Como saber o número de uma CAT?

Perguntado por: Jaime Ricardo Sousa Valente Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (15 avaliações)

⇒ Acesse: Programa CAT do INSS – CAT online. Como pode ser verificado, em ambas as consultas há 2 (duas) opções de entrada de dados: o número da CAT ou da CAT parcial e os dados identificadores do documento emitido. Para a consulta sem o número da CAT, é necessário informar todos os dados contidos no formulário.

Como saber o número da CAT?

Para verificar se a CAT foi registrada no INSS, basta acessar o site do INSS: www.inss.gov.br, com o número da CAT, os dados do emitente, do acidentado ou da empresa.

Como imprimir CAT já cadastrada?

Impressão da CAT
  1. Informe o número do Recibo eSocial ou...
  2. Número do recibo eSocial:
  3. Informe o número da CAT ou...
  4. Número da CAT:
  5. digite os dados abaixo para impressão.
  6. * Tipo Empregador: 1 - CNPJ. 2 - CEI. 3 - CPF. 4 - NIT/PIS/PASEP. 5 - CAEPF. 6 - CNO.
  7. Número CNPJ:
  8. * CPF do Acidentado:

Como emitir CAT pela internet?

Como emitir o CAT pela internet
  1. Entre nenhum site fazer INSS, na Página Específica fazer CAT. ...
  2. Encontre uma opção “Registro do CAT on-line” e clique em “Cadastrar CAT”;
  3. Uma página da Previdência Social CAT abrirá;
  4. Vá ao menu “Cadastramento”;
  5. Selecione a opção “CAT”;

Como baixar a CAT?

O download do aplicativo CAT pode ser feito no sítio eletrônico do INSS, por meio do link: www.cat.inss.gov.br/servicos/cat/cat.shtm, clicando-se no botão “Download“.

CAT - Entenda o que é e como funciona a comunicação do acidente de trabalho | É seu por Direito

36 questões relacionadas encontradas

Como tirar 2 via da CAT?

Para solicitação desse serviço, acesse o ambiente profissional/empresa, clicando no botão abaixo, selecione o menu: Certidões --> Solicitar Certidão, escolher o tipo de certidão CERTIDÃO DE SEGUNDA VIA DE CAT, no campo de resposta informar o número da CAT a que deseja solicitar a segunda via.

Como consultar CAT no eSocial?

No eSocial, o número da CAT é sempre o número do recibo do evento. Ou seja, o próprio sistema gera essa informação, que pode ser útil posteriormente. O número da CAT pode ser usado, inclusive, para se fazer referência nos casos de reabertura. Nesse caso, basta pesquisar pelo código no histórico do programa.

Como conseguir segunda via CAT?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA 2ª VIA CAT ESPECÍFICA
  1. Requerimento padrão devidamente preenchido e assinado; - Especificar o número da CAT e o número da(s) ART(s) no campo 2 - Informações relacionadas às ARTs; ...
  2. Cópia do documento de conclusão (Atestado) registrado para a respectiva CAT, quando existir;
  3. Taxa:

Como emitir a CAT pelo eSocial?

Como emitir CAT pelo eSocial doméstico?
  1. Faça o login no eSocial;
  2. Clique em gestão de empregados;
  3. Selecione a empregada sobre a qual será feito o CAT;
  4. Clique em “Afastamento Temporário/CAT” e, em seguida, “Comunicação de CAT”;
  5. Preencha a “Comunicação do Acidente de Trabalho” – tipos, data, situações e etc;

O que fazer se a empresa não emitir a CAT?

A não emissão da CAT faz com que o trabalhador, ao entrar com pedido de benefício junto ao INSS, receba o auxílio-doença, e não o auxílio-doença acidentário, o que, por conseqüência, faz com que o empregado não tenha direito ao recolhimento do FGTS durante a vigência do benefício, e, recebendo alta, também não tenha ...

Como tirar o CAT online MG?

O processo é bem simples e rápido. O interessado acessará um formulário onde informará seus dados pessoais e anexará cópias digitalizadas do RG, CPF, Diploma e Histórico Escolar.

