Como saber o que o seguro cobre?

Perguntado por: Patrícia Eva Mota Baptista  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (55 avaliações)

Para saber o que o seguro cobre é necessário, primeiramente, ler a sua apólice atentamente. Caso ainda tenha restado dúvidas do que o seguro auto cobre ou não, entre em contato com a corretora ou seguradora com a qual você fechou o seguro.

O que o seguro não cobre?

Os sinistros que o seguro pode não cobrir. A cobertura compreensiva (ou total) é para colisão, incêndio e roubo, além de danos materiais, físicos e morais causados a terceiros. Quanto mais coberturas no pacote, mais caro o seguro, por isso é possível contratar apenas coberturas contra incêndio e roubo.

O que o seguro completo cobre?

O seguro compreensivo também é conhecido como seguro total ou seguro completo e é o produto que oferece as coberturas mais amplas que o auto e roubo, por exemplo. A cobertura compreensiva ou completa cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.

Como a seguradora investiga?

Como dito anteriormente, as seguradoras possuem profissionais especializados para analisar diferentes situações, inclusive o motivo do sinistro. Se for provado que a situação foi intencional, o pagamento da indenização será negado.

Como saber se meu seguro cobre enchente?

Que tipo de seguro cobre enchente? Depende do tipo de cobertura que você contratou. Todos os seguros com cobertura compreensiva incluem proteção contra fenômenos naturais (ventos fortes, enchentes, chuva de granizo, queda de objetos no carro, deslizamento de terra, incêndio e raios).

? [ SEGURO COBRE ENCHENTE? ] Alagamento, Enchentes, Danos pela Natureza Seguro Auto ou Moto Cobre?

36 questões relacionadas encontradas

Qual seguro cobre desastre natural?

Geralmente, em coberturas básicas, o desastre natural não é contemplado. O que costuma ser coberto nos casos de danos vindos da natureza é a ação de raios, que podem causar um incêndio e danificar o automóvel. O ideal é conferir tudo o que consta na sua apólice e se há desastres naturais, antes de fechar o seguro.

Como começa uma enchente?

Como Começam as Enchentes

Se o leito natural de um rio ou córrego recebe uma quantidade muito grande de água que provém da chuva e não tem a capacidade da suportá-la, acaba transbordando e causando a enchente.

Como funciona perito de seguradora?

O perito analisa o que é necessário ser substituído buscando reduzir ao máximo o custo para a seguradora, mas sem comprometer a qualidade do serviço e a segurança do automóvel.

Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?

Seguradoras possuem prazo de 30 dias para a resolução do sinistro, conforme orientação da Susep.

Como investigar um sinistro?

Para apurar melhor as razões que causaram o sinistro, é preciso analisar bem o perfil do segurado e do veículo, se for de automóvel. Esses procedimentos são essenciais na hora de averiguar a veracidade do sinistro, para isso as seguradoras contratam o sindicante.

O que é seguro completo?

Seguro Compreensivo, quer dizer, Seguro Completo. É o Seguro mais contratado no mercado, pois, engloba: Coberturas: Furto, Roubo, Incêndio, Colisão e Danos da Natureza.

O que é mais importante no seguro de automóvel?

No entanto, se você não tiver condições de optar por uma cobertura mais abrangente, as coberturas mais importantes no seguro de automóvel para quem tem um orçamento menor, são: Proteção contra roubo e furto; Cobertura para terceiros; Assistência 24 horas.

Quando o seguro não paga o sinistro?

Em tese, a seguradora poderá se recursar a pagar o valor do sinistro, mas isso deverá ser justificado por escrito e enviado ao cliente junto com as provas da negativa. Isso porque é bastante comum as seguradoras se recusarem a pagar de forma abusiva, quando não há nenhum impedimento legal para isso ser feito.

Quando a seguradora recusa o sinistro?

Basicamente, existem alguns fatores que levam ao sinistro recusado, caracterizando a perda do direito à indenização. Isso ocorre quando: Na apólice foram acordados riscos excluídos ou prejuízos não indenizáveis; Quando o segurado age em desacordo com as condições estabelecidas no contrato de seguro.

Quando a seguradora pode cobrar de terceiro?

Como vimos neste artigo, sim a seguradora pode cobrar ressarcimento de terceiro, e o segurado quando vítima também pode cobrar franquia culpado. Portanto, se alguém bater no seu veículo e você se ver obrigado a acionar seu seguro, não se preocupe.

Quanto tempo demora um processo contra uma seguradora?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.

Como saber se meu sinistro foi aprovado?

Você consegue acompanhar o andamento do processo através do mesmo portal onde solicitou o solicitou a abertura, para acessar novamente, é só clicar aqui. Depois é só se logar com o seu CPF, número de protocolo e senha (os mesmos dados que utilizou na abertura do processo).

Como funciona vistoria de sinistro?

A vistoria técnica do seguro auto é um exame feito pela empresa de seguros. Ela tem como objetivo constatar as condições reais, o que vai influenciar diretamente o custo da sua proteção. Também é por meio da vistoria que a seguradora decide se vai ou não segurar o veículo.

Qual a função de uma perícia?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Como fraudar o seguro?

Formas mais comuns de fraudar seguro
  1. Inversão de responsabilidade. Essa fraude acontece de forma mais recorrente do que se pensa. ...
  2. Incluir reparos que não estão relacionados ao sinistro. Essa conduta pode até parecer inocente, mas também é uma fraude. ...
  3. Omissão de informações. ...
  4. Auto roubo.

Quem recebe o seguro de carro?

Proprietário é quem recebe indenização integral do seguro

A indenização do seguro de automóvel é paga ao proprietário que consta no CRLV e CRV do veículo.

O que pode provocar enchentes?

Contaminação: Com a invasão da água da enchente nas casas, os alimentos que entram em contato com a água contaminada ficam inadequados para o consumo. Prejuízos Financeiros: Muitas casas são derrubadas ou interditadas, perdem-se móveis, alimentos, objetos e a atividade econômica é prejudicada.

O que causa uma inundação?

As inundações devido à urbanização são aquelas causadas pelo desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva).

O que causa chuvas fortes?

Mas as causas mais comuns das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.

O que é uma cobertura compreensiva?

Coberturas para danos ao veículo

Compreensiva: inclui colisão, derrapagem, capotagem, ato danoso praticado por terceiros, alagamento, enchente, vendaval, granizo, raio, terremoto, incêndio, explosão, roubo e furto total ou parcial, entre outros.

Artigo anterior
Onde se localizam os palestinos?
Artigo seguinte
Onde está escrito que Deus criou a água?