Como saber o que o meu plano de saúde cobre?

Perguntado por: Enzo Miguel Tavares Sousa  |  Última atualização: 21. Juli 2024
Pontuação: 4.1/5 (49 avaliações)

O beneficiário pode acessar as informações de cobertura no próprio contrato, ou entrando em contato diretamente com a operadora para solicitar. No contrato, é possível visualizar hospitais e especialidades disponíveis, tipos de internação e as cidades e/ou regiões de atendimento dentro do plano contratado.

Como saber o que o meu plano cobre?

Como saber se meu exame ou procedimento é coberto pelo plano de saúde?
  1. Acesse o site da ANS ( www.gov.br/ans/pt-br) e selecione a opção “Espaço do Consumidor”:
  2. Após, selecione “O que seu plano deve cobrir?”:
  3. A seguir, clique no campo “consulte se o procedimento faz parte da cobertura assistencial obrigatória”:

Como eu sei o quê meu plano de saúde cobre?

Você deve verificar no seu contrato qual a área geográfica de cobertura do seu plano. Ela pode ser: nacional, estadual, grupo de estados, municípios e grupo de municípios. Atenção! Se ainda tiver alguma dúvida, por favor acesse nossa seção "Canais de Atendimento ao Consumidor".

Como saber o que tenho direito no meu plano de saúde?

Essa consulta pode ser feita no site da ANS. A ANS também elabora um rol de procedimentos, que é a referência básica para a cobertura obrigatória dos planos contratados a partir de 2 de janeiro de 1999. . Ele é atualizado regularmente e pode ser checado na página da ANS.

Quais os procedimentos que o plano de saúde cobre?

Doenças e tratamentos específicos
  • AIDS e Câncer. A cobertura para essas doenças é obrigatória, nos limites do plano contratado. ...
  • Materiais especiais (órteses, próteses, etc) ...
  • Necessidades especiais. ...
  • Fisioterapia. ...
  • Psicoterapia. ...
  • Transtornos psiquiátricos. ...
  • Doenças infectocontagiosas. ...
  • Miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Plano de saúde é BURRICE da classe média?

40 questões relacionadas encontradas

O que o plano de saúde é obrigado a cobrir?

A Lei 9.656/98, que regulamenta as normas sobre planos de saúde privados, dispõe expressamente que os planos são obrigados a cobrir atendimentos de emergência, urgência e de planejamento familiar.

Quais as cirurgias plásticas que o plano cobre?

Por exemplo, o plano de saúde cobre as seguintes cirurgias plásticas: cirurgias de mãos, cirurgias de reconstrução da mama e da face, cirurgia para tratamento da paralisia facial, cirurgias para a reconstrução de orelha e também reconstruções pós-traumas diversos.

Quais exames o convênio não cobre?

Quais exames que o plano de saúde não cobre?
  • Exames para tratamento de emagrecimento com finalidade estética. A obesidade é uma doença crônica ocasionada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. ...
  • Exames para tratamento de rejuvenescimento. ...
  • Exames para cirurgia experimental. ...
  • Outros.

O que o plano de saúde não pode negar?

O Plano de Saúde não pode negar atendimento em caso de urgência e emergência. Ao contratar um plano de saúde, o beneficiário precisa cumprir o prazo de carência, que nada mais é do que um período de tempo predeterminado que deve ser observado antes que o beneficiário utilize os serviços do plano de saúde.

Qual o plano de saúde que não tem carência?

Os tipos de planos de saúde que não necessitam de carência são: Planos empresariais – estes planos são para atender empresas de todos os portes, como por exemplo, micro, pequenas e até o MEI. Sua melhor vantagem são as mensalidades mais baixas do que em um plano individual.

O que é coberto pela ANS?

Definição da cobertura mínima obrigatória

O Rol da ANS estabelece a lista de procedimentos, exames, consultas e tratamentos que as operadoras de saúde são obrigadas a oferecer aos beneficiários de planos de saúde.

Quais doenças estão no rol da ANS?

