Como saber a regência nominal?

Perguntado por: Francisco Araújo  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
...
Exemplos de regência nominal
  1. favorável a;
  2. apto a;
  3. livre de;
  4. sedento de;
  5. intolerante com;
  6. compatível com;
  7. interesse em;
  8. perito em;

Como descobrir a regência nominal?

Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
...
As preposições mais comuns em nesse caso são:
  1. de;
  2. para;
  3. a;
  4. com;
  5. em;
  6. por.

O que é regência nominal exemplos?

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Como aprender regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

Como estudar regência nominal?

A regência nominal é a relação que existe entre um nome (adjetivo, substantivo ou advérbio) e os termos que são regidos por ele. A regência nominal sempre é mencionada por uma preposição. Para facilitar seu estudo, entenda que vários nomes apresentam o mesmo regime dos verbos a que derivam.

Regência Nominal [Prof Noslen]

27 questões relacionadas encontradas

O que estuda a regência?

A regência verbal estuda a relação que se estabelece entre os verbos e os termos que os complementam (objetos diretos e objetos indiretos) ou caracterizam (adjuntos adverbiais).

Quais são os tipos de regência?

IMPORTANTE: A regência estabelece uma relação entre um termo principal (termo regente) e o termo que lhe serve de complemento (termo regido) e possui dois tipos: REGÊNCIA NOMINAL e REGÊNCIA VERBAL.

O que é nominal exemplo?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Quando que ocorre a regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.

O que é uma frase nominal?

Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.

O que significa a expressão nominal?

As expressões nominais apresentam-se como formas linguísticas minimamente compostas por um núcleo (substantivo), acompanhado ou não de determinantes (artigos, pronomes adjetivos, numerais) e modificadores (adjetivos, locuções adjetivas, orações adjetivas).

O que é frase verbal e nominal exemplos?

A frase nominal não é constituída por verbo. Ex: Que dia lindo! Já na frase verbal há a presença do verbo.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é a palavra regência?

1. Acto ou efeito de reger. 2. Direcção .

O que é atividade de regência?

Quando uma frase apresenta uma relação de subordinação entre um verbo (desobedece) e um complemento (aos avós), temos um caso de regência verbal. O verbo “desobedecer” exige o uso de um complemento; quem desobedece, desobedece a algo ou a alguém; “desobedecer” é o termo regente e “aos avós” é o termo regido.

Qual é a regência do verbo gostar na frase?

No sentido de achar bom, ter afeição, aprovar, "Gostar" é Transitivo Indireto e exige a preposição de: Gosto de maçã. Gosto muito de você.

Como saber se a frase e verbal ou nominal?

Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.

O que é uma frase verbal exemplos?

Exemplos de frases verbais

Os alunos mataram aula. Os jogadores foram para o jogo. O professor ainda não chegou. O marido nunca ajuda a mulher.

Como identificar o verbo?

O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. Pode sofrer variações de acordo com suas flexões. O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).

Como saber formas nominais?

As formas nominais do verbo são:
  1. Infinitivo: forma que expressa a ação em si.
  2. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação.
  3. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.
  4. Infinitivo impessoal:essa forma manifesta a ação. ...
  5. Ajudar é a melhor forma de gratidão.
  6. Rir é o melhor remédio.

Quais são os 4 tipos de frases?

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas.

Qual a forma nominal de conhecida?

Gerúndio. O gerúndio ocorre quando se quer indicar a continuidade de uma ação verbal, e costuma ser reconhecido pela terminação –ndo. Geralmente, essa forma nominal do verbo conhecida vem acompanhada de um verbo auxiliar.

Por que ocorre a regência nominal?

A regência nominal consiste na relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento. ... Considerando-se que regência é uma construção sintática que determina os elementos que completarão o sentido do nome, tal fenômeno também ocorre em relação aos verbos no âmbito da transitividade verbal.

Artigo anterior
Como fala galinha em Tupi Guarani?
Artigo seguinte
Quem criou o Byakugou?