Como saber se o DIU perfurou o útero?

Perguntado por: Rafaela Benedita de Teixeira  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

Os sintomas mais comuns relacionados a perfuração do útero através do Diu são cólicas e/ou sangramento.

O que acontece se o DIU perfurar o útero?

Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5). Uma vez na cavidade abdominal, o DIU pode comprometer vários órgãos vizinhos, como a bexiga, o intestino delgado, o retossigmóide e o apêndice vermiforme(1, 2, 3, 4, 5, 6).

Como saber se o útero foi perfurado?

Ruptura uterina
  1. As causas da ruptura uterina incluem.
  2. Os sinais e sintomas da ruptura uterina incluem bradicardia fetal, desacelerações variáveis, evidência de hipovolemia, perda da posição fetal (detectada durante o exame cervical) e dor abdominal intensa ou constante.

Como retirar o DIU que perfurou o útero?

A retirada pode ser feita com uma pinça especial de Hartman ou em centro cirúrgico por histeroscopia. O fato de você ter um DIU hás muitos anos não significa que ele irá perfurar o seu útero. O DIU não é a causa de infertilidade.

Como saber se o útero está expulsando o DIU?

Normalmente, há cólicas e sangramento fora de época durante o processo de expulsão, porém não é uma regra. Algumas pacientes expulsam o DIU sem sintomas e, por isso, o seguimento com seu ginecologista deve ser rotineiro, para verificar se ele continua no lugar correto.

O MEU DIU SUMIU!!! SERÁ QUE PERFUROU O MEU ÚTERO?

42 questões relacionadas encontradas

O que a pessoa sente quando o DIU saiu do lugar?

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular.

O que sente quando o DIU está mal posicionado?

Lembrando que o mal posicionamento do DIU pode ocasionar dores na relação sexual, aumento do nível de dor da cólica e alguns sangramentos indesejados. De qualquer forma procure sempre um bom especialista para lhe auxiliar em uma tomada de decisão.

Como saber se estou com infecção por causa do DIU?

“A doença inflamatória pélvica (DIP) é outro tipo de infecção que pode ser causada pelo DIU”, aponta Ross. Seus sintomas se assemelham aos da gripe, como febre e calafrios, juntamente com dor na hora do sexo, fortes cãibras, corrimento estranho ou sangramento intenso –especialmente até um mês depois de colocá-lo.

O que fazer quando o DIU entrar no útero?

Para eficácia do DIU de cobre, é necessário que esteja na cavidade uterina. Assim, quando está no colo, está baixo e há maior risco de engravidar. Há a possibilidade reposicionar, mas o ideal é retirá-lo e inserir um novo, no mesmo momento.

Quando o DIU não passa no colo do útero?

Isso pode acontecer por estenose (estreitamento) do canal endocervical (situação em pode ser feita dilatação do colo- geralmente com anestesia no centro cirúrgico) e pode ser auxiliado por videohisteroscopia para casos em que há tortusosidade do canal endocervical ou variação anatômica (retroversoflexao o útero).

Qual exame detecta perfuracao no útero?

A histeroscopia diagnóstica é o exame que permite visualizar e realizar o diagnóstico de uma patologia da cavidade uterina (interior do útero). Este exame é efetuado através de um aparelho (histeroscópio) e é realizado em consultório, não sendo necessário qualquer tipo de anestesia.

Quem tem o útero perfurado pode engravidar?

A perfuração uterina não é um erro médico mas sim um intercorrência passível de ocorrer em um procedimento de curetagem, inserção de DIU e aspiração manual intra-uterina. Geralmente essas perfurações são puntiformes, cicatrizam corretamente e não prejudicam a sua fertilidade ou uma futura gravidez.

É possível tirar o DIU em casa?

A Retirada do DIU deve ser realizada por um profissional de saúde capacitado para tal procedimento, não é aconselhável ser realizado em casa sem acompanhamento médico.