Asma grave, câncer de pulmão, esclerose múltipla e câncer de mama.

Como saber quais hospitais meu plano aceita?

Como saber quais hospitais e laboratórios meu plano cobre? Para descobrir quais hospitais e laboratórios fazem parte da rede credenciada do seu plano de saúde, basta consultar seu contrato ou acessar o site da operadora contratada.

O que o plano da Unimed não cobre?

Tratamentos com finalidade estética, cosmética ou para alterações somáticas. Vacinas, medicamentos e materiais cirúrgicos que não sejam ministrados em internações ou em atendimentos em pronto-socorros. Necropsias, medicina ortomolecular e mineralograma de cabelo.

O que o plano básico da Unimed cobre?

Nesta modalidade de plano não é possível optar por coparticipações, porém os clientes recebem assistência a viagens nacionais e internacionais além de coberturas extra como vacinas, cirurgias refrativas e também transplantes.

Quantas consultas posso fazer pelo plano?

Desde que a terapia possua registro na ANVISA, os Planos de Saúde não podem limitar a quantidade de consultas e/ou sessões de atendimento médico, independentemente da sua natureza.

O que é uma coparticipação?

Segundo definição da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), coparticipação é o mecanismo de regulação financeira que consiste na participação do beneficiário na despesa assistencial a ser paga diretamente à operadora, em caso de plano individual e familiar, ou à pessoa jurídica contratante, em caso de plano ...

Qual o prazo para o plano de saúde liberar uma cirurgia?

Ou seja, para cada procedimento, a agência cuidou em estabelecer prazos adequados, sendo o maior e máximo deles o de 21 dias. Assim, a autorização de qualquer procedimento requerido ao plano de saúde tem se ser respondida em até 21 dias, sob pena de responsabilização.

O que fazer quando o plano de saúde não cobre?

A primeira alternativa é procurar a ouvidoria da operadora de saúde em questão. Isso porque, normalmente, esse setor atua como representante do cliente dentro da operadora.

O que fazer quando o plano de saúde não tem o especialista?

Em situações de inexistência de médicos especialistas, o plano de saúde deve oferecer cobertura no município de residência do paciente, em municípios vizinhos ou na região de saúde à qual o município está vinculado.

Quanto o médico recebe do plano de saúde por cirurgia?

Os convênios de saúde no Brasil pagam uma média de R$ 30 a R$ 60 a cada consulta profissional de um médico. Isso é o que faz muitas pessoas ficarem desanimadas. Imagine que são seis anos em regime de graduação na universidade e cerca de mais dois anos para se especializar na área que deseja levar durante a carreira.

É possível colocar silicone pelo plano de saúde?

De acordo com regras estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos de saúde são obrigados a cobrir a cirurgia de implante de silicone se o procedimento não for por motivos estéticos. E, por isso, não existe um plano específico que realize o procedimento em outros casos.

É possível fazer lipo pelo convênio?

Isso significa que procedimentos como a lipoaspiração, a rinoplastia e a mamoplastia de aumento não são cobertos pelo plano. Para que o paciente possa ter acesso a uma cirurgia plástica reparadora, é necessário que o médico responsável pelo seu tratamento solicite a autorização do plano de saúde.

Como saber se meu plano aceita cirurgia?

O jeito mais fácil de verificar se um especialista ou procedimento é coberto pelo seu plano é através do portal da ANS. Basta acessar o site clicando aqui e seguir as orientações. Você também pode entrar em contato com sua operadora diretamente pelos canais de atendimento disponibilizados.

Qual é o melhor plano de saúde do Brasil?

Ranking dos Melhores planos de 2023
  • Amil;
  • Bradesco Saúde;
  • CUIDAR.ME;
  • Hapvida;
  • Porto Seguro Saúde;
  • Seguros Unimed;
  • SulAmérica Saúde;
  • One Health;

Artigo anterior
O que abordar na volta às aulas?
Artigo seguinte
Como abrir arquivos MP3?