Como saber o CFOP da empresa?

Perguntado por: Renata Nogueira  |  Última atualização: 22. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Como saber o CFOP de uma empresa?

Ela é disponibilizada na íntegra pelo portal nacional da Nota Fiscal Eletrônica. Contudo, é indicado que um contador seja responsável por analisar a situação e verificar qual o código a ser utilizado.

Qual o número do CFOP?

O CFOP contém quatro dígitos, e cada um deles tem uma identificação específica. O primeiro número se refere ao tipo de operação (por exemplo, se iniciar com 1 é uma operação dentro do Estado e se inicia com 2, fora do Estado), e os demais, à finalidade e ao tipo de produto ou serviço.

Como saber se o CFOP e 5.102 ou 5405?

Quando usar 5102 ou 5405? Use o CFOP 5102 para na nota fiscal de venda de mercadorias adquiridas de terceiros e o CFOP 5405 para remessa de mercadorias por conta e ordem de terceiros em que a empresa atua como uma intermediária.

Quais são os tipos de CFOP?

Desse modo, alguns exemplos dos principais códigos CFOP são:
  • 1.102: Compra para comercialização.
  • 2.102: Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 2.202: Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
  • 5.102: Transferência de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

As CFOP mais comuns de uso para qualquer tipo de empresa

25 questões relacionadas encontradas

Como saber o CFOP da nota fiscal?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Como colocar o CFOP na nota fiscal?

Quando o fornecedor emitiu a nota fiscal, ele estava realizando uma operação de saída. Portanto, o CFOP deve começar com um desses dois dígitos. No entanto, ao cadastrar a nota no sistema, você está realizando uma operação de entrada. Portanto, o CFOP que você deve indicar deve começar com 1 ou 2.

Qual a diferença do CFOP 5.102 e 6102?

Enquanto na operação CFOP 5102 é uma venda estadual, a CFOP 6102 indica uma saída interestadual.

Qual a diferença entre CFOP 5.102 e 6102?

Como pode perceber, ambos CFOPs podem se referir a atividades de saída de produtos, mas diferenciam-se por se tratar de operação realizada em um único estado ou entre estados diferentes. Portanto, para saídas dentro do mesmo estado utilizamos o CFOP 5102 e para as saídas interestaduais utilizamos o CFOP 6102.

Qual é o CFOP 5101?

O CFOP 5101 se refere à venda de produção do estabelecimento. Ele também se aplica à venda de “mercadoria por estabelecimento industrial ou produtor rural de cooperativa destinada a seus cooperados ou o estabelecimento de outra cooperativa”.

Qual é o CFOP de prestação de serviços?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5933 - Prestação de serviço tributado pelo ISSQN.

Qual CFOP que não gera imposto?

Como já citamos, o CFOP 5949 é uma operação que está livre de impostos, e, por isso, não exige o pagamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Qual CFOP o MEI deve usar?

CFOP – Código da operação; Contribuinte enquadrado no MEI provavelmente fará apenas operações de vendas; Se estiver vendendo mercadoria de produção própria, o CFOP será 5.101 se for operação interna, e 6.101 se for interestadual.

O que é o CFOP 5405?

Quando se usa o CFOP 5405? O código CFOP 5405 é usado quando o produto/serviço vendido ou adquirido por um terceiro está sujeito a substituição tributária, portanto, a operação é isenta da cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Quando o CFOP de uma NF-E for 5.102 qual operação será feita?

O CFOP 5102 se refere à venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Ou seja, classificam-se neste código as operações de saída, por meio de vendas, de mercadorias para industrialização ou comercialização.

Qual a diferença do CFOP 5.102 e 5108?

O CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) foi criado pela SEFAZ e é um código que identifica a natureza de circulação de mercadorias e serviços de transporte intermunicipais, interestaduais e internacionais. Já o 5102 é o número que identifica que a mercadoria foi adquirida ou recebida de terceiros.

Como saber qual CFOP devo usar?

Como funciona o CFOP?
  1. primeiro dígito: evidencia se o produto ou a atividade é de entrada ou de saída.
  2. segundo dígito: mostra qual é o grupo ou a operação referida no documento fiscal.
  3. terceiro e quarto dígitos: especifica o tipo de prestação ou de operação.

O que é o CFOP 6102?

Especificamente o CFOP 6102 diz respeito a venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros. De maneira mais clara, ela deve ser usada em transições de revenda para um estado que não é o de origem. Ou seja, para fora do estado da empresa.

Quando usar o CFOP 6101 e 6102?

A diferença é que o CFOP 6101 é utilizado na venda de produtos para outros estados, que sofreram uma transformação no processo de industrialização; e o CFOP 6102 é para venda de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros para outros estados, sem passar por transformação.

Quando é usado o CFOP 6102?

O CFOP 6102 indica a venda interestadual de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. Na estrutura do código, você consegue observar que o primeiro dígito 6 indica que houve venda interestadual.

Qual CST usar no CFOP 6102?

Primeiramente, lançaremos o CRT = 3 – Regime Normal, tendo como CFOP 6.102, e a Origem da Mercadoria, que no nosso Ex. = 0 “Nacional”, teremos o CST ICMS=00 (Tributada integralmente), CST IPI=53 (saída não tributada) e CST do PIS/COFINS=01 (Operação tributada à alíquota básica).

O que é Tabela CFOP?

CFOP é o Código Fiscal de Operações e de Prestações, e ele é indicado nas emissões de notas fiscais, declarações, guias e escrituração de livros. Basicamente, este código define se uma nota fiscal recolhe ou não impostos, o movimento de estoque e financeiro.

O que fazer quando o CFOP errado?

Vale destacar que não houve destaque de imposto na nota. O CFOP incorreto pode ser alterado através de Carta de correção eletr. Portaria n 160/2021/ Sefaz/Mt diz o QUE NÃO PODE SER ALTERADO, sendo: Art.

Como criar um CFOP?

Cadastrando um novo CFOP
  1. No Fiscal acesse a aba Cadastros > CFOP > clique em Novo Cadastro;
  2. Na aba Básico, informe o número do CFOP, Descrição, se é Contribuinte e se é um CFOP de devolução;
  3. Na aba Opções : ...
  4. Na aba Configurações Anuais, informe o Ano e marque para qual tributo o CFOP possui incidência.

Onde fica o CFOP na nota fiscal de serviço?

CFOP de prestação de serviço com dígito inicial 7:

O CFOP iniciado com o número 7 deve aparecer na emissão de notas referentes a prestações de serviço fora de seu país de origem. Notas de serviço ou produtos destinados ao exterior devem utilizar esse código tributário para que a nota esteja em conformidade.

Artigo anterior
O que é CBLC do cliente?
Artigo seguinte
Como substituir tá bom?