Qual exame é feito para saber se o DIU está no lugar?

A ultrassonografia transvaginal, também conhecida como endovaginal, é um exame utilizado para avaliar a saúde dos órgãos reprodutores femininos, como os ovários e o útero. Ele pode ser indicado para verificar o posicionamento do DIU, gravidez nas primeiras semanas, detectar lesões, entre outras finalidades.

Quando devo me preocupar com o DIU?

Porém, os DIUs não devem ser usados quando houver um dos seguintes quadros clínicos: Uma infecção pélvica como, por exemplo, uma infecção sexualmente transmissível ou doença inflamatória pélvica. Uma anomalia estrutural que distorça o útero. Sangramento vaginal inexplicado.

É normal sentir dor no pé da barriga depois de colocar o DIU?

Muitas mulheres me perguntam: “Dra., é comum sentir cólicas e dores após a colocação do DIU?” A resposta é sim, porque a maioria das mulheres experimenta algum grau de cólicas e desconforto após a inserção do DIU. Estes sintomas podem ser semelhantes às cólicas menstruais mas geralmente melhoram com o tempo.

Quais os problemas que o DIU pode causar?

O DIU hormonal pode provocar mudanças no padrão de sangramento menstrual, como escapes (sangramento discreto e escuro), sangramento irregular ou amenorreia (interrupção da menstruação), dor de cabeça, dor nas mamas, e aumento da oleosidade da pele.

Como saber se está tudo bem com o DIU?

Como vou saber se está tudo bem com o meu DIU e que ele está dentro do útero? O DIU deve ser avaliado após 40-60 dias e em consultas de rotina anuais por um profissional da saúde capacitado, seja no Centro de Saúde, convênio ou assistência particular.

Quais são os sintomas de uma infecção no útero?

Portanto, é bom ficar atenta se perceber:
  1. inchaço e vermelhidão na vagina;
  2. coceira na região genital;
  3. dor no útero, no pé da barriga;
  4. vontade frequente de urinar;
  5. dor durante a relação sexual;
  6. sensação de peso ou pressão na região pélvica;
  7. corrimento amarelado ou esverdeado (ocorre quando há infecção por bactéria).

É possível deslocar o DIU na relação?

O DIU não irá sair da posição devido a relação sexual ou atividades físicas. O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).

Como é feita a revisão do DIU?

Recomenda-se revisão um mês após a colocação do DIU para verificar sua posição e a adaptação da mulher ao dispositivo. Depois, indico revisões periódicas a cada seis meses ou em intervalos mais curtos caso haja necessidade.

É possível engravidar com o DIU no lugar?

Mesmo os métodos mais modernos oferecem uma chance de gravidez, ainda que ela seja muito pequena. No caso do DIU Hormonal, sua eficácia consegue os 99% e o DIU de cobre menos, assim existe uma pequena chance de ocorrer a gravidez. Portanto, isso não é o mito e, de fato, é possível engravidar mesmo usando o dispositivo.

É possível sentir o DIU com o dedo?

"A mulher vai sentir o fio com a ponta do dedo indicador", diz Martins. "Acaba sendo um jeito de se conhecer." Contudo, não conseguir sentir o fio do DIU não significa necessariamente que exista um problema ou que o dispositivo tenha saído do lugar. Em casos de dúvida, a mulher deve procurar um ginecologista.

Quando tira o DIU tem que ficar de repouso?

A retirada do DIU não exige repouso.

Qual ultrassom é feito para ver o DIU?

O melhor exame para ver o posicionamento do DIU é o ultrassom pélvico transvaginal. Ele deverá estar na cavidade endometrial e acima do orifício interno do colo uterino. Após a realização deste primeiro ultrassom, não há necessidade de novos exames de imagem. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio.

Artigo anterior
Qual a melhor espada que já existiu?
Artigo seguinte
Qual é o significado da palavra camponeses?