Como responder a um auto de infração?

Perguntado por: Érica Rita Gaspar Oliveira Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Existem duas formas de se defender: no âmbito administrativo e no âmbito judicial. No primeiro, você argumenta diretamente com o órgão que lavrou a autuação. Haverá um prazo para apresentar a defesa e ela deve contar com provas. Geralmente, o órgão autuador dá 30 dias para que se apresente recurso.

Como elaborar uma defesa de auto de infração?

299/2008 do CONTRAN, sua defesa de autuação ou recurso deve conter as seguintes informações: I - nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa; II - nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do ...

Como responder um auto de infração da Vigilância Sanitária?

3. Recebi um auto de infração da Vigilância Sanitária, o que devo fazer? Resp: O interessado pode apresentar Defesa, ou Impugnação, dentro do prazo de dez dias, corridos ininterruptamente, contados a partir do primeiro dia útil, após tomar ciência do auto.

Como se faz uma impugnação a um auto de infração?

O sujeito passivo poderá impugnar a exigência fiscal, independentemente de prévio depósito, dentro do prazo de 30 dias, contado da intimação do Auto de Infração, mediante defesa escrita, instruída com os documentos comprobatórios, inclusive cópia do Auto de Infração (Lei 14.107/2005 e Decreto 50.895/2009).

Como fazer uma defesa de auto de infração Vigilância Sanitária?

Após realizar o cadastro e login, na página 'Serviços on-line', dentre as opções de 'Tipo de Serviço', selecione "Cancelamento de Auto de Infração - Vigilância Sanitária" OU "Prazo para Atender Notificação - Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária" OU "Cancelamento de Notificação Sanitária" .

É obrigatório assinar o auto de infração?

16 questões relacionadas encontradas

Como fazer uma declaração de defesa?

Modelo para apresentação de defesa
  1. A defesa deverá ser redigida, preferencialmente, à máquina ou no computador, com margem;
  2. Em caso de defesa manuscrita, a mesma deverá ser feita com letra legível conforme modelo acima;
  3. Fazer em 02 (duas) vias;
  4. Datar e assinar;

O que é impugnação ao auto de infração?

IMPUGNAÇÃO DE AUTO DE INFRAÇÃO. Encerrado o processo de fiscalização, o fiscal emitirá um termo de fiscalização mencionando que não achou irregularidades na empresa ou emitirá um AUTO DE INFRAÇÃO, cobrando os tributos que julga serem devidos.

É possível apresentar impugnação ao auto de infração mesmo após o prazo?

O prazo para impugnação será de 30 DIAS CONTADOS DA CIÊNCIA DO AUTO DE INFRAÇÃO, conforme o artigo 15 do Decreto nº 70.235/1972. Além disso, os artigos 15 e 16 do Decreto nº 70.235/1972 determinam a forma como a impugnação deve ser elaborada.

O que é a impugnação administrativa?

A impugnação ou defesa administrativa faz com que em um processo administrativo tributário, o contribuinte não seja obrigado a pagar a exigência fiscal quando estiver em (i) dos direitos, (ii) contra ilegalidade ou abuso de poder.

O que escrever na defesa de multa?

Informações básicas do modelo de recurso de multa

Placa do carro que recebeu a multa e número do auto de infração; Descrição dos fatos e fundamentos legais e/ou documentos que comprovem a alegação que está sendo feita; Data e assinatura do requerente ou do representante legal.

Como fazer uma defesa prévia de multa?

– precisa constar todos os dados pessoais do condutor (nome; nacionalidade; estado civil; CPF; RG; CNH; endereço; modelo do veículo, placa e número do RENAVAM); – na sequência, você deve apresentar os argumentos da sua defesa contra a imposição da penalidade, solicitando o arquivamento do auto da infração.

O que é impugnação tributária?

A Impugnação é o meio de defesa à disposição do sujeito passivo para contestar, em primeira instância administrativa, o lançamento do crédito tributário contido em Notificação de Lançamento.

Quem pode apresentar defesa administrativa?

