Como saber se tem algum inquérito policial em meu nome?

Perguntado por: Cátia Rebeca Pinheiro Rodrigues Lima  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

A melhor forma de consultar uma instauração de inquérito policial. A melhor forma de consultar a instauração de inquérito policial é na delegacia com o número do Boletim de Ocorrência.

Como ter acesso a um inquérito policial?

Se as ações do processo ainda estiverem sob sigilo, o advogado tem direito a acessar o documento, mesmo que parte dele. Para que a autorização seja concedida, basta apresentar ao Delegado ou Promotor a documentação que o reconheça como procurador do cliente – que pode estar na posição de vítima ou suspeito.

Como consultar um inquérito policial pela internet?

Por meio do site www.tjsp.jus.br ainda é possível realizar consultas sobre cartas precatórias, jurisprudência, acórdãos, estrutura organizacional, regimento interno, normas, índices, tabelas, resoluções, notícias, informações sobre concursos, enunciados, projetos, endereços, telefones e uma série de outras informações, ...

Como saber se foi aberto inquérito policial?

A primeira forma de fazer a pesquisa para verificar se há instauração de inquérito policial é por meio de busca pelo nome no site do tribunal de justiça de São Paulo: Essa pesquisa por nome pode ser falha porque é possível de que o nome da pessoa não tenha sido registrado no inquérito policial.

Como saber o andamento de uma investigação?

Se você foi vítima de um crime e gostaria de saber o andamento das investigações, contate, pessoalmente ou por telefone, o delegado de polícia responsável pelo registro de sua ocorrência, que o informará se as investigações prosseguem naquela unidade policial ou se estão sendo realizadas por uma equipe especializada ( ...

Aprenda a calcular a sua reserva remunerada de forma FÁCIL e DESCOMPLICADA!

25 questões relacionadas encontradas

Quem pode ter acesso a inquérito policial?

Mesmo sem procuração nos autos, os Advogados podem acessar os autos de inquéritos findos ou em andamento, prisões em flagrante ou demais investigações. Entretanto, em muitos casos, a Polícia Civil nega o acesso aos inquéritos policiais, ferindo uma prerrogativa importante da Advocacia.

Como obter cópia de inquérito policial?

Inquérito nº NOME DA ADVOGADO (A) , brasileiro (a), inscrito (a) na OAB/UF sob o nº 123, com endereço profissional à Rua, nº, bairro, cidade-UF, advogado (a) do Indiciado (a), nos autos do Inquérito Policial...e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar ...

Como ter acesso a inquérito policial arquivado?

Nesse momento, ele é sigiloso, podendo o advogado da parte ter acesso através de procuração firmada pelo indiciado as provas já concluídas. Desse modo, se existe alguma prova ainda em andamento como é o caso de interceptações telefônicas, ninguém poderá ter acesso até que se conclua o colhimento dessas provas.

É possível desarquivar um inquérito policial?

A atribuição para desarquivar o Inquérito Policial é do Ministério Público.
...
Descomplicando o direito processual penal
  1. pessoalmente, oferece a denúncia.
  2. indicar outro promotor para oferecer a denúncia.
  3. insistir no pedido de arquivamento e, neste caso, o juiz fica obrigado a arquivar os autos do inquérito policial.

O que acontece quando um inquérito é arquivado?

O arquivamento do inquérito policial, embora não faça coisa julgada, impede o ajuizamento da ação penal, no que diz respeito aos fatos investigados, enquanto não surgirem novas provas, todavia, não gerando coisa julgada material.

Quem pode pedir o arquivamento do inquérito policial?

O arquivamento é determinado pelo titular da ação penal pública.

Como o advogado pode ter acesso ao inquérito policial?

O acesso do advogado é garantido até se houver diligência em andamento, sem que esteja documentada nos autos, exceto quando houver risco de comprometimento da eficiência, da eficácia ou da finalidade das diligencias. ... No Inquérito Policial, há possibilidade do Advogado requisitar diligências também.

Quem pode ter acesso ao inquérito sigiloso?

A investigação sigilosa, o direito de acesso do advogado e o artigo 32 da Lei de Abuso de Autoridade. Nos termos do artigo 20 do Código de Processo Penal, o inquérito policial é descrito como sigiloso, para a necessária elucidação do fato ou pelo interesse da sociedade.

Quem pode ter acesso aos autos do processo?

O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurídico, pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e partilha resultante do desquite.

Precisa de procuração para acompanhar cliente na delegacia?

Sendo assim ao se dirigir para a delegacia, você já deve levar o contrato de honorários e uma procuração em branco. Em alguns casos, algum familiar ou amigo pode ser o responsável pelo pagamento dos honorários.

Como ter acesso à investigação criminal?

Para ter acesso aos autos é necessário o instrumento de mandato para habilitar o defensor do investigado afim de consultar ou fotocopiar conteúdo, diante do e art. 133 da CRFB/88 e art.

Quem pode decretar o sigilo do inquérito policial?

"A cláusula de sigilo (CPP, artigo 20), que pode ser decretada pela própria autoridade policial ou pelo juiz de Direito, antes que ferramenta de eficiência da investigação, é providência que configura, em última instância, prestígio à presunção constitucional de não-culpabilidade e da intimidade da pessoa investigada ( ...

Quando o inquérito é sigiloso?

Em nosso sistema processual penal, o inquérito policial ainda constitui a principal peça de investigação das infrações penais. ... 20 do Código de Processo Penal traz a seguinte disposição: “A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade”.

Quem decreta sigilo no inquérito policial?

Maurilucio. CPP Art. A autoridade mencionada no texto legal é o seu encarregado ou presidente, ou seja, o Delegado de Polícia, que terá a discricionariedade fundamentada em manter o sigilo nos autos de inquérito policial, para que possa elucidar a infração penal. ...

É direito do advogado examinar em qualquer repartição policial?

Desde já, vale ilustrar que a lei Federal 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB) garante ao advogado "examinar, em qualquer repartição policial, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de inquérito, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade, podendo copiar peças e tomar apontamentos" (artigo 7º, ...

É defeso ao advogado do investigado o acesso aos documentos já anexados ao procedimento investigatório quando o mesmo se encontre classificado como sigiloso?

É garantido ao defensor de investigado o pleno acesso aos documentos já anexados ao procedimento investigatório, mesmo que o inquérito policial esteja classificado como sigiloso.

Quem pode arquivar o inquérito policial militar?

Apenas pela autoridade judicial, a requerimento do Ministério Público. A autoridade militar não poderá mandar arquivar autos de inquérito, embora conclusivo da inexistência de crime ou de inim- putabilidade do indiciado.

Quem arquiva inquérito policial 2021?

[1] "Artigo 28 - Ordenado o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer elementos informativos da mesma natureza, o órgão do Ministério Público comunicará à vítima, ao investigado e à autoridade policial e encaminhará os autos para a instância de revisão ministerial para fins de homologação, na forma da lei".

Pode ser arquivado pela autoridade policial?

Mesmo que não fique provada a existência ou autoria do crime, a autoridade policial não pode mandar arquivar o processo (art. 17). Tal providência cabe ao juiz, a requerimento do MP, que deve formular um juízo de valor e fundamentar sua decisão (art. 28).

O que significa dizer que um processo foi arquivado?

O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.

Artigo anterior
Qual é a música mais tocada no mundo?
Artigo seguinte
Qual a indústria mais poluente?