Como saber se está com lúpus?

Perguntado por: Raquel Nicole Cardoso  |  Última atualização: 15. Dezember 2024
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Os principais sintomas do lúpus são:
  1. Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
  2. Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
  3. Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
  4. Febre acima de 37,5º C;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

Quais são os primeiros sinais do lúpus?

Alguns dos sinais e sintomas iniciais mais frequentes são: inflamação das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Qual é o exame que detecta o lúpus?

Para diagnosticar a doença é feita uma análise sobre a história clínica do paciente e quais são as manifestações existentes além da realização do exame físico completo. São solicitados exames laboratoriais, que investigam a presença do FAN (fator ou anticorpo antinuclear) e anticorpos anti-Sm e anti-DNA.

Onde dói lúpus?

– lesões de pele: as lesões mais características são lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; – dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; – inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração);

Como é a crise de lúpus?

Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou têm dor, erupções na pele, febre, dor de estômago, dor de cabeça ou tonturas imediatamente antes de um surto. O paciente pode perceber que seus sintomas se intensificam depois da exposição ao sol ou depois de um longo dia de trabalho.

Você sabe o que é lúpus? Entenda causas, sintomas e tratamentos

18 questões relacionadas encontradas

Quando desconfiar de lúpus?

O lúpus cutâneo fica restrito à pele. Os sintomas mais comuns são lesões avermelhadas, principalmente, nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, couro cabeludo, colo “V” do decote e nos braços). Em alguns casos, podem evoluir para o lúpus sistêmico.

O que pode ser confundido com lúpus?

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

O que leva uma pessoa a ter lúpus?

A causa do lúpus não é totalmente conhecida, mas pode estar associada a fatores ambientais, genéticos, hormonais e infecciosos. A exposição solar excessiva também parece desencadear a doença em pessoas com predisposição genética, além do uso de determinados medicamentos e infecções virais.

Quais os 4 tipos de lúpus?

EXISTEM QUATRO TIPOS DE LÚPUS BEM DEFINIDOS
  1. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É o mais frequente entre os quatro tipos de lúpus. ...
  2. LÚPUS CUTÂNEO. ...
  3. LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS. ...
  4. LÚPUS NEONATAL.

Como começa a mancha de lúpus?

Essas manchas costumam surgir nas áreas que ficam expostas ao Sol, podem ser levemente salientes, não doem e podem coçar discretamente. Talvez o sintoma mais conhecido popularmente seja o eritema malar, uma mancha em forma de borboleta que surge no rosto sobre o nariz e as bochechas.

Quem tem lúpus sente dor nas pernas?

Em pessoas com lúpus, a miosite é menos comum que a artrite, mas também pode ocorrer como parte da atividade da doença. As pessoas com miosite têm fraqueza e dor nos músculos dos braços, pescoço e pernas. A miosite também pode aparecer em uma doença “prima” do lúpus, conhecida como doença mista do tecido conjuntivo.

Qual é o médico que cuida de lúpus?

Os médicos mais indicados para realizar uma investigação são os reumatologistas. Caso o lúpus provoque inflamações na pele, os dermatologistas também podem diagnosticar. Apenas especialistas podem pedir os exames específicos, confirmar a doença e indicar os medicamentos necessários para o caso de cada paciente.

Como fazer o teste de lúpus?

Para confirmar o diagnóstico de lúpus, o reumatologista irá avaliar os sinais e sintomas apresentados e pode indicar a realização de alguns exames, principalmente de sangue e de urina, em alguns casos podem ser necessários exames mais específicos como ecocardiograma e tomografias, por exemplo.

Qual idade aparece o lúpus?

O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. Ocorre principalmente entre 20 e 45 anos, sendo um pouco mais freqüente em pessoas mestiças e nos afro-descendentes.

Como fica a boca de quem tem lúpus?

O diagnóstico inicial pode exigir uma biópsia e um reumatologista para determinar se as lesões são provocadas pelo lúpus. Se a doença afetar a glândula salivar, o paciente poderá desenvolver boca seca podendo necessitar de tratamento com flúor.

Quem tem lúpus incha a barriga?

A inflamação é o que acontece quando dizemos que há atividade ou um surto do lúpus, e causa dor, calor e inchaço.

Qual o resultado positivo para lúpus?

Acima de 320, o resultado é considerado positivo.

Quem tem lúpus tem direito de se aposentar?

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços.

Como saber se tem lúpus pelo exame de sangue?

Não existe um único exame para confirmar o Lúpus. A doença é diagnosticada baseada em achados no exame físico e exame de laboratório. O exame do FAN (fator anti núcleo) é o mais reconhecido por sua importância no diagnóstico da doença.

É possível ter uma vida normal com lúpus?

“Os pacientes com lúpus podem desenvolver arterosclerose, doença inflamatória que pode levar à obstrução das artérias e provocar doenças cardiovasculares”, explica Cristina Lanna. Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal.

O que uma pessoa com lúpus deve evitar?

Durante a dieta para lúpus deve-se diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, e sorvetes, e alimentos ricos em gordura, como frituras, biscoitos e pizzas, porque esses alimentos favorecem a inflamação do organismo, promovendo o surgimento de situações, como pressão alta, ganho de peso e ...

O que uma pessoa com lúpus não pode comer?

O QUE NÃO DEVO COMER? Reduza as carnes vermelhas, o sal, os doces e as gorduras de origem animal. Tudo isso ajudará a proteger seu coração, a tratar a obesidade, a hipertensão e o diabetes.

Quais são as dores do lúpus?

Em geral, os sintomas mais comuns entre os pacientes de lúpus são dores nas articulações, que acometem cerca de 90% dos pacientes e problemas de pele, abrangendo 80% dos casos.

Quem tem lúpus tem coceira no corpo?

As lesões do lupus eritematoso crônico discóide tem alguma coceira e dor.

Quem tem lúpus sente muito frio?

Pessoas com doenças reumatológicas, de artrite a lúpus, sentem mais incômodos em baixas temperaturas.

Artigo anterior
Pode mastigar cápsula de remédio?
Artigo seguinte
Quem carregar muito peso faz mal?