Como saber o adjunto adnominal de uma frase?

Perguntado por: António Brito Amaral  |  Última atualização: 10. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (75 avaliações)

O adjunto adnominal é o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, dando-lhe características e atributos. Em outras palavras, ele especifica o significado de um nome (substantivo), como nesta frase: adoro música agitada. Veja que o termo “agitada” delimita o sentido da palavra música.

Como identificar um adjunto adnominal em uma frase?

Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adj. adnominal. Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração.

O que é um adjunto adnominal dê exemplos?

O adjunto adnominal é uma palavra ou locução que acompanha, caracteriza, especifica ou quantifica o substantivo: Os três feios cintos de couro não foram vendidos. Nesse exemplo, temos o substantivo “cintos” acompanhado dos seguintes adjuntos adnominais: “Os”, “três”, “feios” e “de couro”.

Onde fica o adjunto adnominal?

O adjunto adnominal é um termo acessório numa oração, ou seja, um termo não essencial para o entendimento da oração. Ele ajuda a especificar o substantivo que acompanha, qualificando-o e auxiliando na estrutura da oração, que fica mais fluida. Observe: Minhas três amigas frequentam festas badaladas.

Como identificar o adjunto adnominal e adverbial?

O adjunto adverbial acompanha e classifica as circunstâncias em que ocorre a ação de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio na oração. O adjunto adnominal acompanha e ajuda a qualificar um nome, isto é, um substantivo. Sendo assim, muitas classes de palavras podem corresponder ao adjunto adnominal na oração.

ADJUNTO ADNOMINAL: APRENDA EM 9 MINUTOS DE UMA VEZ POR TODAS - Profa. Pamba

37 questões relacionadas encontradas

Quando é adjunto adnominal?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração que qualifica substantivos. O adjunto adnominal é um termo acessório da oração, que qualifica ou especifica um nome, geralmente um substantivo. O adjunto adnominal pode ser formado por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e numerais.

Como saber se é adjunto adnominal ou predicativo do sujeito?

* Enquanto o adjunto adnominal se concebe como termo acessório da oração, ou seja, representa apenas parte de um termo essencial ou integrante dela, o predicativo se revela como um termo essencial, de modo a deixá-la (a oração) compreensível, dotada de sentido.

Quais são as regras do adjunto adnominal?

O adjunto adnominal…
  • é dispensável, apresentado uma informação acessória a um nome.
  • estabelece relação com um substantivo concreto ou com um substantivo abstrato.
  • apenas pode ser precedido da preposição de quando representado por uma locução adjetiva.

O que é adjunto adnominal 7º ano?

Adjunto adnominal é aquele termo que especifica, determina ou explica o substantivo. Adjunto adnominal... Talvez você não conheça esse termo ainda, não é verdade? Não se preocupe, trata-se de um termo simples e que faz parte dos muitos assuntos relacionados à nossa língua.

O que é artigo no adjunto adnominal?

Em sintaxe, os artigos, pronomes e adjetivos que modificam um substantivo são chamados de adjuntos adnominais.

Qual das alternativas abaixo representa um exemplo de adjunto adnominal?

Resposta: a) Cheguei à cidade, conhecida como velha capital, conforme planejado.

Como saber se é um complemento nominal?

Como identificar o complemento nominal na oração? O complemento nominal costuma vir após o termo complementado por ele. Além disso, o complemento nominal vem acompanhado de uma preposição, que faz a ponte entre o termo complementado e o próprio complemento.

Qual é a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do objeto?

Na passagem da voz ativa para a voz passiva, o objeto direto se transforma em sujeito. Então o objeto direto da voz ativa e o sujeito da voz passiva é “o caso”, cujo núcleo é “caso”. Tudo o que está no entorno do núcleo, dentro da função sintática é adjunto adnominal: “o”.

O que o adjunto adverbial modifica?

Adjunto adverbial - Termo modifica verbos, adjetivos ou advérbios.

O que é um adjunto adnominal restritivo?

adjunto adnominal restritivo é o complemento que restringe um nome. Suponhamos a frase 'Casa de Pedro', - A casa podia ser de Paulo, de João, de Antônio etc., mas dizendo 'casa de Pedro' nós restringimos a palavra casa.

Qual é a função do adjunto adverbial?

Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.

O que é adjunto adnominal e aposto?

Adjunto adnominal é um termo acessório da oração, cuja função é acompanhar e modificar um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Tanto o aposto especificativo quanto o adjunto adnominal são termos acessórios e permitem o enriquecimento textual, fornecendo novas informações.

Como saber se é um predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito qualifica ou classifica o sujeito da oração. Fica localizado no predicado da oração. Liga-se ao sujeito por meio de um verbo que indica estado permanente ou transitório, ou ainda mudança, continuidade ou aparência de um estado.

Como diferenciar objeto de adjunto?

Deve-se ter claro, no entanto, que o objeto indireto é essencial para complementar o sentido de um verbo transitivo indireto, ao passo que o adjunto adverbial é elemento dispensável para a compreensão do sentido tanto de um verbo como de qualquer outro elemento ao qual se liga.

Qual é o adjunto adnominal em estudos e experiências diárias?

Resposta verificada por especialistas. O adjunto adnominal é "diária".

Quando 2 ou mais palavras caracterizam o nome chamamos de?

Chamamos de locução adjetiva o conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, assumem função de adjetivo na sentença, qualificando outro termo.

Como saber o predicativo do objeto?

O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva. O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado. Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.

Artigo anterior
Quais são as armas da Polícia Militar?
Artigo seguinte
Porque Deus não mudou o nome de Isaque?