Como saber se eu tenho anemia falciforme?

Perguntado por: Luís Rocha  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

Para verificar se uma pessoa tem traço falcêmico ou anemia falciforme, determinando a presença e a quantidade de hemoglobina S.
...
Outros exames usados para avaliar pacientes com anemia falciforme, como:
  1. Hemograma. Examina as células em circulação. ...
  2. Esfregaço de sangue. ...
  3. Exames do ferro.

Como descobrir se tem anemia falciforme?

A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina. O teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade, proporciona a detecção precoce de hemoglobinopatias, como a anemia falciforme.

Qual o exame que detecta anemia falciforme?

Neste caso, o exame que detecta a anemia falciforme é a eletroforese de hemoglobina, um exame laboratorial específico, que analisa a presença da hemoglobina S. Quanto antes o diagnóstico for confirmado, melhor.

Como identificar anemia falciforme no hemograma?

O diagnóstico confirmatório da doença falciforme é realizado pela detecção da HbS e da sua associação com outras frações, assim, a técnica mais eficaz é a eletroforese de hemoglobina em acetato de celulose ou em agarose, com pH variando de 8 a 9.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Anemia Falciforme - saiba os sintomas e os tratamentos

27 questões relacionadas encontradas

Quais são os riscos da anemia falciforme?

As principais complicações que o portador de anemia falciforme pode apresentar durante sua vida são: infecções de repetição, complicações pulmonares, neurológicas, renais, hepatobiliares, oculares, priapismo e úlceras de perna.

Como vivem pessoas com anemia falciforme?

Pessoas diagnosticadas com anemia falciforme vão precisar fazer diversas transfusões de sangue ao longo da vida. Por isso que iniciativas altruístas como o da servidora Raquel Rabelo é louvável. Sobretudo porque menos de 1% da população tem esse perfil.

Como interpretar exame de anemia falciforme?

Se forem detectadas duas cópias do gene da hemoglobina S, o indivíduo tem anemia falciforme. Se forem detectados um gene da hemoglobina S e outro normal, ele tem traço falcêmico.

Quais alterações podem ser observadas no hemograma de um paciente com anemia falciforme?

A elevação de bilirrubinas, LDH e TGO podem ser atribuídas ao processo de hemólise que ocorre nos doentes falciformes. Desta forma, níveis plasmáticos de TGP são os melhores indicadores laboratoriais de lesão hepática crônica em doentes falciformes.

Qual a hemoglobina da anemia falciforme?

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).

Quem tem traço falciforme sente dor?

O traço falciforme não causa crises dolorosas, mas, em casos raros, as pessoas podem morrer subitamente enquanto fazem exercícios muito extenuantes que causam desidratação intensa. Esses pacientes correm mais risco de doença renal crônica e embolia pulmonar. Em casos raros, elas podem observar sangue na urina.

Qual exame detecta o tipo de anemia?

Além do hemograma, os exames que ajudam no diagnóstico da anemia por deficiência de ferro são: esfregaço de sangue, ferro sérico, ferritina, capacidade total de combinação do ferro e transferrina, além da pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Qual exame detecta anemia ferropriva?

Os principais exames encontrados para o diagnóstico da anemia ferropriva foram o hemograma, a dosagem de ferro sérico, de ferritina e de transferrina, a avaliação da capacidade total de ligação do ferro (TIBC) e saturação da transferrina.

Qual a alteração bioquímica encontrada na anemia falciforme?

A principal característica laboratorial da anemia falciforme – e a razão do seu nome – é uma mudança da forma das células vermelhas (hemácias) do sangue do seu aspecto normal discóide para um formato de foice (“falciforme”) quando expostas a baixas tensões de oxigênio (ver figura).

Quais são as alterações laboratoriais nos pacientes com anemia?

Os sintomas usuais incluem astenia, cansaço, fraqueza, falta de ar e palpitações. No exame físico o achado mais característico é a palidez mucocutânea. A investigação laboratorial inicial consiste na realização dos seguintes exames: • Hematócrito, hemoglobina e contagem de eritrócitos para avaliar o grau de anemia.

Qual a mutação que ocorre na anemia falciforme?

A causa da doença é uma mutação pontual no gene beta da globina, em que há a substituição de uma base nitrogenada do códon GAG para GTG, resultando na troca do ácido glutâmico (Glu) pela valina (Val) na posição número seis do gene, essa substituição origina uma molécula de hemoglobina anormal denominada hemoglobina S ( ...

Qual o valor normal da hemoglobina S?

Homens: 14 a 18 g/dL; Mulheres: 12 a 16 g/dL; Grávidas: 11 g/dL.

Como identificar talassemia no exame de sangue?

O diagnóstico da talassemia é feito por meio de exames de sangue, como o hemograma, além da eletroforese de hemoglobina, que tem como objetivo avaliar o tipo de hemoglobina circulante no sangue.

O que é portador de traço falciforme?

Quando a pessoa recebe de um dos pais a hemoglobina A e de outro a hemoglobina S, diz-se que é portador do “traço falcêmico”, sendo representado por AS. O portador de traço falcêmico não é doente, não apresenta sintomas.

O que uma pessoa com anemia falciforme não pode comer?

Caso realize atividade física ou apresente febre ou calor excessivo é necessário aumentar essa quantidade para 3 a 5 litros de água por dia”, orientou. Deve ser evitado o uso de bebidas alcoólicas, carne vermelha, fígado e alimentos gordurosos.

Quem tem anemia falciforme pode trabalhar?

Também é preciso comprovar aos médicos do INSS que o portador da anemia falciforme não tem condições de exercer qualquer atividade remunerada. O valor pago para este benefício é de 1 salário mínimo e não existe 13º salário.

Quem tem anemia falciforme consegue engordar?

Não há como saber o que pode estar causando as dificuldades para ganhar peso. Para isso, seriam necessários exames para conseguir identificar o problema. Costa aconselha a visita e o acompanhamento de um centro especializado em anemia falciforme.

Qual a forma mais grave da anemia falciforme?

Mas a anemia falciforme é muito mais grave, porque o paciente tem todos os órgãos lesionados. As hemácias, com má formação, têm dificuldade para atravessar os capilares, que podem entupir, causando necrose, morte celular e crises de dor intensa.

O que pode acontecer se não tratar a anemia?

O que pode ocorrer se o problema não for tratado? Uma piora do quadro geral do paciente, com cansaço progressivo e aos mínimos esforços, com déficit de oxigenação no organismo, causando danos diversos, desde problemas cardíacos até neurológicos.

Quando internar anemia falciforme?

Devem ser considerados como fatores de risco: febre acima de 38ºC, desidratação, palidez, vômitos recorrentes, aumento de volume articular, dor abdominal, sintomas pulmonares agu- dos, sintomas neurológicos, priapismo, processos álgicos que não se resolvem com analgésicos comuns.

Artigo anterior
O que rima com a palavra inveja?
Artigo seguinte
Até quando o Ethereum vai subir?