Como saber se o MEI está inativo?

Perguntado por: Samuel Ribeiro  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.9/5 (19 avaliações)

Para consultar a situação cadastral do CNPJ, você deve acessar o site de Consulta de CNPJ da Redesim. Lá, você já vai ser direcionado para logar na sua conta gov.br, a que você usa para acessar diversos aplicativos do governo. Você pode se conectar usando CPF, banco, QR code ou o certificado digital.

Como ver se meu MEI está inativo?

A consulta pode ser feita no Gov.br Para isso você vai precisar do número do seu CNPJ ou do seu CPF; realize o seu login e veja como está a sua situação.

Como saber se o MEI ainda está ativo?

Abra o Portal do Empreendedor. Clique em “Já sou MEI”. Realize as consultas necessárias na página que abrirá, inclusive a situação do CNPJ do MEI.

Como saber se o meu MEI ainda está ativo?

O MEI (Microempreendedor Individual) pode consultar o CNAE que melhor representa a sua atividade no Portal do Empreendedor do ambiente gov.br, na tabela Consulta CNAE do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Quando o MEI é considerado inativo?

Quanto tempo o MEI fica inativo? O MEI fica inativo quando não realiza nenhum pagamento de DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) ou deixa de entregar a declaração anual nos últimos 12 meses.

CNPJ MEI INAPTO por Omissão de Declarações | O Que Fazer?

44 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para o MEI sair de inapto?

Já nos casos de inaptidão do CNPJ, são necessários 2 anos consecutivos sem entrega das obrigações acessórias.

Quanto tempo o MEI é cancelado por falta de pagamento?

De acordo com o Sebrae, se o MEI tiver a inscrição cancelada por não entregar suas obrigações no período de dois anos, ele perderá seu CNPJ e terá que se formalizar novamente caso queira realizar atividade econômica nesse regime, não sendo possível reativar ou reverter o cancelamento.

O que acontece se eu não pagar a das?

Deixar de entregar a DASN-Simei pode implicar declaração de inaptidão do MEI. O MEI que deixar de apresentar a DASN-Simei por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta.

Como faço para regularizar minha situação no MEI?

Passo a passo para regularizar o MEI atrasado
  1. O primeiro passo é acessar o Portal do Simples Nacional;
  2. Emita um DAS-MEI com o valor pendente, a soma de todos os valores que não foram pagos;
  3. Perceba que o valor pode ser parcelado, então escolha a forma de pagamento que mais faz sentido para a sua realidade financeira;

Como consultar o MEI pelo nome?

Acesse o Redesim; Escolha a opção “Consultas pessoa jurídica” e depois, “Minhas empresas”; Entre com seus dados de cadastro do site gov.br, Selecione a opção “Todos” no campo “Tipo de integrante”, “Todas” em “Situação cadastral” e clique no botão “Pesquisar”.

É possível ter dois MEI no mesmo CPF?

Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? Para começar, vamos para a informação mais importante: não é permitido ter dois MEIs com um mesmo CPF. E por qual razão? O microempreendedor individual é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo, algo como um trabalhador autônomo com CNPJ.

Como pagar MEI atrasado a mais de 5 anos?

Hoje, por meio do portal do Simples nacional, o empreendedor tem 3 opções:
  1. Imprimir os boletos atrasados, pelo próprio site, e pagar com juros calculado pelo sistema;
  2. Optar por um parcelamento da dívida total;
  3. Efetuar o pagamento da dívida todo de uma vez, o valor integral. Semelhante a um pagamento a vista.

O que acontece se eu não regularizar o MEI?

Caso fique inadimplente, o MEI mantém a condição de segurado da previdência por 12 meses após o início dos débitos. Depois desse período, perde o direito a benefícios previdenciários se ficar inadimplente. Além da aposentadoria, ele deixa de ter direito ao salário-maternidade e ao auxílio-doença, entre outros.

O que acontece com MEI atrasado?

Caso fique inadimplente, o MEI mantém a condição de segurado da previdência por 12 meses após o início dos débitos. Depois desse período, perde o direito a benefícios previdenciários se ficar inadimplente. Além da aposentadoria, ele deixa de ter direito ao salário-maternidade e ao auxílio-doença, entre outros.

Sou MEI e nunca paguei nada?

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente para pagamento à vista, ou também solicitar um parcelamento da dívida.

O que acontece quando a pessoa para de pagar o MEI?

Uma das consequências do não pagamento é a perda dos benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. Além disso, o MEI pode ter dificuldades para obter empréstimos e financiamentos, já que a inadimplência pode afetar a sua reputação financeira.

É possível cancelar o MEI em atraso?

Cancelar o MEI é gratuito e rápido, da mesma forma que a abertura do Microempreendedor Individual; Para cancelar seu MEI gratuitamente, acesse o Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI” e escolha a opção “Baixa da empresa” .

É possível dar baixa em um MEI com débitos?

Ela pode ser baixada ainda que tenha estes débitos? Informo que pode ser feita a BAIXA de Inscrição Estadual de empresa MEI - Microempreendedor Individual em qualquer época, mesmo que tenha débito omisso de pagamento.

Quanto tempo o CNPJ fica inativo?

Uma empresa é considerada inativa após ficar um mês sem qualquer atividade. Não é preciso informar a Receita Federal, ou preencher solicitações.

O que acontece se usar CNPJ inativo?

De fato, ter um CNPJ inapto pode trazer consequências negativas para você, seus sócios e o crescimento do negócio. Assim, todos serão responsabilizados pelos débitos que possam existir e, se não houver qualquer regularização dentro do prazo estabelecido, a empresa será intimada e poderá pagar uma multa.

Tem como recuperar MEI inapto?

Não, o MEI Inapto não é considerado como uma empresa baixada, portanto não é possível abrir outro MEI com o primeiro CNPJ nesta situação.

Quanto é a multa por não declarar imposto de renda MEI?

Caso a declaração não seja enviada até a data limite estipulada, o empreendedor poderá ter que pagar multa, que inicia em R$ 50 ou 2% ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI.

Quanto tempo posso ficar sem pagar o Simples Nacional?

Quantas das posso atrasar? A guia de pagamento é chamada de DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) e tem vencimento até o dia 20 de cada mês. Se atrasar ou não pagar a DAS, vai acumular uma dívida, com multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20% do valor.

Como consultar se o CNPJ tem dívidas?

Para consultar dívida CNPJ Receita Federal, acesse o site do órgão e vá até o campo “Serviços”. Em seguida, clique em “Certidões e Situação Fiscal”. Na sequência, acesse “Certidão Negativa de Débito”. Se houver pendências, é possível emitir um boleto e efetuar o pagamento on-line.

Quantos MEI posso ter no meu nome?

Posso ter dois MEIs no mesmo CPF? A resposta é: não, não é possível ter dois MEIs. Para casos em que o empreendedor exerce mais de uma atividade como MEI, ele poderá escolher uma atividade principal e até 15 atividades secundárias entre as ocupações permitidas como MEI.

Artigo anterior
Como funciona a comida de um restaurante à la carte?
Artigo seguinte
O que significa um Conta-gotas?