Como saber se está em paralelo ou em série?

Perguntado por: Vitória Leticia Assunção de Silva  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)

Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.

Como saber se é em série ou paralelo?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Como saber se um circuito está em paralelo?

Ao desligar ou seccionar uma carga em um circuito em série, o restante do circuito para de funcionar, então para identificar o seu circuito basta retirar, seccionar ou desligar uma das cargas. Se o circuito continuar funcionando depois da carga ser retirada, é um circuito em paralelo.

Como calcular em paralelo?

Abaixo seguem as fórmulas da associação de resistores em paralelo:
  1. corrente total: i = i1 + i2 + i3 + … + in;
  2. resistência equivalente: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … +1/Rn;
  3. resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2);
  4. lei de Ohm: U = R . i.

Como saber se os resistores estão em paralelo?

Resistores estão em paralelo se seus terminais estão conectados aos mesmos dois nós. A resistência paralela única equivalente é menor do que o menor resistor paralelo.

Como Saber se o Circuito Está em Série ou Paralelo - Corona Vírus

27 questões relacionadas encontradas

O que acontece com resistores em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente sempre é menor que a resistência de menor valor que o circuito apresenta. Quando um dos resistores da associação em paralelo queima, a corrente elétrica que circula nos demais componentes do circuito não é alterada.

Como calcular a resistência de 3 resistores em paralelo?

O que é.
  1. A equação para um total de n resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/R1)+(1/R2)+(1/R3)..+(1/Rn)}
  2. Vejamos o seguinte exemplo. Dado R1 = 20 Ω, R2 = 30 Ω e R3 = 30 Ω.
  3. A resistência equivalente total para os 3 resistores em paralelo é: Req = 1/{(1/20)+(1/30)+(1/30)} = 1/{(3/60)+(2/60)+(2/60)}

Como calcular a corrente em cada resistor paralelo?

A fórmula utilizada para encontrar a corrente que passa pelo resistor (IR) é a corrente que entra no nó, que neste caso é a corrente total (It), vezes a resistência do resistor contrário ao que esteja querendo encontrar o valor da corrente, dividido pela soma de ambos os resistores em paralelo, dessa forma: IR1=I.

Como calcular a tensão de resistores em paralelo?

Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Como é uma ligação em paralelo?

A ligação em paralelo também conta com duas ou mais cargas, mas todas possuem o mesmo ponto em comum. Isso quer dizer que existe um ponto de derivação para todas as cargas. Esse elemento faz o fluxo da corrente elétrica se separar proporcionalmente para cada carga, conforme o valor de sua resistência.

O que é circuito conectado em paralelo?

É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos.

Qual a diferença de um gerador em série e paralela?

A única vantagem que pode existir em uma associação de geradores em paralelo ocorre quando os geradores são iguais. Isso porque a resistência interna do gerador equivalente fica reduzida. Quando os geradores são diferentes, os que possuem menor força eletromotriz comportam-se como receptores.

Como identificar os nós de um circuito?

Nós: são onde há ramificações nos circuitos, ou seja, quando houver mais de um caminho para a passagem da corrente elétrica. Ramos: são os trechos do circuito que se encontram entre dois nós consecutivos. Ao longo de um ramo, a corrente elétrica é sempre constante.

Que lâmpadas estão ligadas em série e em paralelo?

Se as lâmpadas que você comprou possuírem tensão nominal igual a sua instalação, você deverá liga-las em paralelo, pois dessa forma todas as lâmpadas estarão submetidas ao mesmo valor de tensão nominal, resultando na correta produção de luz das mesmas.

Como calcular potência no resistor?

Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i. Nesse caso, podemos colocar a equação da potência da seguinte forma: Pot = U * i = R* i * i = R* i².

Como saber a potência de um resistor?

Sendo U a tensão (diferença de potencial) entre seus extremos, sabemos que a potência consumida pelo resistor é dada por:
  1. P = U . i (I)
  2. Efeito Joule.
  3. Resolução.
  4. i = 4,0 A.

Qual é a fórmula para calcular potência?

A Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito. Esta informação é retirada diretamente do cadastro da peça. A Potência total (VA) é obtida somando a potência (VA) de todas as peças associadas ao circuito.

Qual é a fórmula para calcular a corrente elétrica?

A corrente elétrica é utilizada em circuitos e, devido ao material que a conduz, pode produzir luz, calor e campo elétrico. Para calcular o seu valor, é possível relacionar a quantidade de carga pelo tempo (i = ΔQ/Δt ou i = n.e/Δt) e pela potência (P = U.i ou P = R.i2).

Quando uma corrente I passa pelos resistores R1 R2 e R3?

(FURG) Quando uma corrente i passa pelos resistores R1, R2 e R3 da figura, as tensões nos seus terminais são, respectivamente, V1, V2 e V3. Sabendo-se que V1= 6,0 V; R2 = 3,0 Ω ; V3=3,OV;e R3=2,O Ω,os valores de R1 e V2 são, respectivamente: a) 4,0 Ω e 4,5 V. b) 4,5 Ω e 5,0 V.

Como calcular resistores em série paralelo é misto?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

O que é uma associação em paralelo de resistores?

Associação de Resistores em Paralelo

Vários resistores estão associados em paralelo quando são ligados pelos mesmos pontos, de modo a ficarem submetidos à mesma d.d.p. A intensidade de corrente i do circuito principal divide-se entre os ramos dos resistores.

O que é gerador em paralelo?

A associação de geradores é um processo que tem como objetivo alcançar uma potência maior do que o fornecimento de um único gerador. Esse processo feito de forma paralela significa conectar os polos dos geradores entre si, e no sistema, de modo que eles consigam dividir a potência necessária para chegar ao valor final.

Qual o objetivo de uma Associação de geradores em série e em paralelo?

A associação de geradores serve para encontrarmos uma certa d.d.p. (diferença de potencial - tensão), para um circuito, que não pode ser fornecida por apenas um gerador. Então, pode-se associar os geradores em série e em paralelo. Nesse tipo de associação, a corrente elétrica que passa em todos os geradores é a mesma.

Como funciona a associação em série e paralelo de geradores Quais as diferenças conceituais entre elas?

Na associação de geradores em série, todos os geradores são ligados no mesmo ramo (fio). Nesse tipo de associação, todos os geradores são atravessados pela mesma corrente elétrica. Quando conectados em série, a força eletromotriz da associação de geradores é dada pela soma das forças eletromotrizes individuais.

Artigo anterior
O que é implemento de condição?
Artigo seguinte
Como tirar um extrato detalhado da caixa Econômica?