Como saber se você está obcecada por alguém?

Perguntado por: Lucas Tomás Figueiredo Azevedo  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

Outros comportamentos que tornam o amor obsessivo são:
  • Tensão constante quando a pessoa está longe;
  • Ciúmes excessivo e sem motivo;
  • Controle por meio de ligações e mensagens constantes;
  • Questionamentos invasivos em vez de conversas agradáveis;
  • Medo constante de perda, mesmo quando se está ao lado da pessoa.

O que é uma pessoa obcecada por outra?

A obsessão amorosa é traduzida em um comportamento obsessivo em relação a outra pessoa, estando ou não em um relacionamento amoroso com ela. Muitas vezes, algumas pessoas estão tão obcecadas pelo seu/sua parceiro/a, que organizam as suas vidas completamente em função dele/a.

Como se livrar da obsessão por uma pessoa?

Eleve sua autoestima. Pessoas com baixa autoestima podem desenvolver obsessões e a possessividade. Para que isso não ocorra, é fundamental olhar para suas feridas emocionais, entender quais são suas crenças limitantes e começar a perceber e dissolver esses padrões de comportamento.

Sou obcecada por uma pessoa?

Nem sempre é um transtorno ficar obcecado por uma pessoa, mas pode ser dependendo da forma e intensidade dessa obsessão, assim como se isso traz sofrimento a pessoa obcecada ou ao obsediado. Nesses casos recomendo uma avaliação psicológica. Nem sempre. A experiência de estar apaixonado traz componentes obsessivos.

Como saber se o que sinto é amor ou obsessão?

O amor saudável não faz chantagem emocional

Há quem afirme que vai machucar a si mesmo ou outra pessoa caso o relacionamento são seja reatado. Claramente, isso é um sinal de obsessão. O amor saudável é incapaz de ameaçar ou maltratar o outro.

?14 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTA OBCECADO POR ALGUÉM

31 questões relacionadas encontradas

Como se comporta uma pessoa obsessiva?

O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade ou eficiência) que acaba interferindo na conclusão da tarefa.

Quando o amor passa a ser obsessão?

O que é o amor obsessivo

Em um relacionamento, amor obsessivo significa que uma pessoa foi além do amor e ficou obcecada pela outra pessoa. Em outros casos, os sentimentos podem se tornar obsessão quando não se sabe nada da outra pessoa, e ela é uma mera “conhecida” que só vimos passar ou encontramos em algum lugar.

O que é Limerencia?

A limerência, termo cunhado em 1979 pela psicóloga Dorothy Tennov em seu livro Love and limerence: the experience of being in love (Amor e limerência: a experiência de estar apaixonado, em tradução livre), é justamente o estado patológico de paixão: limitante, absorvente e perigoso para os envolvidos.

Qual a diferença entre obsessão e compulsão?

Obsessão é a ideia fixa, geralmente de conteúdo desagradável e (auto)punitivo, à medida que a compulsão é o ritual que essa ideia obriga a pessoa a fazer.

O quê obsessores mais odeiam?

Que você jamais perdoe, que sinta muita raiva e desejo de vingar-se das pessoas as quais lhe fizeram mal. Além disso, que você faça valer a sua palavra a qualquer preço, sem compaixão, sem paciência e sem respeito.

Quem tem obsessão por sexo?

Os nomes para quem tem o sexo como ideia fixa são muitos. Desde compulsão sexual - vulgarmente chamados de tarados ou ninfomaníacos - TOC um tipo de transtorno obsessivo compulsivo por sexo, hipersexualidade, desejo sexual hiperativo ou desordem do desejo sexual hiperativo.

Quando um homem é obcecado por uma mulher?

“Muitas vezes as obsessões são acompanhadas de uma sensação de medo e podem se desenvolver de forma patológica, dando origem a uma neurose obsessiva. A pessoa obssecada por alguém é capaz de fazer coisas imagináveis para ter a atenção e atingir seus objetivos” completou.