Qual o prazo para emitir a CAT?

Mas fique atento: o prazo para emissão da CAT é até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. No caso de óbito, a comunicação deverá ser de imediato!

Pode abrir CAT depois de 24 horas?

Nessa situação não é necessário o cumprimento do prazo previsto em lei para a emissão da CAT, que é de 24 horas após a ocorrência do acidente ou de a empresa ter tomado ciência deste.

Pode abrir CAT fora do prazo?

Posso abrir CAT fora do prazo? Não. A CAT deve ser feita no prazo até o próximo dia útil seguinte ao acidente ou em caso o acidente resulte em morte, a comunicação deve ser imediata.

Quando abre o CAT tem estabilidade?

Para que a CAT de reabertura gere estabilidade ao trabalhador, precisará cumprir os mesmos requisitos da CAT inicial: Que o empregado tenha sofrido agravamento da lesão que decorreu de acidente de trabalho (que pode ser o acidente típico, as doenças ocupacionais e os acidentes por equiparação);

Como tirar o CAT em Minas Gerais?

Emissão ou renovação do Certificado de Avaliação de Título (CAT) estão sendo feitas on-line durante suspensão das atividades presenciais. Para solicitar o CAT, é necessário entrar em contato com uma das 47 SREs e apresentar alguns documentos.

Como fazer o CAT MG?

Etapas, custos e documentos
  1. Diploma registrado acrescido do histórico escolar ou;
  2. Declaração de conclusão de curso acrescida do histórico escolar ou;
  3. Declaração de matrícula e frequência em curso superior acrescida do histórico escolar (parcial) do curso (graduação);
  4. Carteira de Identidade;

Como solicitar o CAT?

Para emitir a CAT através da internet siga os seguintes passos: Entre no site: http://previdência.gov.br/; Na barra à esquerda, em “serviços à empresa”, selecione “Cadastro de Comunicação de Acidente – CAT” (ou clique diretamente no link);

Quando a empresa se recusa a emitir a CAT quem pode Emiti-la?

Também de forma supletiva, no caso de recusa do empregador em cumprir com sua obrigação principal, negando-se a emitir a CAT, esta pode também poderá ser preenchida o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes ...

Como provar que a doença foi adquirida no trabalho?

Como provar que uma doença ocupacional ? As empresas não costumam reconhecer que as enfermidades foram causadas durante as atividades do seu empregado. Assim, a comprovação é realizada a partir de uma declaração judicial, obtida após a perícia médica.

Qual o valor de uma indenização por doença ocupacional?

BASE DE CÁLCULO DA INDENIZAÇÃO POR DANO MATERIAL DECORRENTE DE DOENÇA OCUPACIONAL. 50% (CINQUENTA POR CENTO) DA REMUNERAÇÃO.

O que não pode ser considerado como doença do trabalho?

Também não são consideradas doenças do trabalho aquelas que não motivam a incapacidade laborativa, ou seja, aquelas que não acometem o trabalhador a ponto de fazer com que ele não seja mais capaz de exercer as suas funções laborais ou profissionais.

Como faço pra abrir o CAT por doença ocupacional?

A CAT deve ser emitida no primeiro dia útil após o diagnóstico médico, ou seja, após a conclusão de que o trabalhador é ou pode ser o portador de doença profissional ou do trabalho. A não notificação da doença do trabalho constitui crime (art. 269 do Código Penal combinado com art. 169 da CLT).

Quem pode fazer a emissão da CAT?

Na falta de comunicação por parte do empregador, o próprio acidentado ou seus dependentes, a entidade sindical, o médico que prestou o primeiro atendimento ou qualquer autoridade pública podem emitir a CAT.

Como provar acidente de trabalho sem o CAT?

Auxílio-doença acidentário sem a apresentação do CAT

Ou seja, por meio da perícia médica no âmbito da Previdência Social, será reconhecido o Nexo Técnico Epidemiológico e, consequentemente, o acidente de trabalho e a concessão de benefício previdenciário de natureza acidentária.

Artigo anterior
Para que serve tartarato de tolterodina?
Artigo seguinte
Onde Jesus orou pela última vez?