Como resolver a herança quantitativa?

Perguntado por: Francisca Maia de Rocha  |  Última atualização: 30. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (15 avaliações)

Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.

Como se forma as proporções na herança quantitativa?

Na herança quantitativa, o número de fenótipos encontrados depende do número de alelos envolvidos. A quantidade de fenótipos segue esta expressão: número de alelos + 1. Exemplo: Se houver 4 alelos envolvidos, originam-se 5 fenótipos; Se houver 6 alelos, originam-se 7 fenótipos. E, assim por diante.

Como funciona a herança quantitativa?

Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito acumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.

Qual a importância da herança quantitativa?

A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

Como determinar o fenótipo?

Para determinar o número de fenótipos na herança quantitativa, precisamos saber o número de pares de alelos, que é representado pela letra n. O número de fenótipos será sempre igual a n + 1. Por exemplo, se em uma herança quantitativa existirem 5 genes, então neste caso o número de fenótipos será igual a 6.

Herança Quantitativa - Aula 14 - Módulo II: Genética | Prof. Gui

44 questões relacionadas encontradas

Quais fatores podem determinar um fenótipo?

O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

Como saber o genótipo e fenótipo?

O genótipo diz respeito à informação presente no genoma de um indivíduo. Diferentemente do fenótipo, ele não é observável e raramente sofre alterações. O fenótipo, por sua vez, depende de uma combinação entre nosso genótipo e o ambiente e pode ser definido como as características observáveis de um indivíduo.

Qual a importância das heranças genéticas para nossas vidas?

Ela revela nossa história biológica, de forma a nos contar porque somos como somos e, até mesmo, ensejando “prever nosso futuro”. Desse modo, muitas doenças genéticas carregariam uma mensagem clara, “quem tiver o gene, terá a doença”.

Qual a importância da herança poligênica em uma população?

Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características. A interação desses fenótipos com o meio ambiente aumenta ainda mais essa variação, como é o caso da cor da pele e altura das pessoas, etc.

Quem descobriu a herança quantitativa?

As principais descobertas sobre a herança quantitativa foram feitas pelo geneticista sueco Nilsson-Ehle (1908) e pelo americano East (1910). Mais tarde, na Inglaterra, Mather desenvolveu métodos estatísticos para analisar como esses genes múltiplos agiam, denominando-os de polígenes.

Como se faz o cruzamento na genética?

Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro.

Como fazer o cálculo de genética?

Há duas maneiras de uma casal ter um menino e uma menina: o primeiro filho ser menino E o segundo filho ser menina (1/2 X 1/2 = 1/4) OU o primeiro ser menina e o segundo ser menino (1/2 X 1/2 = 1/4). A probabilidade final é 1/4 + 1/4 = 2/4, ou 1/2.

O que é herança qualitativa?

Herança qualitativa e herança quantitativa

Um dos exemplos de herança qualitativa é a surdez hereditária. Durante o desenvolvimento do feto, o gene D determina o desenvolvimento de uma região importante da audição, já o gene E atua na formação do nervo acústico.

O que é um caráter quantitativo?

CARÁTER QUANTITATIVO

As características quantitativas são as que exibem variações contínuas (às vezes descontínuas), e são parcialmente de origem não genética, ou seja, são bastante afetadas pelo ambiente.

Qual o proporção de filhos de um casal de mulatos médios?

06. Mulatos médios, mulatos claros e brancos. 07. 1/4 ou 25%.

O que é um gene aditivo?

Cada gene aditivo presente em um indivíduo determina o aumento na intensidade da expressão do fenótipo, não importando de qual par é esse gene aditivo. Os genes não-aditivos não acrescentam nada na expressão do fenótipo. Um exemplo é a cor da pele, na espécie humana.

O que é uma herança poligênica?

Muitas características dos seres vivos são influenciadas por múltiplos genes. Em tais casos os caracteres, em vez de serem nitidamente marcados, manifestam variações contínuas entre dois extremos. Este fenómeno é algumas vezes designado por fusão de caracteres ou herança quantitativa.

Qual a diferença entre herança mitocondrial e herança poligênica?

Pode-se dizer que a herança poligénica envolve os traços complexos que são determinados por muitos genes em locus diferentes, sem a influência do ambiente. ... Por outro lado, a herança multifactorial descreve um traço cujas as manifestações sejam determinadas por dois ou mais genes, acompanhado dos factores ambientais.

O que é doença poligênica?

As doenças multifatoriais ou poligênicas tem causa por uma combinação de fatores ambientais e mutações de vários genes. Sendo assim, hábitos de vida podem contribuir para o aparecimento destas doenças.

Qual a importância de um gene?

Genes são porções de DNA que apresentam as informações necessárias para que ocorra a síntese de uma molécula de RNA mensageiro e consequentemente uma proteína. São eles, portanto, responsáveis por carregar as informações necessárias para que nossas características se expressem.

Quais são os tipos de herança genética?

OS três principais padrões de herança são Autossômico recessivo, autossômico dominante e ligada ao cromossomo X.

Como podemos melhorar nossa saúde com a genética?

A interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos permite ter uma dieta geneticamente personalizada – com a nutrigenômica é possível entender como cada organismo responde aos nutrientes e, a partir daí, evitar doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares.

Como identificar os genótipos?

Para descobrir genótipos é preciso que nós possamos observar os pais do indivíduo assim como seus filhos e também o seu fenótipo, podendo ser até mesmo organizados por uma sequência de genoma.

Como calcular o número de genótipos?

Para calcular o número de genótipos diferentes que serão produzidos na geração resultante desse cruzamento faremos:
  1. Aa x Aa - 3 (AA, Aa, aa)
  2. ff x Ff - 2 (Ff , ff)
  3. Cc x cc - 2 (Cc, cc)
  4. Tt x Tt - 3 (TT, Tt, tt)
  5. bb x BB - 1 (Bb)

Como saber se a pessoa é AA ou AA?

É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras. O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares 'aa'. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: 'AA' ou 'Aa'.

Artigo anterior
Por que indivíduos com o fenótipo HH __ não produzem os antígenos A B ou h?
Artigo seguinte
O que é verbo-nominal e exemplos?