Como saber se tem problema na placenta?

Perguntado por: Joaquim Gaspar de Melo  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Rotura uterina
Para prevenir e identificar alterações na placenta antes do aparecimento de problemas graves, deve-se seguir as consultas de rotina com o obstetra e fazer os exames de ultrassom necessários em cada etapa da gestação.

Como saber se estou com problema na placenta?

Principais sintomas

O descolamento prematuro da placenta pode causar sinais e sintomas como: Dor abdominal intensa; Dor na região lombar; Sangramento vaginal.

Como causar problema na placenta?

As causas do descolamento da placenta podem ser caracterizadas de duas formas: traumáticas e não traumáticas. As causas traumáticas estão relacionadas a traumas que podem ser tanto externos quanto internos, como acidentes de carro, quedas ou casos de violência doméstica.

Quais as doenças da placenta?

De acordo com o médico ginecologista e obstetra Marcos Nakamura, do departamento de Obstetrícia do Instituto Fernandes Figueira, da Fiocruz, as patologias placentárias são: descolamento prematuro da placenta, placenta prévia (ou baixa) e acretismo placentário.

Quais os sintomas de descolamento de placenta?

A principal forma de identificar o descolamento prematuro da placenta é devido ao sangramento vaginal, que ocorre em 70% dos casos, com intensidade e cor variáveis.

DESCOLAMENTO DE PLACENTA | O que é, sintomas, riscos e tratamento

32 questões relacionadas encontradas

O que causa descolamento de placenta no início da gravidez?

O descolamento precoce de placenta no início da gestação tem como principal causa a falta ou a queda de progesterona no organismo da mulher. Nesses casos, além da administração de hormônio para suprir os níveis baixos, a indicação é de repouso, evitar atividades físicas e práticas sexuais.

Quanto tempo pode durar um descolamento de placenta?

Após 15 dias de repouso absoluto, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está curado e afastando enfim, uma possível ameaça à gravidez.

Quais são as doenças mais perigosas na gravidez?

12 doenças perigosas para a gravidez
  1. INFECÇÃO URINÁRIA. Desconforto, dor e ardência ao fazer xixi: se você é mulher e nunca teve, a chance de que isso aconteça em algum momento é grande. ...
  2. DOENÇA PERIODONTAL. ...
  3. VAGINOSE BACTERIANA. ...
  4. RUBÉOLA. ...
  5. TOXOPLASMOSE. ...
  6. CITOMEGALOVÍRUS. ...
  7. HEPATITE B. ...
  8. AIDS.

O que acontece quando fica resto de placenta?

Quando a placenta fica retida no útero, pode ocorrer proliferação de bactérias dentro do útero, que em casos mais graves, podem chegar à corrente sanguínea e causar infecção generalizada, colocando a vida da mulher em risco.

Quando a placenta não alimenta o bebê?

Insuficiência placentária.

É quando a placenta não cresce ou funciona adequadamente, isso significa que o bebê não vai receber os nutrientes necessários podendo resultar em falta de desenvolvimento fetal e baixo peso ao nascer. A saúde do bebê e da placenta podem ser detectados por ultra-som antes do parto.

O que pode causar a morte do feto no útero?

A morte ainda no ventre (abortamentos espontâneos ou morte fetal) pode ser explicada pela medicina por vários fatores, entre eles doenças genéticas do próprio feto, causas maternas como síndromes hipertensivas, anemias, infecções, desnutrição, uso de drogas licitas ou ilícitas, problemas com a placenta ou parto ...

O que faz perder o bebê no início da gravidez?

São fatores de risco:

Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

O que pode machucar o bebê dentro da barriga da mãe?

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Quando se sabe que a placenta subiu?

O principal sinal da placenta prévia é o sangramento sem dor pela vagina, na segunda metade da gravidez. Fale com seu médico caso você tenha sangramento vaginal no segundo ou terceiro trimestres ou sentir contrações. Busque um serviço de emergência se o sangramento for severo.

Como fortalecer a placenta?

Por que a saúde da placenta é tão importante
  1. Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos.
  2. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.

Quando a placenta começa a funcionar?

Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

Quanto tempo pode ficar com restos ovulares?

Olá. Pela sua descrição, apesar da presença de restos ovulares você não apresenta sinais infecciosos. A depender da quantidade de material presente no seu útero, isto é, da espessura endometrial, você pode aguardar a eliminação espontânea do material por mais 2 semanas (isso em espessuras até 15-16mm).

O que fazer quando há retenção de placenta?

Quando a vaca já está com retenção de placenta, uma das recomendações é cortar os restos placentários e fazer uma higienização local. Além disso, deve-se tentar combater uma proliferação bacteriana, sendo indicado uma antibioticoterapia sistêmica.

O que mais mata gestante?

Os resultados deste estudo mostraram os homicídios como a principal causa de morte violenta entre mulheres grávidas e puérperas. O suicídio foi a causa mais frequente entre gestantes.

O que acontece com o bebê quando a mãe fica doente?

Os especialistas acham que pode ser possível para um bebê contrair a infecção ainda no útero. Mas isso parece ser muito incomum. E quando isso acontece, a maioria dos bebês não fica muito doente. Também é possível transmitir o vírus para o bebê durante o parto ou após o nascimento do bebê.

Em qual semana da gravidez é mais perigoso?

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quanto tempo demora a voltar um descolamento do saco gestacional?

Qual é o tratamento para o descolamento do saco gestacional? Não existe um tratamento específico para o descolamento do saco gestacional. Na maioria dos casos o sangramento irá parar espontaneamente e em algumas semanas o hematoma retrocoriônico irá desaparecer.

Quanto tempo demora para curar o descolamento do saco gestacional?

Dependendo das dimensões indicamos também repouso, embora saibamos que não há evidências científicas de que ele seja efetivo e abstinência sexual. Após isso a gente começa a fazer um controle ultrassonográfico e, normalmente, em até 12 semanas o descolamento já regrediu.

É normal ter descolamento no início da gravidez?

“No início da gestação, é comum o descolamento ovular, que pode causar sangramentos“, explica Floresti Junior. Isso ocorre quando o sangue se concentra entre o útero e o saco gestacional, formando um hematoma. Neste caso, o diagnóstico costuma ser feito por meio de um exame de ultrassom.

Qual a melhor posição para dormir com descolamento de placenta?

De acordo com os especialistas, a melhor posição para dormir é deitada de lado. Segundo os estudos mais recentes, o mais importante é dormir de lado na gravidez não tendo sido identifica uma alteração no risco para o bebé caso a mãe se deite para o lado direito ou para o lado esquerdo.

Artigo anterior
Como desbloquear o cartão de crédito?
Artigo seguinte
Como se chama o médico que cuida da obesidade?