Como saber se a voz é passiva ou ativa?

Perguntado por: Ângela Érika Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

Como saber se é voz passiva?

Uma frase está na voz passiva quando o sujeito gramatical sofre a acão verbal, ou seja, quando é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva.

Como diferenciar voz ativa passiva e reflexiva?

São três as vozes verbais:
  • a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:
  • b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo. Por exemplo:
  • c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.

Como identificar a voz verbal?

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.
...
Voz passiva sintética
  1. Comeu-se o bolo.
  2. Comprou-se o chapéu.
  3. Leram-se os livros.
  4. Caçou-se a hiena.
  5. Concluir-se-á a tarefa.

O que é vozes verbais?

As vozes verbais dizem respeito à relação que se estabelece entre o sujeito do enunciado e o verbo ao qual está ligado. Essa relação ajuda a definir não só o significado do enunciado, mas também o foco e a entonação, como perceberemos a seguir.

Vozes Verbais [Prof Noslen]

21 questões relacionadas encontradas

O que significa voz verbal?

As vozes verbais são um tipo de relação estabelecida entre o sujeito gramatical e o verbo de uma oração.

Como saber se a frase está na voz reflexiva?

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.

O que é voz passiva exemplos?

Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.

Qual é a diferença entre voz passiva e passividade?

De acordo com a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, voz passiva e passividade são conceitos diferentes entre si. Segundo ele, VOZ é a forma especial pela qual o verbo se apresenta com a finalidade de indicar que a pessoa recebe a ação, enquanto que a PASSIVIDADE é o fato do sujeito receber a ação verbal.

Como identificar voz passiva sintética?

Na voz passiva sintética, há o verbo, o pronome apassivador e o sujeito paciente. Nela, o sujeito é denominado assim porque “sofre” a ação verbal. O verbo pode flexionar-se, ou seja, mudar em relação ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. Entretanto, pode flexionar-se também quanto à voz.

O que é uma frase na voz passiva?

De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), a frase passiva é uma «construção em que participam alguns verbos transitivos directos, transitivos directos e indirectos ou transitivos predicativos, na qual o constituinte interpretado como complemento de uma relação de predicação é realizado como sujeito, sendo o verbo ...

Como é formada a voz passiva analítica?

A voz passiva analítica é formada com o verbo auxiliar “ser”, conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa, seguido do particípio passado do verbo principal.

O que é voz ativa e voz passiva exemplos?

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

Como a voz passiva é formada?

a) Voz passiva analítica: é expressa por uma locução verbal formada pelo verbo ser + particípio passado do verbo principal. ... b) Voz passiva sintética ou pronominal: é formada pelo acréscimo do pronome pessoal se, na função de partícula apassivadora, a uma forma verbal na 3ª pessoa.

Quando ocorre a voz passiva?

A voz passiva ocorre quando o sujeito recebe a ação expressa pelo verbo. Exemplos: a) O poema foi escrito por mim.

Quando ocorre a voz reflexiva?

A voz reflexiva ocorre quando o sujeito recebe e pratica a ação expressa pelo verbo e, nesse caso, o verbo é sempre transitivo direto e/ou indireto (necessita de um complemento verbal para completar o seu sentido) e seu objeto (elemento capaz de completar o sentido do verbo transitivo) é um dos pronomes oblíquos átonos ...

O que é a voz reflexiva?

A voz reflexiva é formada por um verbo na voz ativa e por um pronome oblíquo reflexivo que confere reflexividade ao verbo. Os pronomes oblíquos reflexivos são: me, te, se, nos, vos, se.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é voz ativa exemplo?

A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: O professor reprovou Cristiano.

Quais são as três vozes verbais?

No português, as vozes verbais podem ser de três tipos:
  • voz ativa;
  • voz passiva;
  • voz reflexiva.

O que é locução verbal de um exemplo?

São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos: Estou lendo o jornal.

O que é ser uma pessoa passiva?

O que é ser passivo:

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

O que é ser uma pessoa ativa?

adjetivo Pronto para agir; vivo, laborioso, diligente, empreendedor: trabalhador ativo. Que tem eficácia; enérgico, eficaz: remédio ativo.

Qual a diferença da voz passiva analítica e sintética?

A voz passiva sintética é formada por um verbo transitivo direto (ou direto e indireto) na terceira pessoa (do singular ou plural) mais o pronome “se” (apassivador). A voz passiva analítica é formada pelo verbo auxiliar (ser ou estar) mais o particípio de um verbo transitivo direto (ou direto e indireto).

Como passar uma frase para a passiva?

Transformar frases ativas em frases passivas
  1. O complemento direto passa a sujeito.
  2. Acrescenta-se o verbo ser no tempo em que está o verbo na ativa.
  3. O verbo principal coloca-se na forma de particípio.
  4. O sujeito passa a complemento agente da passiva.

Artigo anterior
Quem não entra na reforma da Previdência?
Artigo seguinte
Quais são as características de uma coruja?