Como saber se o exame de urina tem infecção?

Perguntado por: Rúben Moura  |  Última atualização: 16. September 2024
Pontuação: 5/5 (58 avaliações)

Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.

Como ler o resultado do exame de urina?

Como interpretar o resultado?
  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

O que é preocupante no exame de urina?

Alterações na cor. A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Qual o valor é considerado infecção urinária?

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Como interpretar o resultado do exame de cultura de urina?

O resultado do exame de urocultura pode ser:
  1. Negativo ou normal: quando não se observa crescimento de colônias de bactérias na urina em valores preocupantes;
  2. Positivo: quando é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, sendo também indicado qual a bactéria identificada no exame.

EQU - Como realizar a Interpretação do EXAME de URINA - Enfermagem Nua e Crua

31 questões relacionadas encontradas

Quando a cultura de urina é positiva?

Quando o resultado da urocultura é positivo, significa que o exame constatou a presença de mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando uma infecção. Já a urocultura negativa significa que o exame deu negativo, ou seja, não foi detectado o crescimento de colônias de bactérias em níveis acima do normal.

O que é urocultura positiva?

A urocultura com antibiograma é comumente solicitada quando há suspeita de infecção urinária, sendo uma ferramenta importante para detectar a presença de bactérias e guiar o tratamento.

O que não pode dar alterado no exame de urina?

A recomendação é evitar o uso de alguns medicamentos e de contraste oral. É ideal não fazer sexo durante as 24 horas antes da coleta da urina nem exercícios físicos. Outra orientação é evitar realizar o exame se a pessoa estiver menstruada.

Quais doenças sai no exame de urina?

Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.

Quando leucócitos na urina é grave?

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?

Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro. Dessa forma, podem representar apenas variação individual.

O que é bactéria presente na urina?

A bacteriúria corresponde à presença de bactérias na urina, podendo ser devido à coleta inadequada da urina, havendo contaminação da amostra, ou devido à infecção urinária, podendo ser observada também nessas situações outras alterações no exame de urina, como presença de leucócitos, células epiteliais e, em alguns ...

O que significa a presença de leucócitos na urina?

– Leucócitos na urina: Os leucócitos são células de defesa no nosso sangue. Quando se visualiza um número aumentado de leucócitos e/ou um teste positivo para esterase leucocitária pode indicar uma infecção ou inflamação em algum lugar do trato urinário.

Qual exame de urina detecta problema nos rins?

A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.

Tem como detectar câncer no exame de urina?

Um novo teste genético de urina pode identificar casos de câncer de bexiga, antes mesmo de o paciente relatar os primeiros sintomas.

Como identificar cistite no exame de urina?

Diagnóstico de cistite

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Qual o melhor exame para detectar infecção urinária?

A cultura de urina é o exame solicitado para identificar a infecção. Esta é uma coleta realizada somente no laboratório, com exceção dos clientes da coleta domiciliar. Para realizá-lo é solicitado um preparo geral que consiste em não utilizar cremes, talcos, pomadas e duchas vaginais nas 24 horas antes do exame.

Qual exame detecta infecção bacteriana?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Qual o nome do exame de urina mais completo?

Urocultura ou cultura de urina.

É possível estar com infecção urinária e não aparecer no exame?

Por exemplo: um dos rins pode estar com infecção e por estar obstruído, tal infecção pode não aparecer nas amostras de urina.

Como é feito o diagnóstico de infecção urinária?

A urina apresenta leucócitos e hematúria, que pode ser macroscópicos. O diagnostico é clinico e confirmado por urocultura que identifica o organismo responsável e a sensibilidade aos antibióticos. Os patógenos habituais são os gram negativos, sendo a E. coli a responsável pela maioria dos casos (8).

É possível exame urina 1 Dar normal e a urocultura positiva?

Sim, é possível.

Quando pedir urocultura?

O exame urocultura também deve ser solicitado em todos os casos com suspeita de pielonefrite e naqueles pacientes com história de infecção urinária de repetição ou resistência ao tratamento.

Pode ter infecção urinária com urocultura negativa?

Deve-se suspeitar de infecção por esses micro-organismos quando a paciente tem sintomas de infecção de trato urinário e piúria com urocultura negativa. A acurácia dos achados de uma urocultura padronizada depende de qual valor quantitativo de colônias define uma cultura positiva.

Qual a quantidade de leucócitos que indica infecção?

Em casos de artrite infecciosa e pneumonias por estafilococcus, a contagem de leucócitos pode ultrapassar 30.000/mm3 e atingir até 100.000/mm3 leucócitos.

Artigo anterior
Faz mal beber 1 litro de leite por dia?
Artigo seguinte
Como eu faço pra pagar meu IPTU já chegou atrazado?