortes: Bases dos metais alcalinos (LiOH, NaOH, KOH, RbOH, CsOH) e de alguns metais alcalinoterrosos (Ca(OH)2, Sr(OH)2, Ba(OH)2). O Mg(OH)2 é uma exceção, sendo uma base fraca. O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH) é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza.

Como formar uma base química?

Hidróxido + de + nome do elemento
  1. Iniciar a fórmula com a sigla referente ao nome do elemento;
  2. Em seguida, escrever o grupo OH, referente ao termo hidróxido;
  3. Por fim, escrever o número no lugar de x (presente na fórmula geral), o qual corresponde à carga do cátion formado pelo elemento.

Quais são as principais características dos ácidos e das bases?

- Estrutura - ácidos são moleculares, pois são formados a partir de uma ligação covalente. Já as bases, além de moleculares podem ser iônicas, ou seja, formadas por ligação iônica. - Solubilidade - os ácidos se dissolvem facilmente na água, contudo a maioria das bases são insolúveis.

Quais são as principais bases e suas aplicações?

Principais Bases e Seus Usos
  • Hidróxido de Sódio (NaOH): sólido branco, cristalino, higroscópico, absorve água e gás carbônico (CO2) do ar, tóxico. ...
  • Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2): Está presente na solução que é comercializada com o nome de “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal.

Como classificar um ácido e uma base?

Um meio considerado neutro possui pH igual a 7, como é o caso da água destilada. Os ácidos possuem pH menor que 7, enquanto as bases possuem pH maior que 7.

Quais são os 4 tipos de sais?

Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados.

O que são ácidos e bases?

De acordo com ela, ácidos são substâncias que, numa ligação química, podem receber pares eletrônicos, enquanto as bases são aquelas que cedem estes pares. A definição de Lewis abrange as de Arrhenius e a definição protônica, que, entretanto, continuam válidas dentro de suas próprias abrangências.

Qual é a principal característica das bases?

As bases são substâncias químicas que apresentam um pH maior do que 7, representando os compostos alcalinos. O termo “base” identifica uma função inorgânica, caracterizando as moléculas que apresentam as características básicas, como a liberação de íons OH quando em meio aquoso.

O que é uma base inorgânica?

Funções inorgânicas: bases

As bases são substâncias que sofrem dissociação em meio aquoso, liberando cátions e o ânion hidróxido OH, chamado de hidroxila. Bases podem ser consideradas fortes ou fracas, dependendo do seu grau de dissociação. Bases inorgânicas são bons condutores de energia em meio aquoso.

Qual é a classificação dos sais?

Em virtude dessa definição e origem, a classificação dos sais é realizada de acordo com a natureza ou tipo de íons que os contituem. Dessa forma, os sais inorgânicos são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alúmens.

Quais são os tipos de ácidos?

Ácidos mais comuns
  • Ácidos mais comuns na química do cotidiano.
  • Ácido clorídrico (HCl)
  • Ácido sulfúrico (H2SO4)
  • Ácido nítrico (HNO3)
  • Ácido fosfórico (H3PO4)
  • Ácido acético (CH3 - COOH)
  • Ácido fluorídrico (HF)
  • Ácido carbônico (H2CO3)

Qual é a propriedade comum das bases inorgânicas?

A função inorgânica base engloba compostos iônicos que sofrem dissociação em água, gerando o íon OH- (hidroxila) como único ânion. O cátion que forma a substância básica, geralmente, é de caráter metálico.

Qual e a dissociação das bases?

A dissociação das bases é um fenômeno físico que ocorre sempre que essas substâncias são adicionadas à água ou são submetidas ao processo de fusão (passagem do estado físico sólido para o líquido).

O que e dissociação das bases exemplos?

Dissociação das bases é um processo físico que ocorre com esse importante grupo de substâncias inorgânicas ao serem dissolvidas em água, ou quando passam pelo processo de fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido por meio de aquecimento).

O que e a dissociação de uma base?

A dissociação das bases é um fenômeno de liberação de íons, relacionado ao grau de ionização dessas substâncias em água ou quando fundidas.

Artigo anterior
O que é pericárdio qual a sua função?
Artigo seguinte
O nome fica sujo por quanto tempo?