Como saber se a palavra precisa de artigo?

Perguntado por: Igor Santiago Sousa  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Artigo. Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.

Como saber se uma palavra precisa de artigo?

Artigos são palavras que precedem aos substantivos (ou seja vem antes dos substantivos) para determiná-lo ou indeterminá-lo. Os artigos definidos ( o, a, os, as),de modo geral, indicam seres determinados , conhecidos da pessoa que fala ou escreve.

Quando se deve usar os artigos?

Sintetizando: o artigo se antepõe ao substantivo para determiná-lo ou particularizá-lo. Podem ser definidos ou indefinidos e dentre suas variadas funções, está a substantivação, que acontece quando o artigo assume o papel de substantivo em uma frase.

Quando não se deve usar o artigo?

# Após o pronome “cujo” e eventuais variações (eventuais no sentido das flexões): Esse é o aluno cujo pai esteve aqui ontem. # Em se tratando da palavra “casa”, uma vez representando o próprio domicílio de quem pratica a enunciação, ou seja, de quem fala e/ou escreve: Não pare agora...

Quando a palavra Uma é artigo?

Na gramática, o artigo é a classe de palavras que antecede o substantivo para determiná-lo de modo particular ou geral. Há dois tipos de artigos: Artigos definidos: o, os, a, as; Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas.

Aprenda o que é ARTIGO

19 questões relacionadas encontradas

Como saber se é um artigo?

O artigo antepõe o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. O artigo integra as dez classes gramaticais que conhecemos, definindo-se como o termo que antepõe o substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo, indicando, também, o gênero (masculino/feminino) e o número (singular/plural).

O que é artigo exemplos em frases?

Este tipo de artigo irá determinar os substantivos de forma particular, precisa e objetiva, onde irá individualizar os indivíduos e objetos. São artigos definidos: o, a, os e as. Exemplos de frases com artigos definidos: Ele viu o professor de matemática.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quando a palavra pede artigo?

O artigo antecede somente substantivos ou palavras com valor de substantivo. ... Contudo, tanto a preposição “a” quanto o artigo feminino “a” virão diante de substantivos femininos, já que os substantivos masculinos não admitem artigo feminino. Observe: Não irei à farmácia.

Como saber se oa é preposição ou artigo?

Qual é a diferença do "a" como artigo e "a" como preposição? ... O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos.

Quando o substantivo pede artigo?

Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número. O artigo é basicamente demonstrativo. Sua função sintática principal é de adjunto dos substantivos.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual a regra dos porquês?

Por exemplo, de forma resumida, em caso de perguntas e respostas deve-se usar, respectivamente, por que e porque. Em contrapartida, quando a pergunta estiver no final da frase, utiliza-se por quê e, no caso do substantivo, porquê. Todavia, caso não tenha ficado didático o suficiente, não desista.

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Como e onde usar a vírgula?

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Quando usar vírgula antes de como?

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Como usar as reticências?

  1. a) As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação de quem fala. ...
  2. b) Interrupção de uma frase gramaticamente incompleta. ...
  3. c) Ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia. ...
  4. d) Para indicar supressão, ou seja, ausência de palavras. ...
  5. e) No início ou no meio de uma citação para indicar supressão de partes.

Como se escreve um artigo?

10 dicas para escrever e publicar um artigo científico
  1. Leia sobre o que já feito. ...
  2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir. ...
  3. Apresente uma novidade. ...
  4. Saiba a hora certa para começar a escrever. ...
  5. Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar. ...
  6. Mantenha a lógica no texto. ...
  7. Encontre a medida certa.

O que é um artigo de um texto?

Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. ... A introdução de um artigo define qual vai ser o assunto do texto, sendo necessário um tema polêmico.

O que é um artigo resposta?

O "Artigo" é uma palavra variável que acompanha os substantivos e tem a função de determina-lo, indicando-lhe ainda gênero e número. Isoladamente, o artigo não possui nenhum significado. Podem variar em gênero e número, de acordo com o substantivo ao qual se referem.

Como saber a classificação de um artigo?

Como funciona a classificação?
  1. A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional;
  2. B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional;
  3. B3, B4, e B5: considera os periódicos de média relevância;
  4. C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.

Quais os tipos de porquê?

A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. diferentes: porque, porquê, por que e por quê.

Porquê ou por quê pergunta?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. ... Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Artigo anterior
Qual a diferença entre o hábito é o vício?
Artigo seguinte
Qual a melhor cor de sapato para usar com vestido azul marinho?