Como saber se tenho direito ao adicional de insalubridade?

Perguntado por: Érica Freitas Pinheiro  |  Última atualização: 8. Juni 2024
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional de insalubridade conforme o nível de exposição: Grau máximo: 40%; Grau médio: 20%; Grau mínimo: 10%;

Como saber se tem direito ao adicional de insalubridade?

Tem direito ao adicional de insalubridade todo trabalhador que exerce sua atividade em ambiente nocivo a saúde desde que tal exposição esteja prevista na NR 15 e que ultrapasse o limite de tolerância descrito na própria norma.

Quem tem direito de receber adicional de insalubridade?

O adicional de insalubridade é um benefício pago a toda pessoa que expõe sua saúde e bem-estar a um certo grau de risco para trabalhar. Algumas das profissões mais comuns com direito ao pagamento de insalubridade são enfermeiros, jornalistas, metalúrgicos, entre outros.

Quando a empresa é obrigada a pagar insalubridade?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Norma Regulamentadora 15 (NR 15) estabelecem as regras sobre o pagamento do adicional de insalubridade. De acordo com a legislação, o adicional deve ser pago sempre que o ambiente de trabalho coloca em risco a saúde do trabalhador.

Como saber se minha profissão é insalubre?

Para saber se a sua atividade é insalubre, basta verificar se está enquadrada basicamente dentre essas situações abaixo:
  1. Ruídos.
  2. Exposição a frio ou calor acima do limite de tolerância permitido.
  3. Exposição a radiações ionizantes.
  4. Trabalho sob condições hiperbáricas.
  5. Exposição a umidade.
  6. Contato com agentes químicos.

ÓTIMAS NOTÍCIAS! JUSTIÇA AUTORIZA REVISÃO DE APOSENTADORIA SEM STF!

21 questões relacionadas encontradas

Quais profissões tem direito a 20% de insalubridade?

Profissões que dão direito ao adicional de insalubridade:
  • soldador;
  • metalúrgico;
  • minerador;
  • químico;
  • técnico em radiologia;
  • enfermeiro;
  • frentista.

Quais atividades dão direito a insalubridade?

São consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que contenham:
  • Ruído Contínuo ou Intermitente.
  • Ruídos de Impacto.
  • Exposição ao calor ou frio intenso.
  • Radiações Ionizantes.
  • Trabalho sob Condições Hiperbáricas.
  • Radiações Não-Ionizantes.
  • Vibrações.
  • Umidade.

Como solicitar insalubridade no trabalho?

Para afirmar que um ambiente de trabalho é insalubre, é necessário que um Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, realize uma perícia no local e emita um laudo, que é o chamado Laudo de Insalubridade.

Como fazer o pedido de insalubridade?

Para solicitar o adicional de insalubridade, o trabalhador deve informar ao empregador sobre a existência de condições insalubres no ambiente de trabalho.

Quem determina o grau de insalubridade?

A NR 15 define três níveis de insalubridade para caracterizar as atividades profissionais: mínimo, médio e máximo. Eles servem para determinar qual deve ser o percentual pago ao trabalhador que, por sua vez, é determinado pela CLT: Art.

Quando exigir insalubridade?

Trabalhadores com exposição superior a 15, 20 e 25 anos podem requerer a Aposentadoria Especial por Insalubridade.

Qual a profissão mais insalubre?

Quais as profissões mais insalubres?
  • Técnico em laboratórios e de radioatividade;
  • Operador de caldeiras;
  • Operador de raio-X;
  • Tintureiro e auxiliar de tinturaria;
  • Professor;
  • Torneiro mecânico;
  • Soldador;
  • Trabalhador de construção civil em obras acima de 8 andares.

Quem trabalha com limpeza de banheiro tem direito a insalubridade?

Os trabalhadores que realizam a limpeza de banheiros residenciais ou de pequenos escritórios não têm direito a esse adicional, enquanto os empregados que lidam com banheiros de grande circulação, mesmo com a utilização de equipamentos de proteção individual, podem ter direito ao adicional de insalubridade em grau ...

Como denunciar uma empresa que não paga insalubridade?

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.

O que diz a CLT sobre a insalubridade?

194 - O direito do empregado ao adicional de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à sua saúde ou integridade física, nos termos desta Seção e das normas expedidas pelo Ministério do Trabalho.

Qual documento precisa para comprovar insalubridade?

Para comprovar os anos de trabalho exposto a agentes insalubres, você vai precisar de um documento chamado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Ele é fornecido pelo empregador e detalha os agentes nocivos aos quais você foi exposto, assim como sua intensidade e concentração, no caso dos quantitativos.

O que fazer quando não recebo insalubridade?

2. Qual é a multa por não pagar a insalubridade? Infelizmente, não existe uma multa por não pagar insalubridade que seja revertida em favor do trabalhador. Contudo, nessas situações, o trabalhador pode entrar com uma Ação Trabalhista na Justiça para exigir a indenização do adicional de insalubridade.

O que fazer quando não recebe insalubridade?

Caso você tenha direito e não esteja recebendo o adicional de insalubridade, ou está recebendo menos do que deveria, procure um escritório especialista em ações trabalhistas para te ajudar nesse caso. O pedido pode ser feito diretamente na justiça e você pode receber os valores atrasados também.

Quais são os locais de trabalho insalubres?

A seguir, preparamos um post que descreve os ambientes insalubres mais comuns e como podemos reduzir impactos negativos na saúde do trabalhadores, confira!
  • O que é um ambiente insalubre? ...
  • Indústria alimentícia. ...
  • Siderurgia e metalurgia. ...
  • Indústria de cimento. ...
  • Indústria automotiva e de autopeças. ...
  • Indústrias de bens de consumo.

O que é considerado um local insalubre?

De acordo com a Norma Regulamentadora, um ambiente de trabalho insalubre é aquele no qual o trabalhador fica exposto a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à sua saúde.

O que pode ser considerado insalubre?

Como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, que não é bom para a saúde, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral.

O que são atividades consideradas insalubres?

189 Serão consideradas atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.

Como comprovar atividade insalubre antes de 1995?

A primeira maneira de se comprovar tempo especial antes de 1995 era a partir da apresentação de laudo específico. Obviamente não se tratava do PPP, já que ele sequer existia. Contudo, considerando os agentes nocivos apontados pela legislação, a prova de exposição a esses também era a partir de documentação.

Quais os produtos de limpeza que geram insalubridade?

Quais produtos de limpeza geram insalubridade? A água sanitária (alvejante, quiboa), desengordurante, detergentes, saponáceos (sapólio), ou seja, produtos que contenham em sua composição o hipoclorito de sódio / hidróxido de sódio ou cloro.

Artigo anterior
O que aconteceu na Idade Antiga?
Artigo seguinte
Quantas centenas tem o número 231?