Como saber se estou com faringite viral ou bacteriana?

Perguntado por: Valentim Cristiano Vieira Reis  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

O diagnóstico é basicamente clínico. O médico irá observar a região da garganta e perceber se está irritada, com edema (inchaço) ou secreção. O pescoço é examinado para verificar se há linfonodos aumentados (quando eles estão muito inchados, acima de 2 centímetros, o médico pode suspeitar de infecção bacteriana).

Qual a diferença de faringite viral e bacteriana?

A faringite viral, a mais comum, costuma surgir após infecções causadas por vírus, como o resfriado e a gripe. Já a faringite bacteriana na maioria das vezes é causada pela bactéria Estreptococos pyogenes, ou estreptococo do grupo A. Em ambos os casos, alguns fatores de risco podem aumentar as chance de infecção.

Quais os sintomas da faringite bacteriana?

Entre os sintomas de faringite, podemos destacar:
  • dor de garganta;
  • dificuldade para engolir alimentos e até mesmo água;
  • sensação de garganta seca;
  • rouquidão;
  • febre baixa;
  • coriza;
  • tosse.

Quanto tempo dura uma faringite bacteriana?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Como se pega a faringite bacteriana?

A faringite se transmite através de gotículas eliminadas durante espirros ou tosse. O contato com uma pessoa afetada aumenta o risco de faringite aguda. Infecções virais são mais comuns no verão e no outono e muitas vezes levam ao nariz congestionado.

Faringite ou Amigdalite? Saiba as principais diferenças | Dr. Renato Ponte Otorrino

31 questões relacionadas encontradas

Como fica a garganta de quem tem faringite?

Sintomas como a dor de garganta à deglutição (odinofagia), a irritação, o ardor, o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral (ver detalhes de sinais e sintomas da faringite).

O que causa bactéria na garganta?

A amigdalite bacteriana é causada, na maioria dos casos, por bactérias do gênero Streptococcus, que estão naturalmente presentes na boca sem causar qualquer sintoma. No entanto, devido a situações que diminuem a ação do sistema imune, é possível que proliferem e causem a inflamação das amígdalas.

Como curar faringite bacteriana?

Nas faringites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos como penicilina, eritromicina e amoxicilina. Os medicamentos são administrados por via oral ou injeção. Os sintomas geralmente melhoram 48 horas depois do início do tratamento ou antes quando o medicamento é injetável.

O que significa faringite bacteriana?

A faringite estreptocócica, também chamada de faringite bacteriana, é uma infecção da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, que são facilmente transmissíveis.

Qual o melhor remédio para curar faringite?

Os remédios mais usados para o tratamento de faringite são:
  • Androfloxin.
  • Arflex.
  • Astro.
  • Azitromicina.
  • Benalet.
  • Bi Profenid.
  • Broncho-Vaxom.
  • Ceclor.

Qual a diferença de faringite e laringite?

A diferença entre as duas infecções é que, na faringite, quando se tem um componente alérgico, há a sensação de coceira na gargante – sintoma que não é comum na amigdalite. A laringite nada mais é que a inflamação das cordas vocais ou o inchaço dessas cordas. O principal sintoma é a perda da voz ou a rouquidão.

O que é faringite alérgica?

Faringite alérgica é uma inflamação de causa alérgica, localizada na região da faringe. Nas situações em que uma crise alérgica se desencadeie, além da mucosa nasal, a da faringe e a das vias aéreas, como um todo, poderão ser afetadas também.

Qual a diferença entre infecção e inflamação na garganta?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
  1. Febre.
  2. Dor no local.
  3. Formação de pus.
  4. Dores musculares.
  5. Fadiga.
  6. Tosse.

Qual o pior tipo de faringite?

Responsável por cerca de 15% das inflamações em adultos e 30% nas crianças, a faringite bacteriana é menos comum, porém mais perigosa do que a viral.

Como tomar amoxicilina para faringite?

Amoxicilina por via oral na dose de 25 mg/kg (dose máxima de 500 mg por dose) 2 vezes por dia. O tratamento deve ter duração de 10 dias.

Qual chá é bom para faringite?

Algumas opções de chás para garganta inflamada são:
  1. Chá de limão, alho e gengibre. ...
  2. Chá de anis estrelado. ...
  3. Chá de romã ...
  4. Chá de abacaxi com mel. ...
  5. Chá de sálvia com sal. ...
  6. Chá de tanchagem com própolis. ...
  7. Chá de eucalipto. ...
  8. Chá de casca de salgueiro branco.

Qual melhor corticoide para laringite?

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda o uso de dexametasona por ser um potente glicocorticoide e ter longo período de ação (superior a 48 horas).

Quais as bactérias na garganta?

Dores de garganta causadas por bactérias são casos de faringite estreptocócica. A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.

Qual o nome da bactéria na garganta?

A faringite estreptocócica é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, também chamada de estreptococo do grupo A. Essa bactéria é altamente contagiosa e se espalha pelo ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra sem colocar as mãos à frente da boca, por exemplo.

Como se transmite infecção de garganta?

Os vírus e bactérias que podem causar a amigdalite podem ser transmitidas de pessoas para pessoa por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou espirrar, além de também poderem ser transmitidos através do beijo e do contato com objetos contaminados.

O que acontece quando a garganta fecha?

Garganta inflamada pode prejudicar a respiração

Entre os problemas que podem causar a sensação de garganta fechada, a médica destaca um: “Isso pode ser causado por amigdalites e suas complicações, como o abscesso periamigdaliano”.

Como tratar garganta irritada pelo refluxo?

Ao ter a garganta queimada por ácido do refluxo tome bastante água gelada. A diluiçao e lavagem pela água gelada diminuem a inflamação e causa certa anestesia local até o ácido ser clareado na garganta.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Como saber se estou com infecção de garganta?

Pessoas com infecções de garganta sentem dor intensa ao engolir e, geralmente, ao falar. Por vezes, também se sente dor nos ouvidos. Algumas pessoas apresentam febre, cefaleia e náuseas. As amígdalas ficam vermelhas e inchadas e, por vezes, têm manchas brancas.

Como saber se a garganta tá inflamada olhando?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Artigo anterior
Como é as fezes de um cachorro com parvovirose?
Artigo seguinte
Como descrever minhas habilidades?