Como saber se você está com periodontite?

Perguntado por: Dinis Leonardo Nunes de Torres  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

Sintomas e sinais
  1. Mau hálito.
  2. Inflamação gengival.
  3. Sangramentos na boca (especialmente durante a escovação)
  4. Gengivas com cor mais escura.
  5. Dores.

Como se descobre a periodontite?

Sintomas da doença periodontal
  1. Gengiva inchada, vermelha e sensível;
  2. Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
  3. Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
  4. Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
  5. Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
  6. Aftas;
  7. Mau hálito persistente;

O que fazer para acabar com a periodontite?

“O uso de antibióticos como amoxicilina e minociclina, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o bochecho com clorexidina também são métodos que ajudam a tratar a doença”, afirma.

Qual o primeiro sinal clínico da doença periodontal?

Gengiva inchada, vermelha ou sangrando

A gengivite é uma doença periodontal em estágio inicial que, se tratada precocemente, pode ser facilmente revertida. Seus principais sintomas são a vermelhidão, inchaço e sangramentos eventuais.

Como saber se a periodontite está avançada?

Sinais e sintomas.

✓ perda óssea severa; ✓ exposição das raízes dentárias; ✓ retração gengival; ✓ mobilidade dos dentes (em alguns casos);

Como Saber se Tenho Doença Periodontal? Gengivite ou Periodontite - Dra. Cíntia Amorim - Adornare

34 questões relacionadas encontradas

Quando a periodontite é grave?

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

É possível reverter a periodontite?

Provavelmente você está se perguntando: a doença periodontal é reversível? Embora a doença periodontal avançada possa exigir intervenções mais complexas, é possível reverter a gengivite.

O que é nível clínico de inserção?

- Nível Clínico de Inserção (NIC): É a distância entre a base da bolsa (sulco) e um ponto fixo (JCE – junção amelocementária). Avalia a extensão da perda de inserção periodontal em mm. É o melhor indicador do grau de destruição periodontal.

Como o tecido periodontal se manifesta em uma inflamação aguda?

A inflamação resultante afeta o ligamento periodontal, gengiva, cemento e osso alveolar. A gengiva perde progressivamente sua inserção nos dentes, começa a perda óssea e as bolsas periodontais se aprofundam. Com a perda óssea progressiva, os dentes podem apresentar mobilidade e a gengiva sofre retração.

O que a doença periodontal pode causar?

Os riscos da periodontite são grandes. Sem os devidos cuidados, ela pode levar à perda das estruturas que sustentam o dente na boca (osso, ligamento e cemento) e, em estágios mais avançados, causar a perda dos dentes.

Como tratar naturalmente a periodontite?

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

Como é o tratamento da doença periodontal?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Quais instrumentos são utilizados para o diagnóstico da doença periodontal na primeira consulta?

A sondagem clínica com a sonda periodontal para medir as bolsas gengivais e o nível de inserção (“altura óssea”), ambos de precisão milimétrica, é indispensável para o diagnóstico de periodontite.

Quais são os estágios da periodontite?

Os 3 estágios da doença Periodontal
  • 1 – Estágio Inicial: Gengivite. Acontece quando o espaço entre o dente e a gengiva alcança 4 mm de profundidade. ...
  • 2 – Estágio Intermediário: Periodontite. Neste nível, o sulco gengival chega a 4mm a 6mm. ...
  • 3 – Estágio Final: Periodontite avançada.

Quais são as principais manifestações locais da inflamação aguda?

Sinais da Inflamação

Temos 5 sinais flogísticos: calor, rubor, edema, dor e limitação funcional.

Como ocorre o processo inflamatório agudo?

Resposta imediata a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão. As alterações vasculares decorrentes da inflamação visam facilitar o movimento de proteínas plasmáticas e células sanguíneas da circulação para o local da lesão ou infecção.

Quem tem periodontite pode colocar facetas?

Johnathan garante que, desde que o paciente esteja com a doença controlada e fazendo o devido acompanhamento regular, ele pode fazer tratamentos estéticos, como clareamento, lentes de contato dental e facetas de porcelana.

Como medir nível clínico de inserção?

O nível de inserção periodontal é definido clinicamente como a distância entre a junção cemento-esmalte (JCE) e o fundo da bolsa ou sulco. Uma vez que a gengiva está inserida no dente na altura da JCE, o nível de inserção clínica onde não ocorreu perda tecidual é zero.

O que é o periodonto de proteção?

O periodonto é constituído pelas estruturas que circundam o dente, sendo dividido em periodonto de proteção (gengiva e mucosa alveolar) e periodonto de sustentação (ligamento periodontal, cemento e osso alveolar). ... Por outro lado, ajuda também a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

Qual o principal sinal clínico que determina o diagnóstico da gengivite?

A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Qual a melhor pasta de dente para quem tem periodontite?

O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.

Qual a relação entre a genética e a periodontite?

A predisposição não é hereditária

Ao contrário do que se pensa, a doença periodontal não é passada de geração para geração. A culpada pelo seu aparecimento, na verdade, sempre será a placa bacteriana. Ainda assim, algumas condições podem agravar o problema e tornar o paciente mais propenso a esse quadro.

Quais são os tipos de doenças periodontais?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Artigo anterior
O que é a dieta alcalina?
Artigo seguinte
Quanto tempo treinar por dia?