Como saber se uma substância é molecular ou não?

Perguntado por: Alexandre Marcos de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

As substâncias moleculares geralmente possuem ponto de fusão e ebulição menores que as compostos iônicos; são más condutoras de eletricidade nos estados sólido e líquido; e as forças intermoleculares são fracas, consistindo apenas de forças de Van der Walls. São reações entre não-metais.

Como são as substâncias moleculares?

As substâncias moleculares são aquelas que se formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado.

Como saber se a substância é Ionica molecular ou metálica?

Para distinguir se determinadas substâncias do nosso dia a diasão iônicas, moleculares ou metálicas, podem-se analisar essas características e compará-las. Duas propriedades bem eficazes nesse sentido, por exemplo, são os pontos de fusão e ebulição.

O que é características moleculares?

As propriedades dos compostos moleculares estão relacionadas com os seus estados físicos, tenacidade, dureza e comportamento em relação à condução de calor e eletricidade. ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.

O que são moléculas e substâncias?

As moléculas são formadas por meio da ligação covalente dos átomos e, por isso, também podem ser chamadas de compostos covalentes. Quando as moléculas interagem entre elas, por meio das interações intermoleculares, formam as substâncias que nós conhecemos do cotidiano.

Aula 6 - Substâncias Moleculares X Substâncias Covalentes

39 questões relacionadas encontradas

O que é uma molécula?

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

O que são substâncias moleculares e exemplos?

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

O que é uma solução molecular?

Soluções moleculares: São compostas por solutos de origem molecular, por exemplo, água com açúcar (C12H22O11 + água). Há casos especiais onde há presença de compostos iônicos e moleculares compondo a solução, como o caso do ácido acético em água, que possui moléculas CH3COOH e íons CH3COO- e H+.

Quais os componentes moleculares de uma célula?

As células são constituídas, basicamente, por três ti- pos de polímeros: ácidos nucleicos – formados pelos nucleotídeos (monômero); proteínas – constituídas pelos aminoácidos; e carboidratos ou polissacarídeos – cujos monômeros são os açúcares ou monossacarídeos.

Qual a diferença entre ligação covalente e molecular?

Os compostos moleculares são os formados por ligações covalentes entre um número definido de átomos, enquanto os compostos covalentes são macromoléculas.

Como identificar uma substância iônica?

Em razão desses arranjos, as substâncias iônicas possuem as seguintes propriedades principais:
  1. São sólidas em temperatura ambiente;
  2. Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição;
  3. São duras e quebradiças;
  4. Conduzem corrente elétrica quando dissolvidas na água e quando fundidas.

Como saber se o composto é iônico?

Compostos iônicos são aqueles formados por íons de cargas opostas através de interação eletrostática (forte), ou seja, para uma substância ser considerada iônica, deve possuir pelo menos uma ligação iônica na sua estrutura.

Quais as características das substâncias iônicas covalentes e metálicas?

Em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos dos elementos químicos se combinam uns com os outros e os principais tipos são: Ligações iônicas: transferência de elétrons; Ligações covalentes: compartilhamento de elétrons; Ligações metálicas: existência de elétrons livres.

Quais os três tipos de substâncias que podem ser formadas por ligação química?

Ligações químicas são feitas por átomos para terem maior estabilidade e assim formarem diversos compostos. Essas ligações podem ser iônicas, covalentes ou metálicas.

O que acontece com as moléculas de uma substância?

Quando uma substância é aquecida, ela recebe energia de forma que suas moléculas ficam agitadas, passando a ocupar um maior volume, ou seja, sofre dilatação.

Quais são substâncias puras?

Substâncias puras ou simplesmente substâncias: São aquelas constituídas somente por um tipo de constituinte (moléculas, átomos, íons, fórmulas unitárias etc.) e possuem pontos de fusão e ebulição constantes a uma dada pressão, além de densidade bem definida, em determinada pressão e temperatura.

O que são células moleculares?

As células são compartimentalizadas, formadas por um complexo agregado de moléculas, organizadas conforme suas funções, na qual o conteúdo celular é separado do meio extracelular pela membrana plasmática. O volume interno é composto por uma solução aquosa complexa, o citosol, e várias partículas e moléculas dispersas.

Quantas moléculas tem uma célula?

Estas medições permitiram-lhes determinar que aproximadamente 400 moléculas de CENP-A estão presentes nos centrômeros das células humanas.

Quais são os principais constituintes das células?

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.

Qual a diferença entre solução iônica é molecular?

Classificações
  1. Soluções Iônicas: são aquelas que apresentam íons dissolvidos. São chamadas também de soluções eletrolíticas, pois conduzem corrente elétricas. ...
  2. Soluções moleculares: são aquelas formadas por moléculas dissolvidas. São também chamadas de não eletrolíticas, pois não conduzem corrente elétrica.

O que é uma solução concentrada?

Solução concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida. Solução saturada: neste caso, a quantidade de soluto é a máxima permitida para uma certa quantidade de solvente, em determinada temperatura.

O que é uma dissociação iônica?

Portanto, dissociação iônica é quando íons que já existiam antes são separados, ou seja, só ocorre com compostos iônicos.

São exemplos de substâncias compostas?

Esses podem ser decompostos em outras substâncias simples ou compostas. Exemplos de substâncias compostas: água (H2O), água oxigenada (H2O2), bicarbonato de sódio (NaHCO3), gás carbônico (CO2), gás cianídrico (HCN).

O que é uma substância de exemplo?

Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

O que são substâncias compostas de exemplos?

Substância pura composta

Pode ser formada por mais de um tipo de elemento, sob a forma de íons diferentes. Não existe limite para o número de átomos que formam uma substância composta. Exemplos: CO2 (dióxido de carbono), NaCl (cloreto de sódio), H2O (água).

Artigo anterior
O que quer dizer Cid-f 29?
Artigo seguinte
Quais são os dois modelos de componentes da composição corporal?