Como saber se a crase ou não?
Perguntado por: Mara Luana Moura | Última atualização: 7. April 2025Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)
Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
Como saber se uso crase ou não?
Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.
Como não errar no uso da crase?
Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.
Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.
Quando se usa crase ou não?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.
Como saber se a crase está errada?
- Antes de palavras no masculino. Uma das regras da crase é que ela não deve ser utilizada antes de palavras no masculino. ...
- Antes de verbos. ...
- Nomes de lugares. ...
- Antes de palavras no plural. ...
- Antes de pronomes indefinidos. ...
- Entre palavras repetidas. ...
- Com a locução “a partir de” ...
- Na indicação das horas.
Método INFALÍVEL pra saber QUANDO usar a CRASE #TôCarecaDeSaber | Professor Noslen
Quando não usar crase exemplos?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Foi a padaria tem crase?
Por exemplo: "Vou a padaria" ou "Vou à padaria"? Se trocarmos "padaria" por "supermercado", diremos "Vou ao supermercado". Neste caso, portanto, a opção correta é a craseada.
Quais são as cinco principais regras de uso da crase?
- Apenas antes de palavras femininas. ...
- Em expressões que indiquem hora. ...
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
- Casos em que a crase é opcional.
Foi a academia tem crase?
Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase. Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”.
Estou às voltas tem crase?
À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.
Como decorar as regras da crase?
☺ Utilize o acento indicador de crase apenas diante de palavras femininas: Talvez essa seja a dica mais importante, aquela que evitará erros gramaticais grosseiros. Lembre-se de que a crase é a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”, portanto, ela não ocorrerá diante de palavras masculinas.
Foi a praia tem crase?
b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.
Vai a Escola tem crase?
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).
Vai a praia ou vai a praia?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Faz bem a saúde tem crase?
Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.
Foi a Igreja tem crase?
Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.
Foi a festa tem crase?
É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.
Como usar a crase corretamente exemplos?
- Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.
- Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.
- Portanto:
- Atenção! ...
- Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.
- Resolução.
Foi a feira tem crase?
Fiquemos com a essência: a crase resulta da junção da preposição a – exigida pelo termo que a antecede – com o artigo definido a, que acompanha o nome feminino que vem após. Daí: Fui à feira.
Foi às compras tem crase?
Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.
Tem crase em a noite?
Enquanto à noite (com crase) expressa uma locução adverbial de tempo (como à frente, à exceção etc.), a noite (sem crase) é uma construção que o 'a' é um artigo definido que determina o substantivo noite. Compare os exemplos: Ela veio me visitar à noite. Gosto de fazer café durante a noite.
Está a frente ou na frente?
A locução à frente pode significar, por exemplo, que esteve a dirigir os concorrentes; e na frente pode significar que esteve como que postado na frente.
Como viver com uma pessoa fria?
Qual laranja que emagrece?