Como respondem os sócios pelas dívidas contraídas nas sociedades limitadas?

Perguntado por: Iris Reis de Miranda  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

Como regra geral, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social nos termos do art. 1.052 do Código Civil Brasileiro.

Como os sócios respondem pelas dívidas da empresa?

Como visto, os sócios só respondem diretamente pelas dívidas e obrigações da empresa quando ela é de responsabilidade ilimitada, como acontece nos formatos MEI e Empresa Individual. Nesses casos, o empresário e a empresa são mesma personalidade jurídica, e um responde pelas finanças do outro.

Em quais situações os sócios respondem com seu patrimônio pessoal pelas dívidas da sociedade limitada?

Caso um dos sócios não integralize suas quotas, o capital social não estará totalmente integralizado, sendo que todos os sócios ficam responsáveis por esta não integralização. ... Se não for integralizado por um, alguns ou todos os sócios, estes responderão com seu patrimônio pelas obrigações da sociedade.

Como se traduz a limitação do sócio da responsabilidade limitada?

A limitação da responsabilidade dos sócios resulta da separação patrimonial existente entre a sociedade empresária e os sócios. Isso significa que a sociedade possui um patrimônio próprio, pelo qual responderá por suas obrigações.

Até quando o sócio responde pela sociedade?

Até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio."

Quando os sócios respondem com seu patrimônio pelas dividas da empresa?

26 questões relacionadas encontradas

Quando se considera exercido o direito de retirada do sócio que decide deixar a sociedade?

[.] nas sociedades com prazo indeterminado, o direito de retirada considera-se exercido tão logo seja comunicada a intenção do retirante aos demais sócios. [.] tornando-se esse direito efetivo, porém, somente após o decurso de 60 dias da data dessa comunicação.

Quais os limites da responsabilidade trabalhista do sócio retirante?

O sócio retirante responde subsidiariamente pelas obrigações trabalhistas da sociedade relativas ao período em que figurou como sócio, mas apenas em ações ajuizadas até dois anos depois de averbada a modificação do contrato. É o que prevê o artigo 10-A da CLT, inserido pela reforma trabalhista (Lei 13.467/17).

Qual o limite da responsabilidade dos sócios na sociedade limitada?

Como regra geral, na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social nos termos do art. 1.052 do Código Civil Brasileiro.

Quais são as exceções da limitação da responsabilidade dos sócios da Ltda?

A lei fixa as seguintes exceções à regra da limitação da responsabilidade do sócio: 1) Os sócios respondem solidariamente pela integralização do capital social; ... 3) Cada sócio responde pelos lucros fictícios e demais retiradas realizadas em detrimento do capital social.

Quais são as hipóteses de exceção da limitação da responsabilidade dos sócios na sociedade limitada?

Exceções à responsabilidade limitada dos sócios: a desconsideração da personalidade jurídica –art. 50, CC. 2.1 Dissolução irregular; 2.2 Outras situações contempladas no Código Civil. 2.3 Dívidas fiscais e previdenciárias. Conclusão.

Quais são as hipóteses em que os sócios respondem de forma solidária e ilimitada por suas obrigações nas sociedades limitadas?

Por outro lado, se o capital não estiver integralizado, total ou parcialmente, todos os sócios responderão solidariamente pela sua integralização. ... Assim, os sócios que contribuírem com seu voto, para uma deliberação que implique em infração legal ou em desrespeito ao Contrato Social, responderão de forma ilimitada4.

Quando podemos comprometer o patrimônio pessoal dos sócios para cumprimento pagamento das dívidas da sociedade?

Para que os bens patrimoniais dos sócios respondam pelas dívidas da sociedade limitada, é imprescindível a comprovação, sem lacunas, de que houve administração temerária, com abuso de poderes, descumprimento do contrato social ou da lei.

Em que situação os bens do sócio serão atingidos pela execução?

Nestes casos, os bens dos sócios podem ser atingidos por execução movida contra a pessoa jurídica, ainda que a preferência na execução se dê sobre os bens desta. No caso do inciso III, ou seja, do devedor, quando em poder de terceiros, na realidade, não se trata da extensão da responsabilidade patrimonial a terceiros.

