Como saber se uma pessoa tem TDAH?

Perguntado por: Artur Lourenço  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (33 avaliações)

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Como descobrir se a pessoa tem TDAH?

Quais são os sintomas de hiperatividade no TDAH?
  1. Mexer pés e mãos ou se contorcer na cadeira escolar constantemente;
  2. Dificuldade para permanecer sentado;
  3. Correr e escalar objetos, móveis, muros etc;
  4. Dificuldade em se envolver em atividades silenciosas;
  5. Fala excessiva;
  6. Responder antes que as perguntas sejam concluídas;

Quais são os 18 sintomas de TDA?

Os 18 sinais do TDAH
  • Não presta atenção em detalhes ou comete erros por descuido.
  • Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas, conversas e leituras.
  • Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra.
  • Não segue instruções até o fim e não consegue terminar trabalhos.

Quais os 3 principais comportamentos do TDAH?

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.

Como é feito o teste de TDAH?

O médico avalia o paciente por meio de um histórico clínico detalhado, onde observa aspectos do comportamento, fala, humor, atenção, entre outros. O psiquiatra também pode complementar o diagnóstico com testes, questionários e conversas com o paciente e/ou familiares.

COMO SABER SE TENHO TDAH?

41 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre TDA e TDAH?

O TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) é uma versão mais antiga do conceito de TDAH, caracterizado principalmente pela desatenção, sem a presença de hiperatividade ou impulsividade significativas.

Como saber se é TDAH ou ansiedade?

TDAH e ansiedade podem caminhar juntos

Ambos podem estar associados a falta de motivação e dificuldade em focar a atenção. Por outro lado, um padrão de atrasos, perda de prazos e esquecimento de compromissos devido ao TDAH pode levar à ansiedade e à sensação de fracasso.

O que uma pessoa com TDAH faz?

“O TDAH é um transtorno mental que começa na infância e pode ou não persistir na idade adulta, que traz uma série de sintomas”, explica o psiquiatra Mario Louza. “Há distraibilidade muito grande, a pessoa se vê como avoada ou distraída, perde objetos, é desorganizada e se atrapalha com coisas cotidianas”. complementa.

Como são os sentimentos de uma pessoa com TDAH?

A hiperatividade pode levar a comportamentos impulsivos. Ou seja, uma pessoa inquieta possui maiores chances de agir sem pensar do que outra mais calma. Assim, a própria impulsividade pode gerar sentimentos negativos, como culpa, arrependimento, frustração, entre outros.

O que o TDAH pode causar?

Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).

Como saber se você tem TDAH em casa?

Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que freqüência você evita ou adia o início? Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho? Com que freqüência você se distrai com atividades ou barulho a sua volta?

Qual médico detecta déficit de atenção?

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Como identificar TDAH em adulto teste?

Avaliação preliminar de TDAH (DDA) para adultos

Presta pouca atenção a detalhes e comete erros por falta de atenção. Tem dificuldade em se concentrar ao assistir uma palestra, ler um livro. Às vezes parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra, ou numa conversa acaba distraindo-se, prestando atenção em outras coisas.

Quanto custa um teste de TDAH?

Conforme os colegas já mencionaram, o valor depende das queixas relatadas na anamnese para um diagnóstico acurado acerca do funcionamento das habilidades cognitivas e do comportamento do paciente. Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

Quais os 7 tipos de TDAH?

Outros tipos de TDAH do médico Daniel Amen
  1. Clássico TDAH (dependendo da fonte, os tipos de Amen podem ou não incluir o “H”) Isso envolve sintomas como desorganização, distração, impulsividade e, às vezes, hiperatividade.
  2. TDAH desatento. ...
  3. TDAH superfocado. ...
  4. Sistema límbico TDAH. ...
  5. TDAH do lobo temporal. ...
  6. Anel de fogo.

O que acontece quando não se trata o TDAH?

O tratamento inadequado ou não tratamento de uma criança com TDAH pode causar grande impacto em sua vida adulta. Estudos revelam que 79% dos adultos com TDAH não tratados na infância apresentam sintomas de ansiedade, depressão e doenças físicas, se comparados com 51% dos adultos isentos da distúrbio.

O que irrita uma pessoa com TDAH?

O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.

Como um TDAH demonstra amor?

O TDAH está frequentemente associado a períodos de hiperfoco, quando a pessoa concentra toda a sua atenção em algo que a fascina. Quando se apaixonam, podem se dedicar intensamente ao objeto de seu afeto, tornando a relação muito empolgante e intensa.

Quem tem TDAH gosta de carinho?

De acordo com a neuropsicóloga Nathalie Gudayol, o TDAH não impede as pessoas de se apaixonarem. Para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação.

Que tipo de exame é feito para diagnosticar TDAH?

Não existem exames para diagnosticar o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que exige uma investigação clínica longa e detalhada, com diversas etapas de avaliação.

O que uma pessoa com TDAH deve evitar?

Farinha branca e açúcar devem ser evitados! Eles são rapidamente metabolizados pelo organismo, aumentando abruptamente os níveis de glicose no sangue. Desta maneira, o cérebro entra em uma espécie de montanha-russa constante, com altos e baixos na disponibilidade do seu principal nutriente.

Quem tem TDAH é considerado especial?

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Quais doenças podem ser confundidas com TDAH?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

Como suspeitar de TDAH?

Quando suspeitar de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças? A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância.

Quem tem TDAH tem crise de ansiedade?

Isso porque os sintomas decorrentes do TDAH – como falta de concentração, procrastinação e hiperatividade – afetam a vida social, amorosa e profissional dos indivíduos, o que pode levar a um quadro de ansiedade.

Artigo anterior
Onde a pulga vive no corpo humano?
Artigo seguinte
O que fazer para meu cachorro parar de morder?