Como reverter ação transitada em julgado?

Perguntado por: Yara Filipa Amaral Pires Pacheco  |  Última atualização: 31. Dezember 2024
Pontuação: 4.6/5 (32 avaliações)

Em regra, uma vez ocorrido o Trânsito em Julgado, a decisão não pode mais ser modificada, ainda que seja contra o Ministério Público.

Como anular um processo transitado em julgado?

Como se sabe, a anulação de sentença transitada em julgado somente pode ser perseguida através da ação rescisória. No entanto, existe previsão legal (artigo 59 da Lei nº 9.099 /95) de não cabimento de ação rescisória em processos de competência dos Juizados Especiais Cíveis.

Como reabrir um processo transitado em julgado?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo. Não há mais como recorrer, não há mais como modificar o julgamento.

Qual ação é cabível depois do trânsito em julgado da ação?

Após a ocorrência do trânsito em julgado de uma decisão apenas seriam possíveis duas hipóteses de sua revisão: pela ação de nulidade (querela nullitatis insanabilis) e pela ação rescisória.

É possível recorrer de uma sentença transitada em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Sentença Transitada em Julgado Pode ser Modificada - Veja como

45 questões relacionadas encontradas

Quando é cabível ação anulatória?

O cabimento da ação anulatória está restrito ao reconhecimento de vícios de atos praticados pelas partes ou por outros participantes do processo, ou seja, não se busca a desconstituição de um ato propriamente estatal.

Quanto tempo demora um processo depois de transitado em julgado?

Quanto tempo leva para receber o dinheiro após a homologação dos cálculos do processo? Esse período pode variar de 48 horas até 15 dias úteis, pois o tempo de compensação do valor é de até 10 dias.

Qual o remédio processual eficaz para invalidar uma sentença após o trânsito em julgado?

O CPC sempre consagrou a possibilidade da desconstituição da sentença transitada em julgado pela via da ação rescisória, no prazo de dois anos, a fim de resguardar o direito e evitar que seja causada lesão àquele que tem razão.

Quando começa a contar o trânsito em julgado da sentença?

6. Certificar o trânsito em julgado, em relação ao réu, contando o prazo de 05 (cinco) dias, a partir da última intimação.

Como combater a coisa julgada?

O outro recurso para refutar a coisa julgada é por intermédio da Ação Declaratória de Inexistência. Essa ação refere-se à hipótese de desconstituição da coisa julgada em casos que a sentença proferida seja caracterizada como juridicamente inexistente, ou seja, sem a citação do réu, por exemplo.

Qual é o próximo passo depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado, pode-se iniciar imediatamente o cumprimento de sentença. O executado (réu) será intimado para pagar o débito no prazo de 15 (quinze) dias (art. 523 do CPC).

Quem pode reabrir processo?

Advogados: podem solicitar o desarquivamento de qualquer processo público. Se o processo tramitou em segredo de justiça, somente advogados cadastrados nos autos poderão solicitar o desarquivamento.

É possível reabrir um processo?

É possível reabrir mais de um processo ao mesmo tempo, mas eles devem estar na mesma unidade atual e possuir o mesmo motivo de reabertura.

É possível reverter uma decisão judicial?

O Código de Processo Civil (CPC) prevê essa possibilidade de invalidação por meio de ação rescisória, instrumento jurídico por meio do qual se pode anular uma decisão definitiva.

Quem certifica o trânsito em julgado?

A certificação do trânsito em julgado será realizada pela Coordenadoria do Órgão Julgador nos autos, quando se encerrarem os prazos previstos na lei processual. Somente após, o processo poderá ser baixado ao Tribunal de Origem. Quando o processo transita em julgado, a certidão é inserida nos autos.

É possível anular um processo?

Resposta: Para desistir da ação, é necessário que a parte ou o representante processual ingresse com uma petição na vara ou juizado onde tramita o processo.

Quais decisões transitam em julgado?

6771, que é considerada transitada em julgado a decisão que não seja mais suscetível de recurso ordi- nário ou de reclamação.

Qual a parte da sentença que transita em julgado?

A parte da sentença que transita em julgado é o dispositivo.

Como é uma certidão de trânsito em julgado?

Quando dizemos que um processo transitou em julgado, significa que todo esse trânsito de atos processuais foi devidamente julgado pelo magistrado e não cabe mais recurso em relação a qualquer tipo de decisão que tenha sido proferida nos autos daquele processo.

Qual ação para anular sentença?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.

Qual instrumento capaz de rescindir uma decisão transitada em julgado no processo penal?

A ação rescisória é um instrumento processual que está previsto no atual Código de Processo Civil Brasileiro em seu art. 485. Ela é um dos meios utilizados para se desconstituir a coisa julgada material que se forma nos processos que não são mais passíveis de recursos.

Como alegar nulidade de citação após sentença?

A falta ou nulidade de citação deve ser alegada perante o próprio Juízo de origem, por meio da ação de Querela Nulitatis Insanabilis. Falta de interesse de agir. Hipótese que não se encontra abarcada pelo rol constante do artigo 966 , do CPC .

Como saber a data do trânsito em julgado?

O Trânsito em Julgado no Juizado Especial Cível ocorre no prazo de 10 dias, contados da data de publicação da Sentença, aplicando-se a mesma dinâmica para o Juizado Especial Criminal. A data de publicação é o dia em que a decisão foi veiculada no jornal oficial do Estado, ou seja, no Diário Oficial.

O que significa transitado em julgado e baixa definitiva?

Com o trânsito em julgado há a baixa definitiva, fase em que os processos são encerrados e remetidos ao Primeiro Grau para arquivo.

Quanto tempo depois da sentença sai o dinheiro?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Artigo anterior
Quem toma sibutramina pode beber vinho?
Artigo seguinte
Qual profissão autônomo dá mais dinheiro?