Como saber se é predicativo ou complemento nominal?

Perguntado por: Nuno Wilson de Santos  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Os predicativos assumem papel de núcleo do predicado, portanto ao aparecerem, o predicado pode ser classificado como NOMINAL (quando o predicativo do sujeito assume papel de único núcleo) ou como VERBO-NOMINAL (quando se tem dois núcleos, um constituído pelo verbo da oração e o outro pelo predicativo).

Como saber o complemento nominal de uma frase?

Vejamos este exemplo de complemento nominal: Eu tenho medo de filme de terror. Note como “filme de terror” completa o significado do substantivo “medo”. Assim, “filme de terror” é um complemento nominal, introduzido pela preposição “de”.

Como identificar o complemento da oração?

O complemento utilizado para concluir o sentido dos verbos transitivos diretos na oração devem responder às seguintes perguntas: “o quê?” ou “quem?”. Os objetos diretos podem ser representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos ou orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

Como saber quando é adjunto adnominal e complemento nominal?

Normalmente não haverá dúvida, pois, segundo o que explicamos acima, o adjunto adnominal é constituído de vocábulo de valor restritivo que caracteriza o núcleo do termo de que faz parte. Já o complemento nominal é termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Como diferenciar adjunto de complemento?

- O complemento nominal refere-se somente a substantivos abstratos (no caso em questão, à fuga), advérbios e adjetivos. - O adjunto adnominal refere-se somente a substantivos, tanto concretos quanto abstratos. - O complemento nominal jamais indica posse.

Adjunto Adnominal x Complemento Nominal - Com Professor Noslen

25 questões relacionadas encontradas

Como identificar um adjunto adnominal exemplos?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que especifica, explica ou determina um substantivo.
...
Exemplos de adjunto adnominal representado por pronome
  1. Meu avô era um grande fazendeiro.
  2. Aquela loja está sempre em promoção.
  3. O livro dele é um dos melhores que já li.

O que é adjunto adnominal e complemento?

O adjunto adnominal caracteriza um substantivo na sentença, especificando ou qualificando esse nome, ou seja, tem função de adjetivo no enunciado. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que qualifica substantivos.

O que é adjunto adnominal e complemento nominal exemplos?

Complemento nominal e adjunto adnominal

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

O que é complemento da oração?

O complemento verbal é um dos termos integrantes da oração que tem como intuito completar o sentido de um verbo. Este assunto é estudado na Língua Portuguesa por meio da sintaxe. ... Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

Quais são os tipos de complementos?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

O que é o complemento?

O que é complemento :

Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço.

O que é concordância nominal e exemplos?

Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... "Estas" e não "estes" obras, pronome que está no plural, já que a oração refere que são três e não apenas uma obra maravilhosa.

Quais são os verbos que pedem complemento?

Verbos transitivos e intransitivos
  • Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. ...
  • Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê.

Quais os tipos de complemento de endereço?

Essa informação costuma ser pedida em formulários ou cadastros como um dado complementar do nosso endereço. O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt. 42) ou a letra que indica a sua casa dentro de uma vila (ex.: Casa A).

Onde está o adjunto adnominal na frase?

O adjunto adnominal é o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Acompanha sempre o substantivo nuclear de uma determinada função sintática, ou seja, acompanha o núcleo do sujeito, o núcleo do objeto direto,…

Como identificar um adjunto adverbial em uma frase?

O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente.

Como saber se é adjunto adnominal ou adjunto adverbial?

Como vimos, o adjunto adnominal acompanha, caracteriza, especifica ou quantifica o substantivo. Já o adjunto adverbial é um advérbio ou locução adverbial que aponta uma circunstância relacionada a um verbo ou a uma oração.

Como saber se o verbo pede complemento?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

Qual é o complemento do verbo exigir?

Resposta correta – letra C: Em C, tem-se um verbo transitivo direto, sendo “nada” complemento direto de “exigir”.

Quais são os complementos do verbo escrever?

Nesse caso, o verbo tem dois tipos de complemento verbal: um que pede preposição e o outro que não necessita dela. ... Portanto, “a escrever” é o objeto direto, pois não tem preposição, sendo “a” um artigo. E “me” o objeto indireto, pois quando colocado depois do verbo ficaria “a mim”.

Quais são os tipos de concordância nominal?

Concordância Nominal
  • Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
  • Bastante - bastantes. ...
  • Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
  • Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto. ...
  • É bom, é necessário, é proibido. ...
  • Menos, alerta, pseudo.

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Conheça as regras de concordância nominal
  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

É concordância nominal?

Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Além disso, temos também o verbo, que se flexionará à sua maneira, merecendo um estudo separado de concordância verbal.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Artigo anterior
Quem é o articulista do artigo?
Artigo seguinte
Qual vitamina para evitar cabelo branco?