Como saber se a válvula do cabeçote está ruim?

Perguntado por: Benedita Leticia de Esteves  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Pensando nisso, listamos os principais sintomas que o veículo apresenta quando está ocorrendo alguma falha nas válvulas.
  1. RUÍDOS. O barulho é um dos sintomas mais comuns de problema no comando de válvula. ...
  2. FUMAÇA. ...
  3. PERDA DE POTÊNCIA DO MOTOR. ...
  4. AUMENTO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL. ...
  5. AQUECIMENTO DO SISTEMA.

O que acontece se a válvula estiver desregulada?

Quando as válvulas estão desreguladas, o carro irá perder desempenho, aumentar o consumo, aumentar a emissão de poluentes, apresentar ruídos vindos do motor e poderá apresentar superaquecimento. Alguns desses sintomas, como o aumento do consumo e a perda de desempenho, podem ser de outros problemas.

Como saber se o comando de válvula está com defeito?

Um sensor da árvore de comando de válvulas com defeito pode se manifestar da seguinte forma:
  1. Dificuldades na partida.
  2. Iluminação da luz de controle do motor.
  3. Armazenamento de um código de erro.
  4. O módulo de comando funciona no programa de operação de emergência.

Qual o sintoma de cabeçote ruim?

Vazamentos de fluido: Vazamentos de líquido de arrefecimento e óleo lubrificante são sintomas comuns de uma junta de cabeçote danificada. A verificação regular dos níveis de fluido pode ajudar a detectar esse problema precocemente.

Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?

Fumaça branca no escapamento: A presença de fumaça branca ou azulada saindo do escapamento pode ser um sinal de que o líquido de arrefecimento está vazando para os cilindros.

como saber qual válvula está ruim cabeçote

40 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a água passa pela junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é a responsável por vedar o motor e impedir que a água entre por onde não deveria. Caso isso ocorra, pode se misturar e modificar a viscosidade do óleo lubrificante, aumentando o atrito entre os componentes do motor.

Como saber se a água está circulando no motor do carro?

Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.

Qual o preço médio para o conserto da junta do cabeçote?

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

O que faz estragar o cabeçote?

O cabeçote do motor pode empenar devido ao superaquecimento ou ao desgaste natural. Um cabeçote empenado não tem a capacidade de vedar adequadamente, levando a vazamentos de óleo ou água e, eventualmente, falhas no motor.

Quanto custa para retificar a junta do cabeçote?

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000.

Qual barulho de válvula desregulada?

Quando as válvulas de comando estão desreguladas, ou seja, com folga excessiva ou muito apertadas, elas podem causar alguns problemas. Podemos perceber os desajustes através de um simples ruído estranho (semelhante a uma máquina de costura) ou até mesmo, irregularidades na marcha lenta.

O que estraga as válvulas do motor?

grande maioria das vezes pode estar relacionado. com: Troca de óleo fora do tempo/quilometragem. indicada, utilização de óleo fora da especificação.

O que causa problema na válvula do carro?

Uma das principais causas de problema nas válvulas do veículo é a sujeira e o baixo nível de óleo, pois isso pode danificar ou desgastar as pontas da peça. Como resultado, o componente pode ficar bloqueado ou não funcionar da forma correta.

Quando devo trocar a válvula?

Alguns dos sinais que podem indicar a necessidade de troca de uma válvula são: vazamentos frequentes, falhas na operação, consumo excessivo de energia elétrica, corrosão, entupimentos, instabilidade no controle do fluxo ou na pressão, ruídos ou vibrações.

Como regular a válvula do motor?

Para fazer o ajuste na válvula em questão, é preciso usar o calibrador de folga para alinhar o topo da válvula com a respectiva junta do cabeçote. Também é preciso fazer o ajuste no parafuso que fica no topo da válvula do motor, com uma chave de soquete. O objetivo é que ele esteja no mesmo nível da junta do cabeçote.

O que pode ser tec tec no motor?

A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol, e chamada tecnicamente de pré-ignição. Mas, o que provoca o “toc-toc-toc”? É provocado por um choque de ondas dentro da câmara de combustão. A mistura ar-combustível começa a se queimar antes da faísca na vela, gerando uma onda magnética.

Como saber se precisa fazer retífica no cabeçote?

Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos. Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação.

Como saber se a retífica do cabeçote foi bem feita?

Como saber se precisa retificar o cabeçote do motor? Fumaça branca no escapamento - O consumo de óleo pelo motor pode ser indicado pela fumaça azulada, porém se ela for branca e espessa também é sinal de retífica iminente.

Como saber se o motor fundiu por falta de água?

Quais os principais sinais de que o motor do carro está fundido?
  1. Ruídos leves. ...
  2. Superaquecimento do motor. ...
  3. Dificuldades em dar a partida. ...
  4. Odores repentinos. ...
  5. Aumento do consumo de combustível. ...
  6. Marcas de óleos visíveis no chão. ...
  7. Fumaça escura saindo do cano de escape.

Qual o valor da mão de obra para fazer um cabeçote?

Em média, uma retífica de motor custa em torno de R$ 2 mil (apenas mão de obra).

Pode trocar a junta do cabeçote sem retificar?

É preciso ter em mente que o cabeçote precisa ser plainado após sua remoção do bloco. Ou seja, sua superfície de contato com a junta deve ser alinhada novamente para que não haja folgas nesse contato, o que inviabiliza o serviço.

O que acontece se eu andar com a junta do cabeçote queimada?

Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava. Por isso, reforçamos: não postergue a solução!

Como saber se o motor está sendo lubrificado?

Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos.

Porque o radiador não puxa água do reservatório?

– Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d'agua ou obstrução nas aletas do radiador. – Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.

O que acontece se encher muito o reservatório de água do carro?

É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo. Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.

Artigo anterior
Como deverá ser o atendimento de um paciente psiquiátrico em crise?
Artigo seguinte
Quanto ganha um operador de caixa na HAVAN?