Como saber se é cárie ou sujeira?

Perguntado por: Bianca Lorena de Sá  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)

Sintomas de cárie
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;
  5. Gengiva inchada e dolorida.

Como é a mancha da cárie?

Manchas brancas também incomodam esteticamente, mas o problema pode não ser somente estético, pois a mancha branca indica um processo inicial da cárie. 4 – cavidades nos dentes: os famosos buraquinhos, esse sem dúvida é o sinal mais evidente de uma cárie.

Como saber se tenho cárie interna?

Dessa forma, o paciente que sofre com o problema costuma relatar os seguintes incômodos:
  1. dor constante no dente;
  2. mau hálito;
  3. hipersensibilidade a alimentos e substância em temperatura quente ou gelada;
  4. inchaço na gengiva;
  5. desconforto ao mastigar alimentos;
  6. incômodo ao passar o fio dental entre os dentes;

Qual é a cor da cárie?

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

Como saber se o ponto preto e cárie?

Ponto preto no dente necessariamente é cárie? A resposta para essa questão é: não! Nem sempre um pontinho preto nos dentes quer dizer cárie. Ele pode sim ser um indicador dessa doença, mas também é possível que ele seja resultado de outros quadros.

COMO SABER SE ESTOU COM CÁRIE? - DRA DANIELE SALES

18 questões relacionadas encontradas

Tem um pontinho preto no meu dente?

O ponto preto no dente normalmente está ligado a presença de cáries, porém essa nem sempre é a situação. Esse ponto preto no dente também pode ser algum alimento preso no dente, tártaro, tabagismo, causada por algum medicamento ou consumo de alimentos com muito corante.

Como remover pontinhos pretos do dente?

O profissional pode usar um dispositivo ultrassônico e instrumentos de limpeza para remover as manchas escuras e o tártaro dos seus dentes. Você também pode experimentar um creme dental branqueador com ingredientes como peróxido de hidrogênio para clarear seu sorriso.

Como saber se a cárie atingiu a polpa?

Sintomas das cáries

A congestão dos seios frontais pode causar dor nos dentes superiores. Uma cárie no esmalte, de um modo geral, não causa dor; esta começa quando a cárie atinge a dentina. Uma pessoa pode sentir dor só quando bebe algo frio ou come algo doce, o qual indica que a polpa está ainda sã.

Como tirar cárie sozinho?

Como tratar a cárie sem anestesia e sem dor

Uma excelente forma de eliminar a cárie é usar o gel chamado Papacárie, que é feito à base de papaína, encontrada no mamão, que remove completamente a cárie do dente sem precisar de anestesia, nem usar a broca para raspagem do dente.

O que fica dentro de um dente cariado?

A cárie dentária ou num dente com cárie ocorre uma destruição dos tecidos duros, ficando o dente cariado resultante da ação de determinadas bactérias presentes na boca que podem levar à perda do dente afetado, caso não seja efetuada uma intervenção adequada e atempada no sentido da sua preservação.

Como tirar cárie dentro do dente?

No consultório odontológico, o dentista faz a remoção da parte sobre os dentes afetados. Ou seja, aquela parte que está contaminada pela cárie. Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie.

O que é cárie oculta?

O termo cárie oculta vem sendo utilizado para descrever lesões de cárie em dentina sob superfícies de esmalte aparentemente hígidas ou minimamente desmineralizadas.

É possível ter cárie sem dor?

Apesar de ser um dos sintomas mais conhecidos desse quadro, Daniel afirma que sim, é possível ter cárie sem sentir dor no dente. “A doença cárie se refere ao acometimento da estrutura dentária sã por uma infecção bacteriana que destrói os tecidos duros que compõem o dente”, explica.

Como diferenciar cárie de pigmento?

A pigmentação do sulco, quando não é cárie, não causa malefícios ao paciente. Se seu dentista disser que é cárie e você ficar na dúvida, observe se tem manchas brancas ou cavitadas (com buraquinhos) nessa região. Assim, se tiver, provavelmente seja cárie.

Como saber se a mancha branca e cárie?

Em um primeiro momento, a cárie pode não apresentar sintomas. Um pouco depois de desenvolvida aparece o primeiro sintoma: manchas brancas espalhadas pela camada superficial do dente. A partir daí, iniciam-se outras manifestações.

Tem como tirar cárie escovando os dentes?

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

Como saber a profundidade da cárie?

Determinação da profundidade da cárie
  1. Incipiente. Esse tipo de cárie penetra parcialmente no esmalte do dente.
  2. Moderada. Esse tipo de cárie penetra mais profundamente no esmalte, mas ainda não atinge a junção amelodentinária (JAD), que é o ponto em que esmalte e a dentina se encontram.
  3. Avançada. ...
  4. Profunda.

O que fazer quando a cárie atinge a polpa?

Quando essa polpa é contaminada pela cárie, é necessário fazer o tratamento desse local, o tão conhecido 'tratamento de canal'. “Esse processo carioso normalmente ocorre lentamente. Logo, pacientes que fazem consultas regulares ao dentista, têm uma menor chance de ficarem com cáries profundas”, explica.

Como eliminar bactérias Cromogênicas?

“É possível removê-las durante a profilaxia com a raspagem das manchas, realizada em consultório. Por isso, é fundamental o agendamento com profissional assim que elas aparecerem”, salienta Correia, que trabalha com equipamentos modernos para minimizar a dor e o incômodo do paciente.

Quando a cárie não dói?

Todo dente cariado dói

Na verdade, depende. Muitos pacientes relatam dor, enquanto outros só descobrem o problema durante a visita ao dentista. Ambos os casos são possíveis. Isso porque a cárie só dói quando atinge as partes mais sensíveis do dente, como a dentina e a polpa.

Quando a cárie começa a doer?

A lesão cariosa inicialmente é assintomática

"Os sintomas só começam a aparecer quando surge a cavidade na superfície do dente, deixando a dentina exposta aos agentes externos (frio, calor, doce) ou quando a cavidade está tão profunda que começa a agredir a polpa, causando inflamação, consequentemente, dor", comenta.

Quanto tempo a cárie começa a doer?

O desenvolvimento da cárie leva de algumas semanas até vários meses, mas a dor só aparece quando a “escavação” se aproxima da polpa do dente, um conjunto sensível de nervos e vasos sanguíneos.

Como tratar cárie oculta?

Para que esta cárie desapareça do dente, o tratamento mais indicado é a restauração dentária. Um procedimento bem simples que permite recuperar as formas e funções dos seus dentes, que antes estavam cariados. E tudo isso sem sofrer as dores, já que o procedimento usa anestesia local.

Artigo anterior
Qual a causa da ceratose?
Artigo seguinte
Como colocar remédio na comida?