Como saber qual é o meu Erê?
Perguntado por: Salvador Benjamim Jesus de Rodrigues | Última atualização: 30. März 2022Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
Como saber o nome do meu Erê?
- Conchinha e Maré: Iemanjá;
- Chuvinha e Arco-Íris: Oxumaré;
- Andorinha e Flechinha: Oxóssi;
- Foguinho e Pinga Fogo: Exu;
- Gamelinha e Trovoada: Xangô;
- Pombinha Branca e Caramujinho: Oxalá;
- Guerreirinho e Espadinha: Ogum;
- Raio, Ventania e Tachinho: Iansã;
Quem tem Erê?
Quem são os Erês
Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.
Qual o nome dos Erês?
Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada), ...
Como os Erês morreram?
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado.
Como descobri Meu Erê ( salve Ibejada, salve meu menino! )
Porque ERE chora?
Se não nos permitimos sentir ,sorrir e brincar com a nossa própria criança , erê não consegue encostar . ... Chorando a criança que chorou em nós . Quando finalmente encontrar uma brechinha , erê vem pulando e zanzando , e mesmo que chore esta pondo pra fora as dores do médium pois este sim que está sendo doutrinado .
Quando ERE aparece?
O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.
Qual a função do Erê?
Sob tal aspecto, os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.
Como saber de quem eu sou filho na Umbanda?
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Quem foi o Erê Joãozinho?
Joãozinho é um menino que viveu mais de uma encarnação como garoto negro no Brasil das senzalas. Muitas vezes ele parece o Negrinho do Pastoreio, em outras, ele é o próprio Saci Pererê! Ele é esperto, cheio de lábia, tem resposta pra tudo e não pensa duas vezes para perguntar alguma coisa.
Qual comida de Erê?
Já no candomblé e na umbanda são os gêmeos Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, ou então os Erês, as crianças (cuja comida preferida, de acordo com o candomblé e a umbanda, é o Caruru, daí o costume de todos que acreditam se reúnem e fazem as comidas que agradam aos meninos .
O que significa ver um Erê?
Erê reside no ponto exato entre a consciência da pessoa e a inconsciência do orixá. É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa "brincar".
Como um orixá escolhe uma pessoa?
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
O que pode pedir aos Erês?
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
Qual a diferença entre Ibeji e Erê?
Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.
O que os Erês gostam?
Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.
Como fazer guia de Erê?
Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.
Qual a diferença entre Erê e Exu Mirim?
Exú mirim significa erês, ibejis, crianças que atua na banda da esquerda, que manifesta em terreiro ou tenda de umbanda sagrada, com o intuito de elevação.
Como saber se a entidade recebeu a oferenda?
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Como o Orixá escolhe seus filhos?
Isso ocorre através de sua onda magnetizadora quando este ainda era uma “centelha divina” – primeira concepção. Cada um dos Orixás possui qualidades que estão ligadas ao Trono em que se assentam e estão ligados ao mistério divino que regem.
Como os orixás escolhem seus médiuns?
Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra. Passam a ser cuidados e protegidos por seus guias até o momento de iniciar seu trabalho1.
Como saber qual Orixá me protege?
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Quais doces Os Erês gostam?
Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.
O que significa sonhar com entidade Erê?
Erê é um espírito de luz que representa alegria e pureza, portanto, sonhar com Erê mostra que talvez sua vida esteja precisando mais dessas características que essa pequena entidade possui: alegria e leveza.
Qual comida de Ibeji?
"Cada orixá tem predileção por um alimento." No dia de Ibêji, o caruru (prato à base de quiabo, camarão seco e dendê) é oferecido ao orixá e depois a sete crianças, que o recebem em uma grande tigela. Quando terminam, só então os adultos são convidados a compartilhar o alimento.
Qual é o ponto positivo do amor?
Quando uma coisa acontece de vez em quando?