Todo cidadão tem direito a apresentar uma defesa administrativa, no prazo de 10 dias, apontando as razões técnicas e legais que demonstrem, no seu entendimento, que a autuação não está correta.

O que é IRPF impugnação?

A impugnação é o instrumento para você contestar um lançamento realizado pela autoridade fiscal. Se a sua Declaração do Imposto de Renda (DIRPF) caiu na malha fiscal e você recebeu uma Notificação de Lançamento, você pode pagar, parcelar ou, se não concordar com o lançamento, impugnar os valores (defesa).

O que fazer quando a impugnação e intempestiva?

IRRESIGNAÇÃO DA RÉ. OFERECIMENTO INTEMPESTIVO DA IMPUGNAÇÃO IMPEDE O CONHECIMENTO DAS QUESTÕES NELA APRESENTADAS. Ressalte-se que o art. 525 , § 1º , do CPC enumera as alegações como matéria de defesa a ser manejada através de impugnação de sentença, sob pena de ocorrência de preclusão.

Quando cabe impugnação à execução?

O prazo para entrar com uma impugnação ao cumprimento de sentença é de 15 dias e começa após o término do prazo do pagamento voluntário da sentença, que também é de 15 dias. Não é necessária nova intimação. No momento que um prazo termina, o outro começa.

Qual o prazo que o Fisco tem para autuar realizar o auto de infração e notificação fiscal?

Via de regra o prazo é de 15 (quinze) dias, mas varia de acordo com a legislação específica e a natureza da autuação. Portanto, fique atento para apresentar a defesa dentro do prazo.

O que quer dizer lavratura de auto de infração?

Quando um agente de trânsito visualiza uma infração, o profissional tem a obrigação de lavrar um Auto de Infração. Este é o documento gerador do processo recursal e das penalidades dela decorrentes. No momento em que o condutor é autuado, ele pode ou não assinar um documento de ciência do processo.

O que é ação anulatória de débito fiscal?

A Ação Anulatória de Débito Fiscal também conhecida por ''Ação Anulatória do Lançamento Fiscal'', tem por objetivo buscar a revisão ou extinção de um ato administrativo ilegal ou nulo. A ação visa questionar tanto os erros de procedimento quanto os defeitos relacionados à origem da cobrança e está prevista no art.

O que é notificação de lavratura de documento fiscal?

O documento, que pode ser enviado pelos correios ou por meio de um auditor fiscal, é um prévio aviso de que a instituição passará por uma inspeção que inclui as questões de Saúde e Segurança no Trabalho determinadas pelas Normas Regulamentadoras.

Como se faz uma defesa administrativa?

Defesa administrativa perante o Ministério do trabalho e emprego. _____, nº ______, Bairro: ___________________, na cidade de ______/___, Cep:_________________, onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar DEFESA...

Como protocolar defesa administrativa MTE?

A defesa deve ser apresentada por escrito, assinada pelo empregador autuado, no endereço da unidade do MTE informado na parte central e superior do auto de infração, ou encaminhada pelos correios.

Quem pode fazer recurso de multa?

Conforme o texto, é parte legítima para apresentar defesa de autuação ou recurso em 1ª e 2ª instâncias contra a imposição de penalidade: o proprietário do veículo (pessoa física ou jurídica); o condutor devidamente identificado; o embarcador e o transportador responsável pela infração; e.

Quais os efeitos da impugnação em relação ao crédito tributário?

A impugnação tempestiva gera os seguintes efeitos: instaura a fase litigiosa do procedimento (ou PAF); suspende a exigibilidade do crédito tributário pelo Fisco Federal; suspende a fluência do prazo prescricional para propositura, pela Fazenda Pública, da ação de execução fiscal.

Qual o prazo de impugnação da notificação do lançamento tributário?

O prazo para apresentação de impugnação ou de manifestação de inconformidade é de 30 dias, contados da dada da ciência da notificação de lançamento, do auto de infração ou do despacho decisório.

Artigo anterior
Qual sabonete íntimo usar para candidíase?
Artigo seguinte
Qual o nome da substância que existe no ar que ajuda a queimar a vela?