Como saber se é contribuinte da CPRB?

Perguntado por: Kevin Faria de Valente  |  Última atualização: 11. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

São contribuintes da CPRB as empresas que praticam as atividades e auferem as receitas descritas nos artigos 7° e 8°, da Lei n° 12.546/2011.

Como saber se uma empresa é optante pelo CPRB?

Já a CPRB será informada através da EFD-Reinf, por meio do evento R-2060, com a correspondente identificação do código da atividade, produto ou serviço sujeita à desoneração, valor da receita bruta da atividade, valor das exclusões e adições (se houver), base de cálculo e valor da CPRB apurada.

Quem é contribuinte da CPRB?

A CPRB é uma contribuição exclusiva para as empresas optantes do Simples Nacional. Basicamente, ela incide no percentual que varia entre 1% e 4,5%, de acordo com a atividade da empresa, sobre o seu faturamento. Empresas que não são optantes pela desoneração pagam 20% sobre a folha de pagamento.

O que é ser optante pelo CPRB?

A CPRB, mais conhecida como desoneração da folha de pagamento, é um tributo baseado na substituição da Contribuição Previdenciária Patronal, para a Contribuição Previdenciária baseada na Receita Bruta. Portanto, trata-se do pagamento de uma taxa sobre a receita bruta mensal das empresas.

Quais empresas pagam CPRB?

De acordo com a legislação, todas as empresas que desenvolvem atividades descritas pelo artigo 7º e 8º da Lei nº 12.546/2011 podem optar pela tributação via CPRB.

EXTRATO do INSS: Aprenda como CONSULTAR suas CONTRIBUIÇÕES

25 questões relacionadas encontradas

Quem se enquadra na desoneração da folha de pagamento?

Todas as empresas podem optar pela desoneração da folha de pagamento?
  • serviços de tecnologia da informação (TI) e de tecnologia da informação e comunicação (TIC);
  • teleatendimento (call center);
  • transportes;
  • construção civil;
  • indústria (conforme código da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM); e.
  • jornalismo.

Como comprovar que a empresa é optante pela desoneração?

A retenção das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento permanecerá em 3,5%, se optarem pela desoneração. As empresas deverão comprovar a opção pela desoneração junto aos seus tomadores de serviços, mediante a apresentação de declaração de recolhimento da CPRB, na forma prescrita no Anexo III da IN.

Qual o código de recolhimento da CPRB?

2991-01: Contribuição Previdenciária Sobre Receita Bruta - Art.

Até quando vai a CPRB?

A legislação atual prevê a opção de substituição da cota patronal até o final de 2023. O Projeto de Lei nº 334/2023, apenso ao Projeto de Lei nº 1016/2023, propõe a prorrogação até o final de 2027.

Qual alíquota da CPRB?

Alteração necessária, que atendem a Lei 14.784 de 27 de dezembro de 2023 que reduziu a alíquota da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB das empresas de transporte rodoviário coletivo de passageiros para 1%, e atualizou a tabela “Reinf – Tabela de Código de Atividades, Produtos e Serviços Sujeitos à ...

O que é desoneração da folha pela CPRB?

A desoneração da folha substitui a contribuição previdenciária patronal, de 20% sobre a folha de salários, por alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. A ideia é que esse mecanismo reduza os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimule a contratação de pessoas.

Como gerar o DARF da CPRB?

Para gerar a Guia de Contribuição Previdenciária acesse a aba Federal > DARF > DARF; Selecione a Empresa, a Referência Inicial/Final, a data de pagamento e marque a opção Contribuição previdenciária; Em seguida clique em Gerar.

Como optar pela CPRB 2024?

Como fazer a opção pela CPRB? Se no primeiro recolhimento do ano de 2024 se a empresa recolher o DARF da CPRB (2985 ou 2991), fará a opção pela desoneração da folha de pagamento. Assim, no período correspondente ao ano de 2024 a Contribuição Previdenciária será calculada sobre a Receita Bruta – CPRB.

Quais os CNAE que entram na desoneração da folha?

Atualmente, só podem optar pela desoneração as empresas que possuem CNAE fiscal dos grupos 41, 42 e 42. O CNAE considerado correto é aquele que representa a fonte de receita da empresa contemplada nas notas fiscais. Vale ressaltar que, o CNAE identificado incorretamente no CNPJ deve ser corrigido.

Quando começou a CPRB?

A Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) é uma contribuição social de natureza tributária, destinada a custear a previdência social e de competência da União Federal. Foi instituída pela Medida Provisória 540, de 2 de agosto de 2011, posteriormente convertida na Lei 12.546, de 14 de dezembro de 2011.

Quais são os 17 setores beneficiados pela desoneração da folha?

Lista
  • Confecção e vestuário.
  • Calçados.
  • Construção civil.
  • Call center.
  • Comunicação.
  • Empresas de construção e obras de infraestrutura.
  • Couro.
  • Fabricação de veículos e carroçarias.

Por que Lula vetou a desoneração da folha?

O veto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (23). Lula argumentou que a proposta é inconstitucional por criar renúncia de receita sem apresentar o impacto nas contas públicas, como manda a legislação.

Até quando posso optar pela desoneração da folha?

Um dia após a lei promulgada pelo Congresso Nacional, o Governo Federal emitiu a Medida Provisória nº 1.202/2023, na qual revoga a prorrogação da desoneração da folha de pagamento a partir de 1º de abril de 2024. Ou seja, a desoneração só valerá para os primeiros três meses do ano e não até 31 de dezembro de 2027.

Quais as desvantagens da desoneração?

Há desvantagens na desoneração da folha de pagamento?
  • A desoneração não é aplicável a todas as atividades econômicas da mesma forma;
  • A legislação determina que a União compensará o Fundo do Regime Geral de Previdência Social, aumentando os gastos do governo;

Como calcular CPRB Simples Nacional?

A base de cálculo da CPRB é a receita bruta, excluídas as vendas canceladas, os descontos incondicionais, o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), se incluído na receita; o ICMS, quando cobrado pelo vendedor ou prestador de serviços na condição de substituto tributário; as receitas decorrentes de exportações, de ...

Quando usar desonerado e não desonerado?

Desonerado quando os custos de mão de obra não possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento. Não desonerado: quando os custos de mão de obra possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento.

O que é declaração de desoneração?

Trata-se da obrigação tributária acessória por meio da qual o contribuinte confessa débitos de contribuições previdenciárias e de contribuições destinadas a terceiros.

Como funciona a desoneração?

A desoneração da folha de pagamento surgiu em 2011, com o intuito de aliviar um pouco a carga tributária de alguns setores empresariais. Ela consiste na substituição da contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento pela contribuição sobre a receita bruta da empresa.

O que é desoneração da folha das empresas?

Trata-se de um sistema diferenciado de contribuição patronal ao INSS. No modelo padrão, a empresa precisa recolher 20% sobre a folha de pagamento. No alternativo, a alíquota varia entre 1% e 4,5% e incide sobre a receita bruta.

O que significa desoneração da folha de pagamento das empresas?

A desoneração da folha de pagamentos é um mecanismo de redução de encargos trabalhistas do empresariado. O objetivo da medida é estimular o crescimento econômico do País, buscando oferecer maior competitividade e contratações.

Artigo anterior
O que é hipermetropia alta?
Artigo seguinte
Qual o animal mais feroz do Brasil?