O que é fixação por uma pessoa?

Fixação (em alemão Fixierung) em Psicologia é um conceito criado por Freud para designar um apego permanente da libido a um estágio inicial e mais primitivo de desenvolvimento, ou ainda, um forte apego à pessoas ou coisas especialmente mórbido formado na infância e que leva a um comportamento neurótico ou imaturo.

O que é obsessão exemplos?

As obsessões

Ele cita, como exemplo de obsessão, a ideia de poder ser contaminado ao tocar um objeto ou uma pessoa. Além desse, outros pensamentos relacionados a doenças, sujeira, morte, simetria e sexualidade costumam gerar ansiedade e estresse nas pessoas com TOC.

Quanto tempo dura uma obsessão?

“Ela geralmente dura cerca de dois a três anos, mas pode durar vários anos e mesmo décadas.”

Quais são os tipos de obsessão?

3 tipos de obsessão, segundo Raul Teixeira
  • obsessão simples;
  • fascinação;
  • subjugação.

Como tratar a limerência?

Tanto nos Estados Unidos quanto no Pro-Amiti, que oferece atendimento gratuito, a terapia cognitivo comportamental é a mais utilizada no tratamento. Além disso, às vezes, são empregados medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e estão sendo testadas medicações usadas em transtornos por uso de substâncias.

O que significa amor vazio?

Amor vazio é caracterizado por um compromisso sem intimidade ou paixão. Um amor "forte" pode ser deteriorado e tornar-se um amor vazio.

O que é a doença de amor?

O amor patológico, como é chamado pelos psiquiatras e psicólogos, causa sintomas de necessidade e abstinência, ansiedade e até depressão. "A pessoa costuma deixar suas atividades, cuidados com ela mesma, com o trabalho, e fica pensando somente no parceiro.

O que causa pensamentos obsessivos?

É comum que o pensamento obsessivo seja uma resposta a momentos de estresse, medo ou mau humor. Nessas ocasiões, nosso processo de reflexão se vê prejudicado, gerando ideias pessimistas e exageradas. Certamente, muitas pessoas têm pensamentos indesejados, fatalistas e assustadores quando se sentem inseguras.

O que é fixação na psicanálise?

A fixação é um mecanismo de defesa que consiste numa paragem ou cessação do desenvolvimento psicossexual em determinado ponto do processo de maturação. Pode tratar-se de um bloqueio temporário e normal da maturação ou ser permanente e patológico, dando origem a neuroses ou desvios de personalidade.

Como identificar um homem que não presta?

Sinais para reconhecer um cafajeste
  1. Nunca tem tempo.
  2. Não aparece em datas importantes.
  3. Adora se fazer de vítima.
  4. Sempre mente.
  5. Dá sinais de infidelidade.
  6. Arranja brigas em momentos estratégicos.
  7. Ele tem várias amigas que são quase irmãs.
  8. Ele não deixa você olhar nenhuma rede social.

Como identificar um homem problemático?

Ele é inseguro: Homens que encostam demais tendem a ser inseguros. Quando o parceiro não está confortável ou certo de que a relação vai bem ele começa a encostar nos braços, ombros, costas e mãos da parceira, pois na verdade ele gostaria de agarrá-la. Esse tipo de homem costuma olhar muito para baixo também.

Como agem os espíritos obsessores?

Um espírito que obsedia um outro, geralmente, trata-se de um que julga ter sido intensamente prejudicado por esse outro, nesta ou em outras encarnações, buscando, na obsessão, vingar-se daquele que julga tê-lo prejudicado.

O que fazer com obsessores encarnados?

A única forma de evitar ataques desse tipo, seja quando se é atingido pela obsessão ou quando a causamos, é vigiar e orar. “É preciso vigiar a qualidade de nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas atitudes.

Artigo anterior
Como ler QR Code recebido no WhatsApp?
Artigo seguinte
Quem matou o Rei do Crime?