Quem é responsável pelas dívidas da empresa?

A personalidade jurídica nada mais é do que o CNPJ e a classificação de empresa perante a sociedade. Mas, quando uma empresa não é registrada, ela não tem personalidade jurídica. Por isso, os sócios passam a ser responsáveis pelas dívidas.

É possível responsabilizar pessoalmente os sócios pelas dívidas da pessoa jurídica?

Art. 10. Os sócios-gerentes ou que derem o nome à firma não respondem pessoalmente pelas obrigações contraídas em nome da sociedade, mas respondem para com esta e para com terceiros solidária e ilimitadamente pelo excesso de mandato e pelos atos praticados com violação do contrato ou da lei.

Quem responde pelos débitos da empresa em condições regulares?

(i) somente os, sócios ou não sócios, "diretores, gerentes ou representantes ” podem vir a ser chamados a responder pelas dívidas da sociedade (pessoa jurídica/ "empresa");

São deveres dos sócios na sociedade limitada?

A primordial das obrigações do sócio é a de realizar (pagar) a sua participação no capital social, no montante que tenha subscrito na constituição da sociedade ou em aumentos de capital, observadas as condições (forma e prazo) previstas no contrato social ou na alteração contratual.

São requisitos da limitação da responsabilidade patrimonial dos sócios em relação aos débitos da sociedade?

O sócio, que não tenha praticado atos de gerência, não responde com seu patrimônio particular. Assim, para que haja responsabilização pessoal do sócio da sociedade limitada, é preciso que esse tenha exercido poder de gerência, e ainda que tenha agido com excesso de poder ou infringido a norma legal ou contrato social.

Quais são as responsabilidades dos sócios?

Em relação a responsabilidade dos sócios nesta sociedade, o Código Civil preceitua no art. ... Portanto, os sócios respondem pela integralização de suas quotas de capital e estando o capital social totalmente integralizado, o patrimônio pessoal dos sócios não responde por dívidas da sociedade.

O que é responsabilidade limitada e ilimitada dos sócios?

Em resumo: Nas sociedades ilimitadas, o patrimônio da pessoa física é vinculado ao da pessoa jurídica e pode ser comprometido; Nas sociedades limitadas, o patrimônio pessoal é desvinculado e fica protegido.

Qual é a responsabilidade do administrador na sociedade limitada?

O artigo 1.016 do Código Civil estabelece que os administradores (sócios ou não sócios) respondem solidariamente perante a sociedade e aos terceiros prejudicados por culpa ou dolo no desempenho de suas funções. ... A responsabilidade dos administradores é portanto civil ou seja responde por perdas e danos.

Qual o tipo de responsabilidade dos sócios de uma sociedade limitada e de uma sociedade anônima de capital aberto?

Certo é que a regra da responsabilidade dos sócios nas sociedades anônimas e limitadas é uma regra básica, traduzida na irresponsabilidade pelas dívidas sociais. Em outras palavras, os sócios e acionistas apenas responderão pelo valor de suas quotas e ações subscritas e integralizadas em contrato ou estatuto social.

Como ocorre a responsabilização do sócio retirante na Justiça do Trabalho?

Sócio retirante só responde pelo que ocorreu na empresa enquanto era sócio e somente se demandado no prazo de 2 anos após sua retirada, decide TST. A 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) afastou a responsabilidade de dois sócios retirantes de uma empresa condenada em ação trabalhista.

Como fica a responsabilidade do sócio na execução trabalhista?

A responsabilidade dos sócios na execução trabalhista somente recai a pessoa física, digo “sócio” após esgotados todos os meios de execução da pessoa jurídica. ... Porém existem requisitos essenciais para aplicação da regra quanto à desconsideração da personalidade jurídica.

Quanto tempo um Ex-sócio responde pela empresa?

A relatora explicou que o artigo 1.003 do Código Civil estabelece que o cedente de cotas responde solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio, até dois anos depois de averbada a modificação do contrato social.

Artigo anterior
É conhecido como Vesper?
Artigo seguinte
Quanto custa para fazer o registro de uma empresa?