Como saber qual tipo de dermatite eu tenho?

Perguntado por: Lourenço Martim de Azevedo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (1 avaliações)

O que é dermatite? Trata-se de uma irritação na pele, caracterizada por vermelhidão, descamação, coceira e formação de pequenas bolhas. Esses sintomas podem surgir de formas diferentes, de acordo com o tipo de dermatite e a área do corpo afetada.

Como saber o tipo de dermatite?

Os principais tipo de dermatite podem ser identificados de acordo com os seus sintomas ou causas, podendo ser divididos em:
  1. Dermatite atópica. ...
  2. Dermatite seborreica. ...
  3. Dermatite herpetiforme. ...
  4. Dermatite ocre. ...
  5. Dermatite alérgica. ...
  6. Dermatite esfoliativa.

Qual o tipo de dermatite mais grave?

A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave que afeta toda a superfície da pele causando vermelhidão, rachaduras e escamas e faz com que a camada superior da pele se desprenda (esfolie).

Quando a dermatite se torna grave?

Dermatite grave pode causar infecções

As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

O que é dermatite crônica Perivascular superficial e profunda?

O que é dermatite perivascular superficial psoriasiforme? Olá, é um resultado de anatomopatológico de pele que pode confirmar certas doenças de pele suspeitada pelo dermato, a psoríase é uma delas.

DERMATITE ATÓPICA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?

15 questões relacionadas encontradas

O que é dermatite emocional?

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.

Qual a diferença entre dermatite atópica e seborreica?

Na infância, a duração dos sintomas normalmente é menor do que na fase adulta, que pode durar por anos. Da mesma forma, a dermatite seborreica também tem influência genética, com a diferença de que, nesse tipo, a tendência é agredir regiões com muita produção de sebo concomitantemente ao crescimento de fungos.

Quais os tipos de dermatite de contato?

Temos dois tipos de dermatite de contato: irritativa (80% dos casos) e alérgica. A dermatite de contato ocorre quando há o contato com alguma substância que desencadeia a dermatite na pele.

Como identificar dermatite de contato?

A dermatite pode se manifestar com coceiras, vermelhidão, inchaço em alguma região externa da pele e com pequenas bolhas. Em uma fase mais aguda, a dermatite inicia um processo de liquenificação, onde a pele fica muito seca e descama, formando linhas de depressão.

Como saber se é alergia ou dermatite?

Manchas vermelhas são as lesões dermatológicas mais comuns

“Pode ser fungo, dermatite atópica, psoríase, pitiríase rósea de Gilbert, alergia, urticária causada por medicamentos, contato com alguma substância e afins. Também pode ser só pele seca que causa coceira e vermelhidão.

Qual a melhor pomada para dermatite de contato?

A dermatite de contato é um problema de pele relativamente comum. Consiste em uma inflamação na pele que surge a partir de uma alergia ou irritação.
...
Algumas das pomadas que podem ser receitadas pelo seu médico são:
  • Trok-N;
  • Novacort;
  • Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona + Sulfato de Neomicina;
  • Emscort;
  • Dexadermil.

O que ataca a dermatite atópica?

Dermatite atópica caracteriza-se pela reação alérgica, geralmente desencadeada por agentes como ácaros, pólen, mofo, fungos e bactérias. É o caso da dermatite atópica, inflamação crônica da pele, seguida por coceira, vermelhidão e descamação.

O que causa dermatite atópica?

É uma doença crônica e hereditária que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Não é contagiosa e sua causa exata é desconhecida. A dermatite atópica costuma ocorrer entre pessoas da mesma família, juntamente com a asma ou a rinite alérgica.

O que é dermatite atópica no couro cabeludo?

Trata-se de uma inflamação na pele, que pode acometer o corpo, rosto e couro cabeludo, causando incômodos a essas regiões, como a urticária, manchas vermelhas ou esbranquiçadas - com aparência ressecada e descamativa -, e muita coceira! O problema pode surgir em todas as idades.

Como curar dermatite emocional?

Como é feito o tratamento da alergia emocional? O tratamento consiste em um acompanhamento com médicos especialistas como alergologistas e, dependendo dos sintomas, dermatologista ou pneumologista. O tratamento medicamentoso pode incluir antialérgicos e corticoides.

Qual o remédio para dermatite nervosa?

Os corticóides na forma de cremes ou pomadas, como a betametasona ou dexametasona, podem ser indicados pelo dermatologista para aplicar sobre a pele pois ajudam a reduzir a inflamação, aliviando os sintomas da dermatite atópica como coceira, o inchaço e a vermelhidão da pele.

Como o emocional afeta a pele?

As emoções podem tanto ser a causa de doenças dermatológicas mais simples (dermatite seborreica) como a de uma psoríase, ou ainda ter fundo psíquico mais sério, como uma dermatite factícia, que leva a automutilação.

Como acabar de vez com a dermatite atópica?

Seis dicas que podem ajudar a aliviar coceira da dermatite...
  1. Colocar gelo ou água fria. Este pode parecer estranho, mas segurando um cubo de gelo ou água fria ajuda a reduzir a coceira e a queimação. ...
  2. Aplique pressão. ...
  3. Distração. ...
  4. Loções. ...
  5. Anti-histamínicos. ...
  6. Óleo de coco.

Quanto tempo pode durar uma crise de dermatite atópica?

Prognóstico de dermatite atópica

A dermatite atópica frequentemente se atenua quando as crianças atingem os 5 anos de idade. Entretanto, os surtos são comuns por toda a adolescência e até a fase adulta.

Como curei minha dermatite atópica?

Não, a dermatite atópica não tem cura. Mas a médica garante que tem tratamentos eficazes que ajudam a controlar os sintomas da doença, como o uso de medicamentos tópicos com corticoides e a fototerapia – um procedimento feito com raios ultravioleta.

Quem tem dermatite atópica O que não pode comer?

Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

O que irrita a dermatite?

Dermatite irritativa

As substâncias irritantes que podem causar esse tipo de dermatite incluem alguns produtos cosméticos, álcool, acetona, látex, lã, ou produtos de higiene e limpeza, como sabonetes, detergentes, antibacterianos, desinfetantes ou perfumes, por exemplo.

Quais alimentos evitar para quem tem dermatite atópica?

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica e devem ser evitados se confirmado a alergia são o leite de vaca e de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho.

Como curar dermatite de contato naturalmente?

Um ótimo remédio caseiro para dermatite de contato é tomar um banho com farinha fina de aveia, que pode ser comprada em farmácias, porque ela ajuda a aliviar a coceira e a irritação provocadas pela dermatite de contato.

Como cuidar da dermatite de contato?

O tratamento da dermatite de contato bem sucedido consiste basicamente em identificar o que está causando a reação. Se você pode evitar o agente agressor, a erupção geralmente se resolve. Medidas como compressas úmidas e cremes com propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a acalmar a pele e reduzir a inflamação.

Artigo anterior
Como conseguir laudo médico INSS?
Artigo seguinte
Qual a importância do COP26?