Como saber se a dor de garganta e viral ou bacteriana?

Perguntado por: Iara Correia Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como saber se a infecção de garganta e viral ou bacteriana?

A ofensiva viral e a reação inflamatória despertada por ela afetam toda a mucosa da garganta, gerando vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Na bacteriana, as amígdalas ficam inchadas e podem sediar uma placa esbranquiçada, o pus. A febre pode dar as caras em ambos os casos.

Quais os sintomas de bactéria na garganta?

Sintomas da faringite bacteriana
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para engolir alimentos sólidos;
  • Aumento dos linfonodos, gânglios localizados no pescoço e atrás das orelhas;
  • Dores no corpo;
  • Pode haver formação de secreção purulenta nas amídalas;
  • Febre alta que começa subitamente e pode chegar a 39℃.

Quando a dor de garganta e bacteriana?

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação normalmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

Como saber se é bacteriana ou vírus?

Secreções claras e mais líquidas indicam, em geral, que o mal-estar está sendo causado por vírus. Secreções mais densas, esverdeadas ou amareladas, indicam a infecção por bactéria. A mudança da cor se deve à ação de neutrófilos, que são células de defesa que atacam as bactérias e liberam uma proteína de cor verde.

14/04 Amidalite: como saber se é viral ou bacteriana

27 questões relacionadas encontradas

Qual exame detecta infecção bacteriana?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

Qual a diferença entre vírus e bactérias?

A principal diferença das infecções bacterianas e virais está na presença de pus. Nas doenças respiratórias causadas por bactérias normalmente vemos a presença de secreção purulenta, como nos casos das infecções na garganta. Já nas infecções virais, essas secreções normalmente são claras, pouco espessas e sem pus.

Quais bactéria causa dor de garganta?

Dores de garganta causadas por bactérias são casos de faringite estreptocócica. A bactéria específica responsável pela faringite estreptocócica é a Streptococcus pyogenes (ou estreptococo do grupo A), e o CDC observa que esse grupo também causa muitas outras infecções, incluindo a febre reumática e a febre escarlatina.

Quanto tempo dura uma infecção bacteriana na garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.

Como se pega infecção bacteriana na garganta?

Como tem causas em agentes virais e bacterianos, a amigdalite é uma doença contagiosa e que pode se adquirir de uma pessoa para outra em determinadas situações. Assim, o mais comum é que os microorganismos passem através da inalação de gotículas no ar, que se libera quando o paciente espirra ou tosse.

Como matar uma bactéria na garganta?

Antibióticos, como benzetacil, amoxicilina ou azitromicina: são utilizados somente em casos de infecção bacteriana, para eliminar as bactérias que causam a infecção.

Qual a diferença entre infecção e inflamação na garganta?

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
  1. Febre.
  2. Dor no local.
  3. Formação de pus.
  4. Dores musculares.
  5. Fadiga.
  6. Tosse.

Quais os tipos de infecção na garganta?

Infecções virais
  • Gripe ou resfriado: tipos mais comuns de infecções virais.
  • Laringite : geralmente viral, há dor para engolir e falar.
  • Amigdalite : inflamação viral nas amígdalas, com vermelhidão, inchaço ou secreções no local.
  • Mononucleose.
  • Parotidite infecciosa.
  • Herpangina.
  • Faringoamigdalite.

Como saber se é inflamação ou infecção?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Quando a garganta não melhora com antibiótico?

Se o problema não melhorar em até 15 dias, o otorrinolaringologista Silvio Keniti Iwamura recomenda procurar um médico: “Qualquer queixa relevante ou persistente deve ser investigada, podendo ser uma simples irritação local por abuso de bebidas geladas e friagem ou início de um quadro infeccioso”.

Quanto tempo dura uma amigdalite bacteriana?

A amigdalite é geralmente uma inflamação passageira e que se resolve vulgarmente ao fim de 5-7 dias. No entanto, pode causar complicações graves em casos pontuais.

Quanto tempo leva para sair o pus da garganta?

É comum que o desconforto da amigdalite melhore em 1-2 dias, e que as placas desapareçam entre 3 e 5 dias. Se ainda observar placas brancas nas amígdalas depois desse prazo, é provável que a bactéria seja resistente ao tratamento proposto.

Como se contrai a bactéria estreptococos?

Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas.

Quando a dor de garganta é preocupante?

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Quais são as doenças bacterianas?

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
  • Infecção urinária.
  • Meningite.
  • Clamídia.
  • Gonorreia.
  • Sífilis.
  • Hanseníase.
  • Coqueluche.
  • Tuberculose.

Quais são as doenças causadas por bactérias?

A seguir, alguns exemplos de doenças bastante comuns e que são causadas por bactérias:
  • Tétano. Agente causador: Clostridium tetani. ...
  • Disenteria bacilar ou shigelose. Agente causador: Shigella sp. ...
  • Coqueluche. Agente causador: Bordetella pertussis. ...
  • Sífilis. Agente causador: Treponema pallidum.

Quais são as infecções bacterianas?

As principais infecções transmitidas por bactérias são pneumonia, tuberculose, tétano, gonorreia, disenteria, sífilis e lepra. Elas costumam provocar febre alta e sintomas que tendem a piorar com o tempo. Além disso, as infecções bacterianas costumam causar mais dor em um local específico do corpo.

Como detectar infecções bacterianas no hemograma?

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Que exame de sangue detecta infecção?

O hemograma completo é um exame de sangue que avalia as condições clínicas do paciente e ajuda a identificar possíveis doenças, como anemia, infecções e leucemia.

Como descobrir se a pessoa tem alguma bactéria?

Sintomas
  1. febre alta;
  2. diarreia;
  3. vômitos;
  4. calafrios;
  5. manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

Artigo anterior
Qual o valor para aferir o tacógrafo?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao seguro-desemprego 2022?